sábado, 31 de maio de 2014

VALORES

Continuação de ontem...
Meus valores estão ligados aos valores de Deus?
Para uma vivência adequada é preciso analisar os valores que estão à nossa disposição em todos os lugares, e como fazer isto? Miguel Duclós diz: “O pensamento contínuo deve buscar uma proporção contínua, e ir aumentando gradualmente seu saber. Mas para não recorrer em erro, é preciso que se entenda ser o método necessário para a busca da verdade. A razão precisa de auxílio, e de disciplina.” De acordo com seus conhecimentos, seu crescente discernimento, a pessoa pode vir a reconhecer e identificar valores de acordo com seu processo de busca da verdade, caso esta se fundamente à luz da Palavra de Deus, ou melhor, na Palavra de Deus. É preciso que se tenha em mente as palavras do apóstolo Paulo escrita em Atos 24.16: “E por isso procuro ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.”
Para o mundo, os valores são fundamentados naquilo que a pessoa escolhe para si e tudo que dela venha está muito bom. Existe um conformismo com situações absurdas, visto que, coisas que a Bíblia afirma que Deus abomina, para muitos são normais e podem ser reconhecidas como aceitáveis alegando “Liberdade” e “Direitos Humanos”; por exemplo, a homossexualidade. No Pentateuco estão escritas todas as recomendações de Deus ao seu povo, a Lei. Os Dez Mandamentos e todas as suas orientações e em Levítico 18.22 diz: “Com varão te não deitarás, como se fosse mulher; abominação é.” Portanto, aceitar este ato é como negar as Sagradas Letras.
Mas em Colossenses capítulo 2 versículo 23 está escrito: “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.” Pode-se concluir que para Deus os valores são muito além de mera aparência ou devoção voluntária. Para Deus os valores são como disse Pedro: “Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (I Pedro 3:4). Isto não quer dizer que não se pode ter seus conceitos fundamentados nas injustiças que estão diante de nossos olhos através da mídia e até de nossos próprios olhos. Ainda leia em I Coríntios capítulo 10 versículo 23 e poderá ver que tudo que acontece pode me ser lícito, mas nem todas as coisas poderão edificar ou fazer algum benefício a mim ou ao meu próximo.
Continua amanhã...
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO SERIA?

“ Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão c...