terça-feira, 5 de julho de 2011

COMEÇAR DE NOVO

...Conclusão de ontem
Começar... de NOVO?


Há poucos dias li o seguinte sobre a Águia[1]: “A águia é uma ave muito especial: é a que voa mais alto, e a que mais tempo vive, cerca de 70 anos - mas para que isso aconteça, é necessário que ela passe por uma grande transformação. Nem todas têm coragem de se renovar, então não sobrevivem. Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, seus canos grossos - o que as impede de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedindo-as de agarrar a presa e de se alimentar. Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, algumas águias procuram um lugar alto, próximo a uma rocha, onde fazem, um novo ninho para o processo que virá.Começando o processo de renovação, batem as unhas contra a rocha até que se quebrem e fiquem em carne viva. Em seguida o bico, batida após batida, até cair. Enquanto isso, a águia é alimentada por outras do grupo, para que sobreviva. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas uma a uma. Após aproximadamente 150 dias, está completo o processo. Então ela parte para o tão famoso vôo de renovação, com mais 35 anos de vida pela frente.”
Quanta coragem é preciso para se ter 100% a mais no tempo de vida! A águia enfrenta a dor, a solidão, o isolamento total e a dependência de amigos para se alimentar... Sem eles morreria de fome. Enfim, determinação, coragem, reação ao que era necessário fazer, mesmo com dor física, estas qualidades são imprescindíveis para uma nova tomada de atitude.
O sábio Salomão em seu livro de Eclesiastes lembra no capítulo 1 verso 9 que: “O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.” Como dissemos no início, esta rotina, que muitos de nós nos acostumamos, leva-nos a não desejar começar algo novo. A modificar todas as coisas que fazíamos anteriormente e olhar em frente. A seguir uma direção não imaginada. As promessas do nosso Deus contidas nas Sagradas Escrituras nos mostram que mesmo depois de um mar de tribulações a vida reassume o leme. A vida como dom de Deus, pois ao deseja-la a pessoa se reveste de força e coragem jamais imaginadas. Isto é dádiva de Deus que nos ama e deseja que tenhamos uma vida abundante seja em que lugar ou área estivermos. E como o salmista expressou: “Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra.” (Salmos 71.20.).
Muitas pessoas afirmam o seguinte: "Viva o dia de hoje como se fosso o último". Se ao acordarmos pensássemos que este seria o último dia de nossas vidas, de que forma o viveríamos? Será que faríamos as mesmas coisas de todos os dias ou começaríamos de novo um dia de novas atitudes, novos atos e usaríamos palavras que fariam felizes as pessoas que nos cercam? Como seria este nosso 'último dia?´
Se você se deparar com a necessidade de começar de novo, como se antes nada houvesse, que você possa se vestir de coragem como a que Abraão teve ao subir o monte para sacrificar seu único filho, como Deus lhe ordenara. (Gênesis 22). Mas foi a fé que habitava em seu coração que consolidou sua coragem que viu premiada por Deus. Que você possa se vestir de determinação como Noé que creu nas Palavras de Deus e mesmo chamado de louco, construiu a arca, que veio a ser o instrumento de salvação dos que creram.  Vista-se de novos propósitos tendo a firmeza da águia ao reagir à dor e buscar, então, novos horizontes.
E para se ter coragem, determinação, reação e novos propósitos diante das eventuais falhas e fracassos busque a fonte. Beba, sacie-se da água da vida. Encha-se de fé que Deus lhe oferece. Envolva-se com o amor remidor do Senhor. Deus está pronto a fazer como fez com Josué: “Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo.” (Josué 3.7). Este “serei contigo” continua repercutindo até os dias de hoje e pode ser para você também.
Léo Lima
Ata, 25/02/2001

[1] Disponível em:  http://www.synopse.com.br/dialog/ensaios/aguia.htm Acesso em 28/nov/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...