quarta-feira, 20 de abril de 2016

GANÂNCIA QUE CONTAMINA



Há quatro coisas que nunca estão satisfeitas: o mundo dos mortos; a mulher sem filhos; a terra seca que precisa sempre de chuva; e o fogo de um incêndio”. (Provérbios 30.15b-16).
Champlin diz que as quatro coisas citadas no texto são figuras simbólicas da ganância humana, que desconhece satisfação ou fim. A ambição quebra ensinamentos básicos da lei que Êxodo cita: ‘Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele’. (20.17). Champlin continua afirmando que, tal como essas coisas nunca dizem ‘Basta!’, assim também a cobiça dos homens está de boca aberta, continuamente querendo mais.
Tiago, com referência à ganância, aconselha: ‘Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres’. (Tiago 4.2-3).
Portanto, diante destas afirmativas é necessário que recordemos que Jesus falou sobre isso: ‘– Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês’. (Mateus 6.19-21).
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS NOSSO EXEMPLO!

“ De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. ...