sexta-feira, 20 de setembro de 2024

SOMENTE AMOR!

Depois disso Pilatos quis soltar Jesus. Mas a multidão gritou: – Se o senhor soltar esse homem, não é amigo do Imperador! Pois quem diz que é rei é inimigo do Imperador!” (João 19.12).

Ao ouvir as palavras de Jesus, Pilatos desejou solta-lo. Contudo, a multidão aos gritos ameaçava o Governador dizendo que Jesus era inimigo do Imperador. Eles diziam que, quem se dizia Rei, tinha a pretensão de tirar o poder do Imperador. Uma multidão incitada por alguns dos presentes fazia coisas que um grupo menor talvez não conseguisse. Ao refletirmos sobre tudo o que estava acontecendo com o Senhor Jesus, podemos sentir que dele emanava somente o Amor. Amor que faz da morte a Vida! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

MAIOR CULPA!

Entrou outra vez no palácio e perguntou a Jesus: – De onde você é? Mas Jesus não respondeu nada. Então Pilatos disse: – Você não quer falar comigo? Lembre que eu tenho autoridade tanto para soltá-lo como para mandar crucificá-lo. Jesus respondeu: – O senhor só tem autoridade sobre mim porque ela lhe foi dada por Deus. Por isso aquele que me entregou ao senhor é culpado de um pecado maior”. (João 19.9-11).

Eis que neste ponto da interrogação, Pilatos perguntou a Jesus: ‘De onde você é?’, mas o silêncio prevaleceu. E ele disse mais: ‘Você não quer falar comigo? Lembre que eu tenho autoridade tanto para soltá-lo como para mandar crucificá-lo’. Só então jesus disse: ‘O senhor só tem autoridade sobre mim porque ela lhe foi dada por Deus. Por isso aquele que me entregou ao senhor é culpado de um pecado maior’. Neste ponto podemos ver Jesus mostrando claramente que Ele é o Filho de Deus, o Senhor que dá autoridade foi quem deu a Pilatos. Tudo claro. Entretanto, Jesus faz menção da culpa pelo que Ele está passando. Diz a Pilatos que maior culpa do que ele, tem quem o prendeu e o entregou para o Governador. Como podemos viver sem compartilhar esta história de forma vibrante. Temos um Redentor que sofreu em nosso lugar. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

CEGUEIRA!

A multidão respondeu: – Nós temos uma Lei, e ela diz que este homem deve morrer porque afirma que é o Filho de Deus. Quando Pilatos ouviu isso, ficou com mais medo ainda”. (João 19.7-8).

Tudo levava a um fim trágico, entretanto Pilatos sentiu um medo maior depois que ouviu da multidão: ‘Nós temos uma Lei, e ela diz que este homem deve morrer porque afirma que é o Filho de Deus’. O mais incrível é que Pilatos temia por ver que Jesus era diferente. Mas os seus algozes não conseguiam perceber o que de fato se passava. O legalismo a que muitos se apegavam estava deixando-os cegos. Hoje sabemos e cremos no Senhor que sofreu no meu e no seu lugar. Louvado seja Deus!

Léo Lima

terça-feira, 17 de setembro de 2024

BOAS NOVAS!

Então Jesus saiu com a coroa de espinhos na cabeça e vestido com a capa vermelha. – Vejam! Aqui está o homem! – disse Pilatos. Quando os chefes dos sacerdotes e os guardas do Templo viram Jesus, começaram a gritar: – Crucifica! Crucifica! – Vocês que o levem e o crucifiquem! Eu não encontro nenhum motivo para condenar este homem! – repetiu Pilatos”. (João 19.5-6).

Assim que Jesus entrou estava com as vestes vermelhas e a coroa de espinhos na cabeça e Pilatos disse: ‘Vejam! Aqui está o homem!’ Assim que O viram os chefes dos sacerdotes gritaram: ‘Crucifica! Crucifica! – Vocês que o levem e o crucifiquem!’ Mas Pilatos repetiu: ‘Eu não encontro nenhum motivo para condenar este homem!’ Estavam assim selando o sacrifício de Jesus. Cada palavra e atitude dos líderes judeus mostrava que o fim estava próximo. Que possamos anunciar as boas novas que resultaram de tanta dor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

INOCÊNCIA!

