sexta-feira, 22 de julho de 2011

A BELEZA DO AMOR

Conforme postei ontem eu disse que estaria detalhando as sete características de uma pessoa com boa AUTO-ACEITAÇÃO. Hoje posto somente duas delas. amanhã postarei mais duas e domingo concluo. Deus continue abençoando sua vida cada vez mais. Portanto, a pessoa com boa autoaceitação:

1)     Não é controlada por ambição neuró­tica
Todos nós sabemos que a ambição faz parte da vida de cada um e é uma necessidade para que se alcance o ideal maior. Mas ela deve ser controlada e quando começa uma busca para se chegar ao fim desejado de forma obcecada[1] logo essa ambição passa a ser neurótica. O antônimo de ambição[2] pode ser chamado de ócio[3]. Muitas vezes a falta de objetivos na vida pode levar uma pessoa a agir assim. Sem desejos maiores e prostração inimaginável. Além de que, também, pode ser o começo de uma doença que está alastrando, a depressão. A pessoa que age desta forma não tem uma boa autoaceitação. Hoje todos estão querendo Tudo. Se ao contrário conseguirmos controlar nossos desejos maiores e conforme disse o salmista nos alegrarmos no Senhor com Ele iremos desejar o que nos é útil e necessário: 4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. c [4] assim seremos capazes de amarmos a nós e ao nosso próximo da mesma maneira. Portanto, para se ter boa aceitação própria será necessário controlar os desejos que beneficiam a si mesmo e aos que nos cercam e alimentarmos ambições capazes de preencher as necessidades e ver o momento exato para exercitar cada objetivo.
Outra característica é que a pessoa:

 2)     Não é super condescendente
A pessoa super complacente[5], na maioria das vezes, não sabe dizer não ao outro. Para ela o sim é uma forma de ser aceita e valorizada. Entretanto, sabemos que o valor de uma pessoa não se mede por ela ser complacente de forma imperiosa, mas sim quando sente que o que lhe foi pedido não é o que lhe agrada; aí ela pode e deve dizer um não ao outro quando se fizer necessário cremos que seu próximo vai respeitá-la da mesma forma. Jesus disse no Sermão do Monte sobre a verdade que precisa ser falada “Seja o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de ‘procedência maligna. (Mateus 5.37). Daí é possível deduzir[6] que a nossa decisão aliada ao que desejamos é o que mais importa. Algumas vezes teremos que dizer um não talvez com explicações para sermos verdadeiros conosco mesmos. Está implícito aí o amor a nós e ao próximo. Fazermos algo só para agradarmos à pessoa que amamos pode não ser o melhor para todos mas o amar de forma igual o outro tal como eu me amo estarei mostrando que tenho maturidade e boa autoaceitação.
Léo Lima



[1] (a razão obscurecida)
[2] (anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão)
[3] (falta de ocupação; inação, ociosidade)
c c 37.1-4 Sl 49.16-17; Pv 3.31; 23.17; 24.1-2,19.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil. 1999; 2005. Bíblia de Estudo Almeida - Revista e Atualizada . Sociedade Bíblica do Brasil
[5] (ação inspirada por condescendência ou submissão condenável)
[6] (concluir ‘algo’ pelo raciocínio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...