quinta-feira, 18 de abril de 2019

OBEDIÊNCIA


Baseado em: Mateus 26.17-46.
Judas combina com os principais sacerdotes para trair Jesus. Terça ou quarta feira? Na quinta à tarde, Jesus manda fazer os preparativos para a comemoração da páscoa. Esta era observada no dia 15 de Nizan. No dia 14 era a preparação da páscoa. A páscoa começava no dia 15 que se iniciava ao por do sol. Contenda ambiciosa entre os discípulos aconteceu e está registrada por Lucas. O lava pés dos discípulos aconteceu de forma inesperada por eles. Jesus prediz sua traição por Judas. Prediz, também, como Pedro o negará. Rápidos ensinos, inclusive sobre o grande mandamento. Institui neste dia a Ceia Memorial.
O discurso de despedida dos discípulos, parte no aposento, o restante durante o caminho para o horto. Jesus conduz os discípulos à oração. Depois de haver dado suas últimas instruções Ele fez a oração sacerdotal. Divide então os discípulos em grupos. Para o primeiro grupo diz: assentai-vos aqui. Levando consigo Pedro, Tiago e João o Senhor revela-lhes seu estado de tristeza e angústia.
Ora ao Pai revelando a fraqueza da carne, submetendo-se à vontade do Espírito. Ele repete a oração por três vezes. Valoriza para os discípulos a necessidade de vigilância e oração para livrar-se da tentação. Recorda-lhes sobre que a disposição do espírito não basta para vencer a fraqueza da carne e passado o perigo, eles podiam dormir em segurança.
Nosso Mestre e Salvador Jesus sofreu a terrível angústia no Getsemani, porque não estava ali somente sob o perigo de sofrimento e morte, que muitos têm suportado valentemente, mas porque estava já sentindo o peso dos nossos pecados que na cruz havia de cair sobre Ele.
Pela segunda vez foi e orou, dizendo: - Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado sem que eu o beba, seja feita a tua vontade.” (Mateus 26.42). Que faremos diante da sua agonia atroz?
Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...