Aí Pilatos saiu outra vez e disse para a multidão: – Escutem! Vou trazer o homem aqui para que vocês saibam que não encontro nenhum motivo para condená-lo!” (João 19.4).

Neste momento Pilatos declara que não encontrou nenhum motivo para que Jesus fosse condenado. A principal pessoa que poderia encontrar algum motivo de culpa no Senhor, achava que Ele era inocente. Como seria se em todos os casos que vivemos procurássemos conhecer a motivação de cada pessoa para agir como agia. Geralmente, nós já determinamos o que poderia ser. Não cabe a nós fazer julgamentos sobre uma pessoa. Precisamos procurar entender os motivos dos acontecimentos. Que sejamos fiéis a Cristo que nos amou de forma total. Louvado seja o Nome do Senhor!

Léo Lima

domingo, 15 de setembro de 2024

SOFRIMENTO INJUSTO!

Aí Pilatos mandou chicotear Jesus. Depois os soldados fizeram uma coroa de ramos cheios de espinhos, e a puseram na cabeça dele, e o vestiram com uma capa vermelha. Chegavam perto dele e diziam: – Viva o rei dos judeus! E davam bofetadas nele”. (João 19.1-3).

Eis que após a tortura com os questionamentos Pilatos mandou que chicoteassem Jesus. em seguida os soldados romanos fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram na cabeça do Senhor. Logo colocaram uma capa vermelha e zombavam dele dizendo: ‘Viva o rei dos judeus!’ Em seguida do escárnio passaram a esbofeteá-lo. Como reagimos quando pensamos nestes fatos que afligiram no Mestre? É necessário que louvemos o Seu Nome! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 14 de setembro de 2024

ESCOLHA INJUSTA!

Depois de dizer isso, Pilatos saiu outra vez para falar com a multidão e disse: – Não vejo nenhum motivo para condenar este homem. Mas, de acordo com o costume de vocês, eu sempre solto um prisioneiro na ocasião da Páscoa. Vocês querem que eu solte para vocês o rei dos judeus? Todos começaram a gritar: – Não, ele não! Nós queremos que solte Barrabás! Acontece que esse Barrabás era um criminoso”. (João 18.38-40).

As palavras ditas por Pilatos à multidão foram: ‘Não vejo nenhum motivo para condenar este homem. Mas, de acordo com o costume de vocês, eu sempre solto um prisioneiro na ocasião da Páscoa. Vocês querem que eu solte para vocês o rei dos judeus?’. Entretanto, a multidão reagiu de uma forma inesperada: ‘Não, ele não! Nós queremos que solte Barrabás!’ Quando refletimos nestes acontecimentos ficamos pasmos. É muito difícil aceitar esta escolha. Sabemos, também, que tudo aconteceu foi em cumprimento das profecias sobre o Messias. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

REI DOS REIS!

“– Então você é rei? – perguntou Pilatos. – É o senhor que está dizendo que eu sou rei! – respondeu Jesus. – Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz. – O que é a verdade? – perguntou Pilatos”. (João 18.37-38).

De acordo com o prosseguimento dos questionamentos de Pilatos sobre Jesus, ele questiona se Jesus é rei mesmo. Jesus diz que é ele quem está dizendo isso. Então Jesus disse: ‘Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz’. Depois dessas palavras de Jesus Pilatos pergunta: ‘O que é a verdade?’ Neste momento o Mestre fica calado. Qual é a nossa reação diante deste diálogo? Que cada cristão procure refletir sobre este acontecimento tão humilhante. Proclamemos e adoremos ao Rei dos reis!

Léo Lima

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

REINO DE DEUS!

O que foi que você fez? Jesus respondeu: – O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo”! (João 18.36).

