sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

RESPONSABILIDADE

A essência da ordem divina para com o cuidado que se deve ter com a natureza visto que Deus coloca nas mãos de Adão a responsabilidade para com o ‘Jardim’. É a partir da decisão de Deus de que toda a administração da natureza ficasse sob o comando do homem busco correlações que enriqueçam o conhecimento desta tarefa designada ao ser humano e sua responsabilidade quanto ao estado das coisas que acontecem na Terra.

Em Gênesis capítulo primeiro o versículo 26 assinala para a autoria plural na criação do ser humano ao destacar o verbo na terceira pessoa do plural ‘façamos’. Deus fala consigo mesmo (trindade). Esta convocação demonstra a singularidade da obra que estava por vir. O convite para o trabalho implica que esta criação deve ser diferente. Denota que aqui existe o chamado para a realização do plano formado.

É tempo de Criação: os versículos 26 e 27 mostra que Deus criou o homem à sua própria imagem e eis a obra consumada. Homem e mulher os criou mediante ato duplo. Para Deus a obra foi perfeita assim mostram as palavras poéticas do texto.

A bênção divina: o versículo 28 Deus abençoa a sua criação, homem e mulher e designa poder para que eles dominem e terra. Domínio: Deus deu ao homem domínio sobre todas as outras criaturas.
Designação dos meios de sobrevivência para os seres criados: os versículos 29,30 mostram Deus falando diretamente e designa a Adão e Eva o que deveriam utilizar em toda a criação para sua subsistência e a forma como os demais animais deverão se alimentar.
Desfecho: o versículo 31 mostra a avaliação final em que o Criador constata que ‘tudo’ é muito bom.

De acordo com comentários na Bíblia do Executivo o texto em questão de Gênesis 1.26-31, estabelece a responsabilidade do homem e da mulher como mordomos e administradores do mundo criado. Ela referencia que o Mordomo é aquele que administra as posses de alguém. O autor mostra que “todos somos mordomos dos recursos, habilidades e oportunidades que Deus confiou aos nossos cuidados” (Bíblia do Executivo, 2004, p. 4), e diz mais:

A ordem “encham e subjuguem a terra” (v. 28) está sendo cumprida nos últimos tempos de maneira mais abrangente que em qualquer outra época. Pela primeira vez na história do mundo, enfrentamos a crise da poluição global e da destruição indiscriminada de recursos insubstituíveis como as florestas tropicais. Muito disso se deve à ganância e à indiferença humana.

Neste comentário da referida Bíblia mostra que foi justamente a partir da ordem divina de “encham e subjuguem a terra” que o ser humano iniciou este processo destrutivo.

Qual está sendo a sua participação nesta reconstrução?
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AINDA EXISTEM DÚVIDAS?

“ Então os líderes judeus começaram a comentar: – Para onde será que ele vai que não o poderemos achar? Será que ele vai morar com os judeus...