segunda-feira, 22 de abril de 2019

SABEDORIA


Seja sábio, meu filho; então eu serei feliz e saberei dar uma boa resposta a quem me criticar. O homem sensato vê o perigo e se esconde, mas o insensato vai em frente e acaba mal”. (Provérbios 27.11-12).

Diz o dicionário que sensatez é ‘qualidade de sensato; bom senso, equilíbrio; ponderação ao tratar de assunto delicado ou difícil; prudência, precaução; atitude de quem é reservado, comedido; circunspecção e discrição’. Quem consegue agir de acordo com estas qualidades é uma pessoa sábia.

Para tanto o livro de provérbios mostra que não se deve afastar da sabedoria. ‘Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará’. (Provérbios 3.21-23). Que estas palavras sejam gravadas em nosso ser.

As lutas chegam a cada momento e Tiago ensinou que devemos ser perseverantes e colocarmos a sabedoria como nosso lema. ‘Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada’! (Tiago 1.2-4). Que consigamos refletir a cada manhã e agirmos com sabedoria a cada passo que dermos.
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM ATENÇÃO!

“ Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse: – De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um hom...