quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

EM BUSCA DA SANTIDADE



Não coma mel demais, pois você pode vomitar. Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você. A pessoa que diz mentiras a respeito dos outros é tão perigosa quanto uma espada, um porrete ou uma flecha afiada”. (Provérbios 25.16-18).
Uma pessoa inconveniente desagrada. O texto lembra que fazer as coisas em excesso pode provocar dissabores. Mas mais do que estas coisas ele mostra que como fazer para não ferir alguém com palavras mentirosas. Desde o princípio Deus deixou regras para uma boa convivência e mais que isto, uma busca da santidade.
As palavras a seguir fazem parte do ‘Código de santidade’: ‘– Quando julgar alguma causa, não seja injusto; não favoreça os humildes, nem procure agradar os poderosos. Julgue todas as causas com justiça. Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o Senhor. – Não guarde ódio no coração contra outro israelita, mas corrija-o com franqueza para que você não acabe cometendo um pecado por causa dele. Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor’. (Levítico 19.15-18).
Paulo fala sobre este assunto e chama a atenção dos crentes para uma vida de santidade: ‘Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste’. (Efésios 4.25-26;29-30). Que estas palavras de exortação que nos levem a um crescimento espiritual em busca da santidade.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...