segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMEÇAR DE NOVO

Texto publicado em 2001 pela revista "Desafio Missionário" da UFMBB.
Bom dia. Este texto já publiquei em 2009, mas senti o desejo de postar... de novo! (Continua amanhã)
Começar... de novo?Aqui me vejo diante deste dilema. Após ter concluído esta reflexão, eis que senti que devo esquecer o que havia feito e começar a fazer, de novo.
Emoções se debatem em meu interior. Elas têm uma proporção muito forte. Uma me fala para eu
fazer uma abordagem, outra sugere que sejam abordadas outras características do assunto. O que fazer?
Bem, em primeiro lugar quero compartilhar que este começar de novo é desafiador e de certa forma penetra na mente que sente um rebrilhar de idéias, nem sempre florescentes.
Esquecer o que havia sido feito... Este é o maior desafio do momento.
A ocasião é de emoções diversificadas. A imposição de se esquecer o que houvera feito e recomeçar sob novas perspectivas, provoca no corpo um estremecimento e até mesmo um calafrio ante o desconhecido que se impõe.
Observando o recomeçar vemos que é o que se precisa fazer a cada dia que nasce. O recomeço de uma determinada atividade mostra-nos que a vida é quase toda feita de rotina. O começar de novo implica, muitas vezes, em voltar. Voltar à estaca zero. Por exemplo: se uma pessoa sofre um grave acidente, e muitas sofrem, ela precisará começar de novo. Levará mais tempo no novo aprendizado que uma criança recém-nascida. Se acompanharmos com atenção um recém-nascido, constataremos que a cada dia, ele mostra sinais de crescimento e desenvolvimento espantosos. Enquanto o aprender de novo a falar, andar ou outras atividades na pessoa adulta, leva um tempo diferente. Cada novo progresso desta pessoa é esperado e observado com ansiedade pelos que a cercam.
Entretanto, às vezes, para se começar de novo, o incidente não é necessariamente físico, financeiro ou material mas é principalmente, na vida espiritual, quando a queda é moral.
A estabilidade é um estado de vida incomparável. Tudo que se busca gira em torno de um viver estável. Se tudo está dando certo, que maravilha! Porém, apresentam-se situações das quais ninguém gostaria de viver. E o começar de novo, então, se torna imperioso.
Em Jó 14.7 lemos: “Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos.” É justamente este começar de novo que, muitas vezes, assusta, deixa a pessoa deprimida. - Ela fracassou! - Ela falhou! - Foi cortada! (É o que pensa que estão achando dela). Como se somente ela vivesse esta situação... sente-se a pior das criaturas.
Não sei você, mas eu já passei por períodos na minha vida em que jamais admitia mudanças. Mas quando se depara com situações em que na verdade, o pseudo fracasso foi justamente a maneira usada para que você tomasse uma outra atitude. E só mediante outra atitude as coisas se transformam! Eu mesma precisei mudar de vida, de lugar, trabalhar e fazer novos amigos... Quando me vi diante do novo pude constatar que o bom supera qualquer expectativa. E como nos enriquece! O brotar de novo mostra um verde mais límpido! Mostra uma alegria genuína! Inspira a ver que o mundo é bem maior que nosso universo ao qual nos prendemos tantas vezes.
Um dos mais notáveis começar de novo na História se deu após o dilúvio, que conhecemos tão bem (Gênesis 6-9). Deus estava prometendo que haveria bênçãos infinitas aos sobreviventes. Os que pereceram, sabemos, foi por não acreditarem em Noé, que anunciava o dilúvio como final do mundo. Os que estavam com Noé devem ter sofrido bastante, mas a promessa era de ter todas as coisas necessárias e ao alcance deles. “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra. Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.” (Gênesis 9.1-3). Para este começar de novo o homem estava recebendo tudo a fim de construir uma vida melhor. Deus determinou tudo a ser feito.
Quantas vezes sentimos como se o mundo tivesse acabado para nós. É então necessário muita coragem para reagir e isto só é possível se a pessoa tiver uma estrutura alicerçada nos padrões divinos e sua fé firmada em Deus. Os padrões de Deus são dados por ele mesmo, assim como as condições para superar todos os desafios; por exemplo, se você pensa: - Não tenho condições, Deus fala: - “Minha graça é suficiente” (II Coríntios 12:9); mas se mesmo assim você ainda pensa : - Não há saída, Deus afirma: - “Eu guiarei teus passos” (Provérbios 3:5-6); mas se você totalmente desanimado raciocina: - Eu não posso fazer. Aí sim, você ouve Deus falando: - “Você pode fazer tudo” (Filipenses 4:13).
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ESTÁ?

“ Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o...