quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CONSELHOS DE SABEDORIA




“Quem teme o Senhor terá uma vida longa, feliz e tranqüila. Existe gente que tem preguiça até de pôr a comida na própria boca. Os orgulhosos devem ser castigados para que as pessoas simples aprendam uma lição de humildade; quem é sábio aprende quando é corrigido. Quem maltrata o seu pai ou toca a sua mãe de casa não tem vergonha e não presta. Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe. A testemunha de mau caráter zomba da justiça. Os maus têm fome de fazer o mal. Mais cedo ou mais tarde quem zomba dos outros será julgado, e quem não tem juízo será castigado. (Provérbios 19. 22-29).
O texto de reflexão aponta várias situações que enfrentamos na vida. São conselhos preciosos para uma vivência longa e tranquila. Algumas ênfases são dadas de forma especial. Primeiro é sobre o valor de se temer ao Senhor. Temer como forma de respeito e não de medo.
Outro destaque é sobre o orgulho que é um mal a ser corrigido, ou mesmo, deixado de lado para que a humildade tome o seu lugar. Destaca de novo o valor de se aprender. ‘Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe’. Finalmente, sobre o desrespeito com o próximo ‘Mais cedo ou mais tarde quem zomba dos outros será julgado’.
A Palavra diz que ‘O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução’. (Provérbios 1.7). O convite é que se busque temer e conhecer a Deus de forma a que se alcance um coração sábio.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ESTÁ?

“ Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o...