domingo, 15 de maio de 2016

CORRER ATRÁS DO VENTO



Eu, o Sábio, fui rei de Israel, em Jerusalém. E resolvi examinar e estudar tudo o que se faz neste mundo. Que serviço cansativo é este que Deus nos deu! Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. Ninguém pode endireitar o que é torto, nem fazer contas quando faltam os números. E pensei assim: ‘Eu me tornei um grande homem, muito mais sábio do que todos os que governaram Jerusalém antes de mim. Eu realmente sei o que é a sabedoria e o que é o conhecimento’. Assim, procurei descobrir o que é o conhecimento e a sabedoria, o que é a tolice e a falta de juízo. Mas descobri que isso é o mesmo que correr atrás do vento. Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre”. (Eclesiastes 1.12-18).
Examinar. Buscar um significado da vida foi o que o rei Salomão fez. O dicionário diz que significado é igual a: relação de reconhecimento, de apreço; valor, importância, significação, significância. Portanto o que o rei procurava era conhecer o valor, a importância e o apreço que se pode obter na reflexão sobre a vida. Ele se mostra apático com tudo que analisava. Ele que foi como descrito na Bíblia o mais sábio do seu tempo. Achava-se diante de fatos que provocavam mais questionamento do que respostas.
Sua conclusão nesta porção da palavra é que tudo o que ele havia feito era como correr atrás do vento. Buscar conhecimento é bom. Olhar dentro de si é melhor. Pois ao entrarmos nos nossos desejos e anseios estamos procurando ver o que está em desequilíbrio.
Vale lembrar o que o apóstolo Paulo aconselhou aos cristãos de Éfeso: ‘Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam’. (Efésios 5.15-17). 
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...