quarta-feira, 19 de julho de 2017

PENSAMENTOS

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.8).
Para ter uma consciência crítica é preciso agir e reagir, pois a vida mostra necessidades fundamentais a fim de que se tenha uma vivência com equilíbrio e que seja adequada aos seus reais fundamentos. Conhecer é perceber o que é um processo psicológico, e, portanto, responsável pelo comportamento humano tornando-se imprescindível para formar a consciência e analisar conceitos, valores e opiniões.
Não se pode formar nenhum conceito sem antes adentrar-se e conseguir ver as suas capacidades reais. Isto pode ser um processo doloroso, pois o entrar em seu interior provoca na pessoa um reconhecimento do que ela foi ou é, sem máscara ou tratamento, olhar-se como é. Para as pessoas regeneradas este processo será menos doloroso, pois se lembrará que Cristo já perdoou e limpou todas as coisas velhas e impuras que residiam em seu interior. Ela pode então olhar dentro de si e começar a formar outros conceitos que transformarão sua vida em vivência equilibrada e adequada, contribuindo para um mundo melhor.
Portanto, pensar é preciso. É notório que os passos para se elaborar os pensamentos começa com o trabalhar com a repetição. Já o entendimento é capaz e necessário para se conhecer. E ele nesta tarefa é auxiliado pela memória e a faculdade de criar a partir da combinação de ideias. Isto sugere à pessoa um exercício de memória.
A pessoa precisa sair de si ou talvez, da sua alienação reconhecendo existir muito mais do que seu mundo restrito e para que isto aconteça ela deve controlar seus pensamentos. ‘se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai’. Esta é uma chamada à que se conheça e se viva neste mundo cheio de conflitos e opiniões divergentes, que mostram, desta forma, como deve ser nossos pensamentos. Jesus deixou exemplo de não se conformar com as coisas como elas estavam.

Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPACITAÇÃO DIVINA!

“ Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: – De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: – Ele é o Messias! E ainda outras p...