quarta-feira, 15 de junho de 2011

ENTENDIMENTO

"Para que guarde as veredas do juízo, e conserve o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça e o direito, a retidão e todos os caminhos da felicidade." (Provérbios 2.8,9).
Entendimento, o dicionário diz que é "faculdade pela qual o espírito se apodera das idéias e as compreende." Salomão mostrando a excelência da sabedoria diz que o entendimento perfeito é para que se guarde as veredas do juízo. Veredas do juizo, ou seja caminhos de justiça, que também é virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem; e ele ainda diz que se deve percorrer o caminho dos santos. Estes são indivíduos que vivem segundo os preceitos da lei divina, que são extremamente bondosos por amor ao Senhor.
Na Bíblia Linguagem de Hoje este mesmo texto diz: "Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer." Portanto, é preciso entender que, para se ter a justiça e o direito, para se ter a retidão e todos os caminhos da felicidade, necessário se faz buscar em Deus o entendimento perfeito da justiça, do juizo, da eqüidade (respeito à igualdade de direito de cada um, que independe da lei positiva, mas de um sentimento do que se considera justo, tendo em vista as causas e as intenções) e assim o homem conhecerá todas as boas veredas, bons caminhos.
A excelência da sabedoria advinda de um perfeito entendimento entre Deus e nós, pequenas e finitas criaturas, conduz-nos à felicidade. Vemos que somente recebendo do Senhor toda sabedoria, poderemos trilhar caminhos de luz, de retidão, caminhos de santificação.
E você? Crê que Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem? Se você crê nisto pode ter certeza de que em sua vida desfrutará de entendimento e trilhará os caminhos direitos. Mais ainda, Deus o ama. Ele deseja que você ande em entendimento com Ele, praticando o que é justo. Basta que você O escolher.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS NOSSO EXEMPLO!

“ De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. ...