terça-feira, 25 de agosto de 2015

TRÊS PROVÉRBIOS



Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja. Os homens honestos odeiam a mentira, porém os maus dizem coisas indecentes e vergonhosas. A justiça protege os inocentes, mas a maldade do pecador o leva à desgraça”. (Provérbios 13.4-6).
O texto de hoje é composto de três provérbios. O primeiro mostra que a pessoa preguiçosa mesmo que deseje alguma coisa ela não conseguirá, pois lhe falta a garra de trabalhar ao contrário daquele que tem sonhos e arregaça as mangas e luta até ver seu esforço realizado.
Em segundo lugar está em destaque a honestidade. O autor se refere ao ser humano que odeiam a mentira e os maus fazem dela sua principal maneira de se portar. Como diz o texto eles ‘porém os maus dizem coisas indecentes e vergonhosas’. Jesus mencionou que devemos sempre dizer sim, sim quando concordamos e não, não quando não desejamos algo. Verdade e mentira não se coadunam.
E em último lugar o destaque é sobre a justiça que quando praticada ela protege os inocentes. Entretanto, a maldade daquele mal intencionado vai levá-lo a se sentir infeliz. ‘A justiça protege os inocentes, mas a maldade do pecador o leva à desgraça’.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS NOSSO EXEMPLO!

“ De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. ...