quarta-feira, 18 de maio de 2022

EVITANDO CONFLITOS!

O filho sábio aceita os ensinamentos do pai, mas o que zomba de tudo nunca reconhece que está errado. Os bons serão recompensados pelo que dizem; os traiçoeiros só desejam a violência. Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo. Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja. Os homens honestos odeiam a mentira, porém os maus dizem coisas indecentes e vergonhosas. A justiça protege os inocentes, mas a maldade do pecador o leva à desgraça”. (Provérbios 13.1-6).

Novamente o destaque à sabedoria. Uma das ênfases é sobre a fala. ‘Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo’. Como é bom ser uma pessoa idosa. Lembro-me de quando jovem as palavras afloravam dos meus lábios, muitas vezes sem pensar. E, outras vezes me vi arrependida do que tinha dito. Na verdade, termos controle sobre as nossas palavras evita muitos conflitos. Vale pensarmos nesta porção da Palavra de Deus.

Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÓS O CONHECEMOS?

“ Ele respondeu: – Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é...