terça-feira, 31 de maio de 2016

SABEDORIA AO OUVIR

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de ficar calado e tempo de falar”. (Eclesiastes 3.1,7b).
Tudo tem seu tempo. Tempo de ficar calado e tempo de falar. Duas coisas que precisamos aprender para controlar. Falar demais não tão agradável. Mas ficar em silêncio quando alguém precisa ouvir algo, creio que é pior.
Tiago disse que: ‘Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo’. (Tiago 3.2). Que desafio! Não tropeçar na palavra é ser perfeito.
Falar é a principal forma de comunicação. Se pudermos controlar as nossas palavras e principalmente, o momento certo de falar poderemos ter grandes vitórias na nossa comunicação. Nenhum exagero é bom.
Falar com sabedoria deve ser o ideal de cada um. Entretanto, calar no momento certo faz com que o outro seja entendido. Portanto, ser sábio é saber quando e como falar: ‘A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala do que é reto. A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão’. (Salmo 37.30-31).
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO SERIA?

“ Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão c...