quinta-feira, 5 de abril de 2012

TERRÍVEL ANGÚSTIA

Sob terrível angústia

Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.
Mateus 26.36-46

Judas combina com os principais sacerdotes para trair Jesus. 3ª ou 4ª feira? 5ª à tarde, Jesus manda fazer os preparativos para a comemoração da páscoa. Esta era observada no dia 15 de Nizan. No dia 14 era a preparação da páscoa. A páscoa começava no dia 15 que se iniciava ao por do sol. Contenda ambiciosa entre os discípulos, registrada por Lucas. O lava pés. Jesus prediz sua traição por Judas. Prediz como Pedro o negará. Ele dá rápidos ensinos, inclusive sobre o grande mandamento. Lições sobre as duas espadas. Institui a Ceia Memorial. Discurso de despedida aos discípulos, parte no aposento, o restante durante o caminho para o horto. Oração sacerdotal, provavelmente, ao chegar ao jardim. Finalmente, mais ou menos pela meia noite, sob terrível angústia.

Conduz os discípulos à oração.

Depois de haver dado suas últimas instruções. E Pronunciado a oração sacerdotal. Divide os discípulos em grupos. Disser: assentai-vos aqui e levando consigo outros revela-lhes seu estado de tristeza e angústia.

Jesus ora ao Pai.

Revelando a fraqueza da carne. Submetendo-se à vontade do Espírito. Repete a oração por três vezes.

Encarece aos discípulos a necessidade de vigilância e oração.

Para livrar-se da tentação. Pois a disposição do espírito não basta para vencer a fraqueza da carne. Passado o perigo, eles podiam dormir em segurança.

Nosso Mestre e Salvador Jesus sofreu a terrível angústia no Getsêmani, porque não estava ali somente sob o perigo de sofrimento e morte, que muitos tem suportado valentemente, mas porque estava já sentindo o peso dos nossos pecados que na cruz havia de cair sobre Ele.

Que faremos diante da sua agonia atroz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...