quinta-feira, 4 de setembro de 2014

VAIDADE



Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2.11).
Vaidade é igual: "Qualidade do que é vão, instável, ou de pouca duração. Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. Vanglória, ostentação, futilidade." Quando o autor declara que tudo na vida, ‘tudo’ mesmo o que ele havia produzido, era vaidade, ele estava dizendo que os prazeres, pelo qual tudo se realizou, são vãos. Ele ainda está demonstrando que o amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios é mera vaidade. Exclusivismo que faz o indivíduo se referir somente a si próprio é puro egoísmo, e como ele mesmo disse: “e eis que tudo era vaidade”.
Mas existe ainda o aspecto que de forma universal o ser humano sai para adquirir tudo o que deseja. Faz de tudo para obter o ideal. É esta situação que leva a pessoa a ver que ainda não realizou o imaginado. O mundo gira em torno de ter. Ter sem importar em como chegar lá. Não só é vaidade como disse o sábio, mas ainda o resultado é uma insatisfação generalizada.
O prazer: “E eis que tudo era vaidade”, era o que sentia Salomão que relata a forma como ele experimentou o deleite, as riquezas, e as recreações culturais na busca da satisfação e do prazer. Fala certo que nada disso lhe proporcionou real felicidade e somente a insatisfação foi o sentimento por ele vivenciado, naquele momento de introspecção ele estava sentindo que tudo era simplesmente vaidade.
Já sabemos que somente em Deus e na sua vontade pode o homem encontrar paz, satisfação e alegria permanentes. Tanto que Salomão encerrou o seu refletir com esta afirmativa: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles.” (Eclesiastes 12.1).
Os dias maus chegam a todos, mas se estivermos firmados no Criador sentiremos prazer em cada dia que vivemos!
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTENDES O SIGNIFICADO?

“ O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: – Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Co...