terça-feira, 26 de março de 2013

CASA ABANDONADA

 Jesus terminou, dizendo: – Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: “Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!” (Mateus 23.37-39).
Atividades de Jesus na terça feira que antecedeu sua morte: - Sua vinda de Betânia. A figueira seca. Resposta sobre a Sua autoridade. Respondendo aos interrogatórios: sobre o tributo; sobre a ressurreição; sobre o primeiro mandamento. Uma pergunta de Jesus sobre a filiação do Cristo. Denúncia contra os escribas e fariseus. Sua lamentação sobre Jerusalém. O louvor da oferta da viúva pobre. Seu encontro com os gregos. O discurso escatológico. Sua predição da crucificação. Foram muitas as ações do Mestre naquele dia.
No texto acima Jesus faz menção, com dor profunda, sobre O que isto significava para os judeus. Casa: a cidade de Jerusalém - o processo de desolação em andamento. A ausência do Messias.
Porque ficaria abandonada a sua casa. A casa do Senhor ficaria abandonada por causa da incredulidade do seu povo. Por causa do adiamento em reconhecer Jesus Cristo como o Filho de Deus. Por causa, principalmente, da rejeição do seu povo em aceitar o cumprimento da profecia messiânica.
O que aprendemos dessa expressão do nosso Salvador. Sobre a dimensão do amor do nosso Deus. A infinita compaixão de Jesus. Ainda, o perigo da nossa indiferença.
O constante apelo de Jesus – uma nova atitude.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS NOSSO EXEMPLO!

“ De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. ...