'Meu Reino não é deste mundo'. Jesus mostra a Pilatos que ele não teria o que temer quanto ao reinado de Jesus. Ele ainda esclarece que se assim não fosse, os seguidores teriam lutado para que não fosse preso. Novamente Jesus enfatiza que a política deste mundo não fazia parte do plano divino. O plano é espiritual. O reino é de Deus. Como estamos vivendo como participantes de Reino de Deus? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

SEU PRÓPRIO POVO!

Isso aconteceu assim para que se cumprisse o que Jesus tinha dito quando falou a respeito de como ia morrer. Pilatos tornou a entrar no palácio, chamou Jesus e perguntou: – Você é o rei dos judeus? Jesus respondeu: – Esta pergunta é do senhor mesmo ou foram outras pessoas que lhe disseram isso a meu respeito? – Por acaso eu sou judeu? – disse Pilatos. – A sua própria gente e os chefes dos sacerdotes é que o entregaram a mim”. (João 18.32-35).

Neste momento Pilatos deixa os líderes e volta a entrar no palácio, e perguntou a Jesus: ‘Você é o rei dos judeus?’. Ao que Jesus respondeu: ‘Esta pergunta é do senhor mesmo ou foram outras pessoas que lhe disseram isso a meu respeito?’ Então Pilatos disse: ‘Por acaso eu sou judeu?’ A partir daí ele disse a Jesus que quem desejava vê-lo morto era a sua própria gente que o levou a ele. Mencionou, ainda, que foram os chefes dos sacerdotes que o entregaram. Será que já vivemos um momento em que fizemos algo de ruim a uma das pessoas que nos são caras? E o que estamos fazendo para divulgar a Boas Novas de Salvação? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 10 de setembro de 2024

QUE ACUSAÇÃO VOCÊ TEM?

Então o governador Pilatos saiu, foi encontrar-se com eles e perguntou: – Que acusação vocês têm contra este homem? Eles responderam: – O senhor acha que nós lhe entregaríamos este homem se ele não tivesse cometido algum crime? Pilatos disse: – Levem este homem e o julguem vocês mesmos, de acordo com a lei de vocês. Então eles responderam: – Nós não temos o direito de matar ninguém”. (João 18.29-31).

Assim que soube o governador Pilatos saiu para indagar os religiosos que haviam levado Jesus até ele perguntou: ‘Que acusação vocês têm contra este homem?’ Ao que responderam: ‘O senhor acha que nós lhe entregaríamos este homem se ele não tivesse cometido algum crime?’ Essa conversa vai até o momento em que eles disseram a Pilatos: ‘Nós não temos o direito de matar ninguém’. Com estas palavras fica explícito o que eles queriam. Ver Jesus morto. Será que chegaríamos a este ponto de desejar a morte de alguém que nos incomoda? Que possamos refletir nestes acontecimentos e procurar cumprir a missão a nós confiada por Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MOMENTOS ANGUSTIANTES!

Depois levaram Jesus da casa de Caifás para o palácio do Governador romano. Já era de manhã cedo. Os líderes judeus não entraram no palácio porque queriam continuar puros, conforme a religião deles; pois só assim poderiam comer o jantar da Páscoa”. (João 18.28).

Jesus estava sendo levado a vários lugares para ser julgado. Chegou somente pela manhã na casa do Governador romano. Mas, os líderes judeus não entraram no palácio porque desejavam continuar puros, de acordo com a religião deles. Se entrassem não poderiam participar do jantar da Páscoa. O que Jesus estava vivendo nestes momentos desde a sua prisão até aqui foram momentos angustiantes em que Ele estava sendo julgado por diversas autoridades. Como vivenciamos tamanho sofrimento para com uma pessoa inocente? Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

domingo, 8 de setembro de 2024

SOMOS LEAIS AO SENHOR?

Pedro ainda estava lá, de pé, aquecendo-se perto do fogo. Então lhe perguntaram: – Você não é um dos seguidores daquele homem? – Não, eu não sou! – respondeu ele. Um dos empregados do Grande Sacerdote, parente do homem de quem Pedro tinha cortado a orelha, perguntou: – Será que eu não vi você com ele no jardim? E outra vez Pedro disse que não. E no mesmo instante o galo cantou”. (João 18.25-27).

