segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ESCRÚPULO

Final de ontem
 
Como está a moral nos dias de hoje? Ela é praticável?
Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;” (I Pedro 1.14). Eis a razão para que os cristãos façam a diferença em seu meio, antes eras ignorantes quanto às coisas de Deus e depois de redimida por Cristo a pessoa foge das inclinações naturais do seu corpo. “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3.5). É preciso ser luz e mostrar que existe algo muito melhor do que simples e passageiros prazeres.  O Cristão deve persuadir e não permitir ser persuadido, conforme Paulo escreveu aos crentes de Colossos: “Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós...  para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo,  no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.  Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.” (Colossenses  2.1-4). É na busca da sabedoria divina  que se encontra a moral necessária para um viver digno na presença de Deus o nosso Pai.  E é justamente quando se prima pelos preceitos divinos que o cristão não hesitará, não terá dúvidas e, muito menos não será angustiado pela inquietação de consciência.
 
Senso moral
Como estão seus valores? Quais são as prioridades da sua vida? Onde seu coração fixa seus sonhos? “Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lucas 12.34). Nestas palavras de Jesus, Ele mostra que a moral é de acordo com a prioridade que se tem na vida. A separação que se faz necessária Tiago descreveu: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4). Então, ser separados para Deus é o desafio constante. “Mas, como é santo  aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.15,16). Para que se atinja a santificação é preciso ser obediente a Deus e estar em constante oração diante Dele, vigiando em todo o tempo.
 
Um outro aspecto é a persistência na leitura de Sua Palavra conforme diz o salmista: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmo 119.11). Acreditamos que, conforme cresce o nosso conhecimento da Palavra de Deus, nosso senso moral se estabelece e se firma nos preceitos do Senhor.  Mesmo que nosso corpo seja assolado por perturbações e tentações físicas naturais e que nossos desejos (anseio, aspiração veemente; concupiscência;...) contrastem com as nossas vontades (a principal das potências da alma, que inclina ou move o querer, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa;...), temos a promessa de nosso Deus que diz: “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” (I Coríntios 10.13). Como é salutar e feliz vivermos sob promessas como esta e sem mais dúvidas a rondar o nosso dia a dia. Isto ocorre quando estamos na total dependência de Deus.
 
Enfim, concluímos que, ter uma vida primada por escrúpulos, realmente, não é para quem pode mas é, especialmente, para quem assim o deseja. “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento;  Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?” (II Coríntios 2.14,16).  É preciso, portanto, viver de tal maneira que o nosso cheiro seja de vida para vida. É nisto que o cristão deve estar pautando sua vida.
 
Vida cristã só com consciência dotada de sentido moral e caráter íntegro em CRISTO!!!
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEMONSTRAÇÃO DE AMOR!

“ Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. ...