domingo, 4 de novembro de 2012

ESCRÚPULO

Continuação de ontem...

O que representa este cuidado no presente contexto?

A mídia oferece seduções das mais diversas e atraentes possíveis. Se a pessoa não estiver baseada em sua convicção de salvação, de uma vida pautada na Palavra de Deus, não resistirá aos apelos que lhe são impostos: “mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.” (Marcos 4.19). É justamente aí que a pessoa seduzida mostra sua diferença; ela deixa qualquer futilidade que possa haver e busca com inteligência a sabedoria expressa na Bíblia: “O que despreza a palavra traz sobre si a destruição; mas o que teme o mandamento será galardoado. O ensino do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte. O bom senso alcança favor; mas o caminho dos prevaricadores é áspero: Em tudo o homem prudente procede com conhecimento; mas o tolo espraia a sua insensatez. O mensageiro perverso faz cair no mal; mas o embaixador fiel traz saúde. Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado.” (Provérbios 13.13-18).  O que se pode apreender deste texto como resultado para aquele que busca ter cuidado em suas escolhas? Cremos que pode ser: vida longa, honraria, deleite, paz e felicidade. E quem não deseja usufruir estas coisas? Só pode dizer que se está vivendo uma vida regada por saudáveis escrúpulos quem acolher a Palavra de Deus para que seja a tônica da sua vida. Mais que tudo, a pessoa cristã precisa ser separada do mundo para Deus e procurar cultivar em suas ações um caráter delicado, mas firme.
Assim com delicadeza de caráter todo cristão deve viver de forma a fazer diferença no seu meio e ter a sua vida moldada para demonstrar aos outros que passou pela  transformação que o amor de Deus opera. Mas é necessário que deseje se aprimorar junto ao Mestre maior, Jesus Cristo, para que possa viver de forma condizente com a vontade de Deus. É esta vontade que direciona e molda uma personalidade. “Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.” (I Timóteo 4.15). Como ser sensível e possuir delicadeza de caráter? “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Colossenses 2.3). Pode-se ver que é desta forma que um caráter é forjado de forma sensível e delicada. Considerar os semelhantes superiores é, antes de mais nada, respeitar e homenagear o próximo. E provado está que nada pode servir de maior harmonia entre as pessoas que o respeito mútuo. Com respeito haverá a paz e a harmonia que são fundamentais para uma vida feliz. Mesmo se a pessoa estiver passando por momentos difíceis deverá primar por um comportamento leve, pois poderá depositar no Senhor seus temores e aflições: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5.7). Ela pode então, passar a desejar uma vida tranquila pois Jesus mesmo prometeu: “E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir.”  (Lucas 12.22).
Depois de depositar aos pés do Mestre todas as
ansiedades e cuidar para viver costumes ilibados.
Léo Lima
Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPACITAÇÃO DIVINA!

“ Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: – De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: – Ele é o Messias! E ainda outras p...