Vale lembrar que Pedro ainda estava lá enquanto se aquecia. E de novo lhe perguntaram: ‘Você não é um dos seguidores daquele homem?’ e a sua resposta nos assusta: ‘– Não, eu não sou!’ Outro homem perguntou: ‘Será que eu não vi você com ele no jardim?’ Ao que Pedro respondeu que não. E no mesmo instante ouviu-se o canto do galo, de acordo com o que Jesus predissera. Qual tem sido a nossa negativa quanto ao Senhor? Vale entrar-nos em nós e olharmos para vermos como temos agido. Senhor nos ajude a sermos leais servos teus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 7 de setembro de 2024

TUDO POR AMOR!

Quando Jesus disse isso, um dos guardas do Templo que estavam ali deu-lhe uma bofetada e disse: – Isso é maneira de falar com o Grande Sacerdote? – Se eu disse alguma mentira, prove que menti! – respondeu Jesus. – Mas, se eu falei a verdade, por que é que você está me batendo? Depois Anás mandou Jesus, ainda amarrado, para Caifás, o Grande Sacerdote”. (João 18.22-24).

Logo depois desta resposta de Jesus, um dos guardas deu-lhe uma bofetada. Ele queria mais respeito para com o Sacerdote. Jesus ainda disse: ‘Se eu disse alguma mentira, prove que menti! Mas, se eu falei a verdade, por que é que você está me batendo?’ Logo Anás enviou Jesus para o Grande Sacerdote Caifás. Como encaramos estes momentos da prisão de Jesus? Reconhecemos que estes momentos foram injustos? Como agir diante do inocente que é tratado como um criminoso? Precisamos anunciar que tudo foi por Amor. Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Único Filho para nos resgatar da morte eterna! Louvado seja Deus!  

Léo Lima

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

INÍCIO DO SOFRIMENTO!

O Grande Sacerdote fez algumas perguntas a Jesus a respeito dos seus seguidores e dos seus ensinamentos. E Jesus respondeu: – Eu sempre falei a todos publicamente. Ensinava nas sinagogas e no pátio do Templo, onde o povo se reúne, e nunca disse nada em segredo. Então, por que o senhor está me fazendo essas perguntas? Pergunte aos que me ouviram, pois eles sabem muito bem o que eu disse a eles”. (João 18.19-21).

Jesus é questionado sobre os seus seguidores e seus ensinamentos. Ao que Ele respondeu: ‘Eu sempre falei a todos publicamente. Ensinava nas sinagogas e no pátio do Templo, onde o povo se reúne, e nunca disse nada em segredo. Então, por que o senhor está me fazendo essas perguntas?’ O Mestre ainda mencionou que eles deveriam questionar os seus ouvintes. Jesus sabia que eles haviam aprendido muitas coisas com Ele. E como estamos fazendo para compartilhar as boas novas que Jesus nos ensinou? Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

PRIMEIRA VEZ!

“O outro discípulo, que era conhecido do Grande Sacerdote, saiu e falou com a empregada que tomava conta da porta. Então ela deixou Pedro entrar e lhe perguntou: – Você não é um dos seguidores daquele homem? – Eu, não! – respondeu ele. Por causa do frio, os empregados e os guardas tinham feito uma fogueira e estavam se aquecendo de pé, em volta dela. Pedro estava de pé, no meio deles, aquecendo-se também”. (João 18.16b-18).

Pedro obteve a permissão para entrar no pátio da casa do Sumo Sacerdote através do discípulo que os conhecia. A pessoa que deixou Padro entrar perguntou se ele, Pedro, era um dos seguidores de Jesus. Ele respondeu de imediato que não. Pedro encontrava-se no meio dos guardas que haviam feito uma fogueira e se aqueciam. E era o que Pedro fazia também. Desta feita foi a primeira vez que ele negou conhecer Jesus. como nós estamos fazendo para mostrar ao mundo que somos seguidores de Cristo? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

MOMENTOS ANGUSTIANTES!

