domingo, 20 de setembro de 2015

HUMILDADE



Aquele que aceita a repreensão justa andará na companhia dos sábios. Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio. Quem teme o Senhor está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado”. (Provérbios 15.31-33).
O texto mostra que é necessário algumas condições para uma pessoa adquirir a sabedoria. Ouvir e aceitar conselhos é uma atitude sábia. Poucos são aqueles que fazem isto. Para se aceitar é preciso primeiro ouvir. Poucas pessoas gostam de ouvir a não ser a sua própria voz.
Nossa voz não nos atinge apenas o ouvido ela está dentro de nós através do nosso pensamento. E esse sim, não para. Pensamos em todo o tempo. Quase não sobra tempo para ouvirmos outras palavras que não a nossa. Por isso, o alerta do sábio: ‘quem aceita conselhos fica mais sábio’.
Quanto o temer ao Senhor é um processo de aprendizado a ser sábio, conforme o texto: ‘Quem teme o Senhor está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado’. A conclusão é simples, pois quem consegue unir estas qualidades é uma pessoa com a característica da humildade e ela sim é respeitada.
Léo Lima

Um comentário:

  1. Verdade nossa voz não alcança o lugar de renúncia, precisamos aprender ouvir a Voz de Deus

    ResponderExcluir

DEMONSTRAÇÃO DE AMOR!

“ Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. ...