sábado, 7 de outubro de 2017

JULGAMENTO

“– Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros”. (Mateus 7.1-2).
O Senhor Deus é o grande Juiz, que tem todo direito de julgar, porque ele é continuamente imparcial. Mas nós necessitamos tomar cuidado com avaliações, porque nelas podemos errar. Quem desaprova outra pessoa pode estar se reprovando a si mesmo!
No texto inicial Jesus está ensinando que não devemos julgar aos outros. Neste Ele fala de que Ele tem autoridade divina para julgar. ‘Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem’. (João 5.26-27).
O apóstolo Paulo ensina os cristãos de Roma a que não julguem as outras pessoas, pois cada um corre o risco de estar condenando a si mesmo. ‘Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo. Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas. Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que escapará do julgamento de Deus?’. (Romanos 2.1-3).
E neste momento Paulo convida a todos os seus leitores e ouvintes a que não façam mais julgamento uns aos outros, mas que procurem não escandalizar aos irmãos. ‘Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão’. (Romanos 14.13). E nós, quantas vezes já nos pegamos fazendo julgamento sobre alguém ou mesmo já condenando? Façamos como Jesus falou: ‘Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus’.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO SERIA?

“ Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão c...