Simão Pedro foi seguindo Jesus, junto com outro discípulo. Esse discípulo era conhecido do Grande Sacerdote e por isso conseguiu entrar no pátio da casa dele junto com Jesus. Mas Pedro ficou do lado de fora, perto da porta. (João 18.15-16a).

Pedro, que fora escolhido de forma especial, estava preocupado com o Senhor que se achava retido pelos soldados da guarda do Grande Sacerdote. Ele esperava acompanhar tudo de perto, porém estava com medo. Por isso ficou junto a porta. A ansiedade estava ardendo em seu coração. O que de fato poderia acontecer nesye momento? Ele indagava consigo mesmo. Pensar nos leva a entender e, talvez, era isso que Pedro fazia. E nós, como encaramos os momentos dolorosos do Senhor? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 3 de setembro de 2024

OS SEUS NÃO O RECEBERAM!

Em seguida os soldados, o comandante e os guardas do Templo prenderam Jesus e o amarraram. Então o levaram primeiro até a casa de Anás. Anás era o sogro de Caifás, que naquele ano era o Grande Sacerdote. Caifás era quem tinha dito aos líderes judeus que era melhor para eles que morresse apenas um homem pelo povo”. (João 18.12-14).

O primeiro lugar para onde levaram Jesus foi até a casa de Anás. Ele era o sogro de Caifás, o Grande Sacerdote. O líder dos judeus, Caifás, quem disse aos líderes: ‘que era melhor para eles que morresse apenas um homem pelo povo’. Eis que chegou o momento em que após ser preso, foi iniciado o julgamento de Jesus. Ele, que veio para os seus, mas eles não o receberam. Que possamos contar a todos, estes momentos marcantes para a humanidade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

MOMENTOS DIFÍCEIS!

Jesus disse isso para que se cumprisse o que ele tinha dito antes: ‘Pai, de todos aqueles que me deste, nenhum se perdeu’. Aí Simão Pedro tirou a espada, atacou um empregado do Grande Sacerdote e cortou a orelha direita dele. O nome do empregado era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: – Guarde a sua espada! Por acaso você pensa que eu não vou beber o cálice de sofrimento que o Pai me deu”? (João 18.9-11).

Entretanto, em meio ao caos, Jesus procurando pacificar a, eis que afoito, Pedro toma de uma espada e atacou um dos guardas do Grande Sacerdote. Jesus disse: - Guarda esta espada! Você acha que não vou cumprir minha missão? Este momento de grande apreensão foi marcante! Jesus assumindo tudo com respeito e firmeza diante dos propósitos divinos. Louvado seja o Senhor, que mesmo diante do caos Ele cumpre sua missão. Que possamos agir conforme Jesus nos ensinou.

Léo Lima

domingo, 1 de setembro de 2024

PROTEÇÃO DIVINA!

Judas, o traidor, estava com eles. Quando Jesus disse: ‘Sou eu’, eles recuaram e caíram no chão. Jesus perguntou outra vez: – Quem é que vocês estão procurando? – Jesus de Nazaré! – tornaram a responder. Jesus disse: – Já afirmei que sou eu. Se é a mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora”! (João 18.6-8).

Quem é que vocês estão procurando? – Jesus de Nazaré! – tornaram a responder. Jesus disse: – Já afirmei que sou eu. Se é a mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora’. Antes desta pergunta estava presente Judas. Ele que mostrou onde Jesus estava. Jesus sabia desde sempre o que aconteceria. Ele estava preparado. Mas, mesmo sabendo de tudo Ele ainda procurou uma maneira de tirar seus seguidores daquele lugar. Os discípulos que depois de todos os acontecimentos deveriam continuar  o ministério de Jesus. assim foi e assim é, Jesus procurando proteger os seus escolhidos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

SOMENTE AMOR!

“ Depois disso Pilatos quis soltar Jesus. Mas a multidão gritou: – Se o senhor soltar esse homem, não é amigo do Imperador! Pois quem diz qu...