sexta-feira, 29 de julho de 2016

BUSCANDO A SABEDORIA



Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor. Para quem é sábio, é muito natural fazer o que é certo, mas para o tolo o natural é fazer o que é errado. Todos percebem que ele é tolo; até os que não o conhecem notam a sua falta de juízo”. (Eclesiastes 10.1-3).
Falta de juízo é o que permite que se conheça quando uma pessoa é tola, conforme diz o texto. ‘O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância’. (Provérbios 13.16). Este provérbio mostra que a sensatez é o que leva à reflexão antes de qualquer atitude. Mas aquele que age com pressa mostra sua ignorância.
A Bíblia mostra que o tolo não entende e que os perversos podem prosperar, mas a justiça divina chega para juízo justo. ‘Aqui está uma coisa que o tolo não entende, e o ignorante não pode compreender: os que praticam más ações crescem como a erva, e os perversos podem prosperar, porém eles serão completamente destruídos’. (Salmo 92.6-7).
A palavra de Deus mostra a diferença que existe nas pessoas que não se preocupam em aprender, pois elas só gostam de dar suas opiniões. ‘O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões’. (Provérbios 18.2). Já o sábio procura aprender e agradar aos seus. ‘O filho sábio dá alegria ao seu pai’. (Provérbios 15.20a). Busquemos praticar os ensinamentos divinos.
Léo Lima

Um comentário:

CONVITE DIVINO!

“ Nos Profetas está escrito: - Todos serão ensinados por Deus. E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer ...