quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PENSAMENTOS ORDENADOS



Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro que vai passando. Quem engana os outros e diz que é brincadeira é como um louco brincando com uma arma mortal. Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba. Como carvão sobre as brasas e lenha no fogo, assim é o briguento para atiçar uma briga. Os mexericos são tão deliciosos! Como gostamos de saboreá-los”! (Provérbios 26.17-22).
O livro de provérbios é rico em ensinar. O pensamento, alerta o texto a seguir, que o muito pensar é bom. ‘Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo’. (Provérbios 4.23-26).
Jesus falou com firmeza sobre o cuidado que devemos ter com o que pensamos e falamos. ‘Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más’. (Mateus 12.34-35).
O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado’. (Provérbios 18.21). Mais uma vez vale recordar o cuidado que devemos ter com as nossas palavras. E, finalmente vale lembrar as recomendações de Tiago: ‘Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva’. (Tiago 1.19).
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ESTÁ?

“ Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o...