quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CONTANDO AS BÊNÇÃOS

Depois, como pastor, Deus conduziu o povo de Israel para fora do Egito e o guiou pelo deserto. Ele os guiou com segurança, e eles não tiveram medo; mas os seus inimigos foram cobertos pelo mar. Deus levou os israelitas para a terra santa dele, para as montanhas que ele mesmo conquistou. Ele expulsou os moradores daquelas terras enquanto o seu povo avançava. Repartiu as terras entre as tribos de Israel e deixou que os israelitas morassem nas casas dos seus antigos moradores”. (Salmo 78.52-55).
Deus deixou estipulado que os pais deveriam ensinar seus filhos contando-lhes tudo que Deus lhes havia feito. Portanto, contar a história era uma forma especial de ensino.
Este salmo é a retrospectiva dos feitos divinos para com o seu povo. O poeta narra com detalhes vários acontecimentos que compõem a história deste povo e a atuação divina para com ele. Esta narrativa é uma forma de ensino. Ensinar é a tônica deste salmo. Jesus ensinou seus seguidores de várias maneiras. ‘Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas’. (Marcos 6.34).
Nesta porção da Palavra divina o ensino é a ênfase de mostrar como Deus conduziu seu povo na saída do Egito e deu-lhes a terra prometida. Recordar coisas boas que Deus fez é uma atitude que nos leva ao agradecimento. Como estamos olhando e contando as bênçãos que temos recebido de Deus?

Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVITE DIVINO!

“ Nos Profetas está escrito: - Todos serão ensinados por Deus. E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer ...