segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CONSELHOS PRÁTICOS



O apetite faz o homem trabalhar com vontade, pois ele trabalha para matar a fome. Os maus procuram meios de fazer o mal; até as suas palavras queimam como fogo. Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. O homem violento engana os seus amigos e os leva para o mau caminho. Cuidado com quem sorri e pisca maliciosamente; essa pessoa está com más intenções. Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória.”. (Provérbios 16.26-31).
Esta porção da Palavra de Deus é feita de vários alertas contra práticas que causam o desentendimento e a discórdia entre as pessoas. O sábio inicia lembrando que é a fome que induz o ser humano à necessidade de trabalhar. É sabido que o trabalho é o único meio de se prover todo o necessário para a nossa sobrevivência.
Já as práticas mal intencionadas como dizer coisas que vão ferir o outro, provocar discussões entre pessoas amigas, enganar e fraudar aqueles que são simples e não percebem que estão sendo levadas por palavras enganosas, estas atitudes sim, vão deitar abaixo estas pessoas enganadas. O texto afirma que é preciso ter cuidado para que não se caia nestas armadilhas. Precisamos ter cuidado, muito cuidado com as ciladas.
Portanto, trabalhar é o meio correto para se alimentar e suprir todas as necessidades. Mas, a Palavra alerta que andar e agir com cuidado vai fazer com que não caiamos nos laços de pessoas que só desejam o mal do outro. Já o texto concluí que: ‘Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória’.  
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS NOSSO EXEMPLO!

“ De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. ...