terça-feira, 2 de setembro de 2014

EDIFICANDO



Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25.11).
A palavra ética está desgastada. A partir do momento que pensamos em moral como comportamento ideal, ela se vê corroída pela grande maioria. Não só na política como naquele que troca seu voto por uma camiseta.
O texto faz a comparação de objetos preciosos com uma palavra verdadeira. Jesus falou que “Seja o seu sim, `sim´, e o seu não,  `não´; o que passar disso vem do maligno.” (Mateus 5.37). Jesus aconselhou, portanto que a verdade, sempre, deve ser dita. Deus instituiu valores morais e éticos para que se tenha um viver que agrade à Sua natureza pura e verdadeira.  Da mesma forma como o homem não pode modificar as leis que presidem a natureza, não pode modificar os valores morais, éticos e espirituais que o Senhor estabeleceu.
A palavra dita a seu tempo pode significar mais que simplesmente, ser verdadeira. Ela pode salvar uma pessoa em um momento de extrema angústia. Determinante é a maneira como falamos, e o que dizemos às outras pessoas. Precisamos mudar nossos hábitos para termos uma comunicação edificante.
O sábio, nesta comparação, também procura mostrar que as palavras têm poder e é exatamente por isso que devemos examinar os nossos hábitos ao falar e evitar palavras duras ou descuidadas. Cabe a nós decidirmos edificar ou destruir cada pessoa que conhecemos. O fato é que todos precisamos mais de quem nos encoraje e nos edifique do que quem nos critiquem. Não permitamos que nossas palavras acabem com as emoções de alguém. Que o Senhor controle nosso coração para que nossos lábios falem de bênçãos.
Que a nossa palavra seja edificante.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...