sexta-feira, 27 de julho de 2018

PROMESSA CUMPRIDA


Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Senhor Deus estava ao lado dele e disse: – Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi”. (Gênesis 28.12-15).
Deus cumpre suas promessas. Salomão falando ao povo lembra de que o Senhor havia prometido a Davi, seu pai, que sua descendência reinaria sobre o povo de Israel. ‘E agora o Senhor cumpriu a sua promessa. Eu fiquei no lugar do meu pai como rei de Israel e construí o Templo para a adoração do Senhor, o Deus de Israel’. (II Crônicas 6.10).
O compromisso do texto inicial que Deus assumiu com Jacó foi uma reafirmação do que o Ele havia prometido a Abraão. Depois da reconstrução do muro o povo ora mencionando a antiga promessa. ‘Aí o povo de Israel fez esta oração: - Ó Deus, só tu és o Senhor! Tu fizeste os céus e as estrelas. Tu fizeste a terra, o mar e tudo o que há neles; tu conservas a todos com vida. Os seres celestiais ajoelham-se e te adoram. - Tu, ó Senhor Deus, escolheste Abrão e o tiraste de Ur, na Babilônia; tu mudaste o seu nome para Abraão. Viste que ele era fiel a ti e fizeste uma aliança com ele’. (Neemias 8.6-8a).
O rei Davi convocava o povo a agradecerem a Deus por tantas bênçãos que eles viviam resultado do cumprimento das promessas do Senhor. ‘Agradeçam a Deus, o Senhor, anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele, falem dos seus atos maravilhosos. Tenham orgulho daquilo que o Santo Deus tem feito. Que fique alegre o coração de todos os que adoram a Deus, o Senhor!’. (Salmo 105.1-3).
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ESTÁ?

“ Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o...