quarta-feira, 18 de abril de 2012

COMPROMISSO

As reflexões de ontem e de hoje foram extraídas do meu trabalho final do curso de especialização em Bíblia. Desejo que façamos uma reflexão quanto à nossa responsabilidade com o meio em que vivemos. Que Deus nos ajude a sermos exemplo neste aspecto da vida. Louvado seja o Senhor.

E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. (Gênesis 1.29,30).

Deus designa os meios de sobrevivência para os seres criados e o texto mostra o Pai falando diretamente e determinando a Adão e Eva o que deveriam utilizar em toda a criação para sua subsistência e a forma como os demais animais deverão se alimentar. Champlin comentou quanto ao VV. 29: “O homem tira vantagem da provisão divina da vida vegetal. Isso faz parte da sua herança divina. Visto que o versículo não menciona especificamente a carne dos animais, alguns estudiosos têm pensado que este versículo determina uma dieta vegetariana para o homem. [...] Outros intérpretes pensam que a omissão de animais como alimentos, neste ponto, foi meramente incidental, sem nenhum propósito básico.”

Eis que no vv. 30, ele recorda que Deus demonstra que cuidará até dos animais. Ele faz referência à preocupação de Deus não somente com os víveres do ser humano como também com o dos animais. “A provisão de Deus abrange todos os demais animais, e sob as mesmas condições. A ingestão de carne também é omitida aqui”. (CHAMPLIN, 2001, p. 20).

De acordo com comentários na Bíblia do Executivo[1] o texto em de Gênesis 1.26-31, estabelece a responsabilidade do homem e da mulher como mordomos e administradores do mundo criado. Este comentário referencia que o Mordomo é aquele que administra as posses de alguém. O autor mostra que “todos somos mordomos dos recursos, habilidades e oportunidades que Deus confiou aos nossos cuidados” (Bíblia do Executivo, 2004, p. 4), e diz mais: A ordem “encham e subjuguem a terra” (v. 28) está sendo cumprida nos últimos tempos de maneira mais abrangente que em qualquer outra época. Pela primeira vez na história do mundo, enfrentamos a crise da poluição global e da destruição indiscriminada de recursos insubstituíveis como as florestas tropicais. Muito disso se deve à ganância e à insolência humanas.

O autor do comentário da referida Bíblia aponta que foi justamente a partir da ordem divina de “encham e subjuguem a terra” que o ser humano iniciou este processo destrutivo. E o mestre Bitencourt[2] diz que “Deus cria um jardim, mas o homem constrói um mundo de pedra do seu jeito, mudando assim a ordem original, como se ele mesmo fosse o criador”. (BITENCOURT, 2002, p. 103).
Léo Lima



[1] Bíblia do Executivo. Organização geral: BUZZELL, Sid. São Paulo: Ed. Vida, 2004.
[2] BITENCOURT, Marcos Antônio Miranda. GÊNESIS, CAPÍTULOS 1 A 11: A LINGUAGEM MÍTICA CONTRA OS MITOS DA DIVINIZAÇÃO DA CRIAÇÃO. Dissertação do grau de Mestre em Teologia. Recife: Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AINDA EXISTEM DÚVIDAS?

“ Então os líderes judeus começaram a comentar: – Para onde será que ele vai que não o poderemos achar? Será que ele vai morar com os judeus...