sábado, 3 de novembro de 2012

ESCRÚPULO

Não é para quem pode; é para quem quer.”
Para se falar sobre um assunto como este, é necessário lembrar que, em se tratando de pessoas redimidas por Jesus Cristo, cristãos, que têm como lema resplandecer com a luz de Jesus, deve haver uma concordância de que uma pessoa que possui escrúpulos é aquela que busca fugir dos laços do pecado. Fugir do mundo e o que ele oferece, deve ser a prioridade, pois que de forma avassaladora as ofertas estão disponíveis e convidam e incitam ao erro, ao pecado.
 
Muitas pessoas sentem-se confusas diante das coisas que lhe são impostas e chegam até a sentir dificuldades em escolher o caminho certo. Para outras, entretanto, que desejam viver de acordo com uma mente escrupulosa, mas que o pecado ronda e elas, então, sentem culpa e não conseguem obter o perdão para essa culpa. Esta situação é bastante desgastante e controversa. A hesitação e a dúvida são características escrupulosas. Entretanto, vamos procurar nos pautar em atitudes consideradas prioritárias, pois o dicionário diz que escrúpulo é: 1. Hesitação ou dúvida de consciência; inquietação de consciência; remorso. 2. Cuidado, zelo; meticulosidade. 3. Delicadeza de caráter; senso moral.
 
Portanto, a pessoa salva precisa buscar uma vida de santificação constante para viver uma vida de acordo com os ensinos das Sagradas Escrituras. Para tanto, deve-se buscar uma maior semelhança com Cristo; para isto haverá profunda reverência e temor a Deus e ainda, uma entrega total a Jesus, para desfrutar da presença do Espírito Santo que ensina, guia e dá poder (Atos 1.8). Assim haverá alegria e amor pelas coisas divinas e rejeição ao pecado. Deus rejeita o pecado: “mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” (I Timóteo 6.11).
 
Assim, como diz o dicionário, a delicadeza de caráter e o senso moral são as situações que nos levam a uma reflexão mais detalhada. Os cristãos verdadeiros, aqueles que usam o nome de Cristo para evidenciar a sua fé, precisam mostrar ao mundo que seus escrúpulos e  conceitos são firmados na Palavra de Deus. E por isso a inquietação de consciência não faz residência em seu interior. A pessoa pode ter momentos de inquietação, mas esta não faz morada em sua vida. Esta pessoa pratica o que Deus falou a Josué e ensinou ao seu povo: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1.8).
 
É necessário buscar na Palavra de Deus o  alicerce para o viver no cuidado com a vontade de Deus.
Léo Lima
Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...