Translate

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

NÓS TE LOUVAMOS SENHOR!

Nós Te louvamos Senhor
Pelo ano de Bênçãos incontáveis.
Pelas vitórias imensuráveis.
Pelo trabalho que Te ofertamos.
Nós Te louvamos Senhor
Pois somente por Teu amor
Somente por Tua graça
Somente por Teu querer
Podemos agradecer.
Agradecer
Pelo dia que nasceu
Pelo sol que brilhou
Pelo pássaro que cantou
Pela criança que nasceu
Pela dor que do coração verteu
Pela lágrima que se escondeu...
Por tudo que aconteceu
Neste ano que se esvai
Resta-nos sem nem um ai
Louvar-Te! Cantar-Te! Glorificar-Te!!!
Do nosso Brasil e mundo cada irmão
Que num afã
Num ideal, numa só meta
O Teu Nome proclama
Com muito amor e fervor
Com todo destemor
Decidido em proclamar
O Teu nome glorificar.
Nós Te louvamos Senhor!
Pelo hoje, pelo agora,
Pelo ontem e o amanhã que não demora.
Nós Te louvamos Senhor!
Nós Te louvamos Senhor!!!

Léo Lima


terça-feira, 30 de dezembro de 2025

MUITAS BÊNÇÃOS!

Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adoração ao Eterno, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca do acordo." (I Crônicas 16.4).

Este é um dia muito especial para todos nós. É o penúltimo dia do ano. Temos como prioridade separar algum tempo de reflexão e introspecção. Começamos a olhar os dias que se foram e procurar ver neles as coisas boas e as dificuldades a que sobrevivemos. Não nos é possível ficar impassíveis ante as coisas que podemos recordar. Deus nos deu mais um ano de vida. Nasce então em nosso coração uma vontade muito forte de louvar a Deus e agradecer cada instante que vivemos. Se erramos, e como isso acontece, pedimos que o nosso Deus nos perdoe. Se acertamos, devemos agradecer a Deus pelas vitórias conquistadas. O rei Davi nomeou alguns homens da tribo de Levi para que prestassem um culto de louvor e adoração a Deus. Como Deus se alegra com os louvores que brotam de corações sinceros! Deus sempre nos oferece bênçãos que estão plantadas nas Suas promessas e não podemos esquecer de que Ele sempre é leal, nós e que muitas vezes nos afastamos Dele. Você consegue neste dia dizer que pode louvar e agradecer a Deus pelo ano que passou? Espero que sim. Desejo que Jesus já tenha operado o milagre da salvação em sua vida.

Léo Lima

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

CAMINHO ESTREITO!

"Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram." (Mateus 7.13,14).

Crer é muito fácil. Crer em Deus, ou como muitos dizem, crer em uma força maior, é ainda mais fácil. Entretanto, crer e aceitar o amor de Deus através de Jesus Cristo, arrepender-se dos pecados e escolher o caminho estreito, isto sim é um ato de fé. No caminho estreito são muitos os obstáculos a vencer. Por isso, poucos enfrentam com sinceridade de coração e firmeza de vontade.

Não podem desfrutar da alegria de uma vida livre e muitas, sabemos, chegam ao suicídio. Visto que elas possuem tudo que desejam, só não têm aquilo que completa o seu interior: Jesus. Elas estão percorrendo o caminho largo, cheio de facilidades e prazeres, mas desconhecem a alegria de conhecer o caminho estreito e percorrer esta trilha a cada dia, mesmo que às vezes com dificuldades.

Víver a vida com Cristo não é fácil. Mas se a pessoa tem uma experiência verdadeira, se ela se arrependeu verdadeiramente perceberá que é doce andar com Jesus. Fica mais fácil percorrer este caminho, pois Jesus mesmo prometeu que nos ajudaria a carregar a nossa cruz.

Jesus deseja que você escolha o caminho estreito. E você? Ficará apenas dizendo que crê em Deus? Você deseja fazer uma escolha melhor? Escolha o caminho estreito cujo fim é o lar celestial, a vida eterna. Louvado seja Deus!

Léo Lima

domingo, 28 de dezembro de 2025

SÓ MISERICÓRDIA!

Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas”. (Mateus 5.7).

Misericórdia significa não castigar alguém que merece ser castigado. Quantas vezes nos vimos nesta situação? Olhar uma pessoa que praticou algo que nos feriu e sentirmos amor apesar de tudo. Esta é a forma que Deus nos olha a cada manhã. Com suas misericórdias renovadas. ‘As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade’. (Lamentações 3.22.23).

Hoje, eu em especial contabilizo as misericórdias do Senhor que me dá e agradeço ao Pai a oportunidade de um dia de existência. Ele por seu amor e sacrifício remidor nos justificou por Jesus Cristo. ‘Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa’. (Tito 3.4-5).

Que a cada manhã possamos chegar diante do trono e agradecermos por tão grande amor pelo qual somos amados. ‘Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno’. (Hebreus 4.16).

Léo Lima

sábado, 27 de dezembro de 2025

LOUVANDO E AGRADECENDO!

“– Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará”. (João 16.23).

Estas palavras de Jesus mostram aos discípulos que não será mais preciso pedir nada a Ele, mas que deverão pedir ao Pai em nome de Jesus, que Deus vai aprovar. ‘Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa’. Nós desfrutamos desta maravilha que Jesus nos dá. Tudo o que solicitarmos em nome do Senhor Jesus, Deus vai nos atender. A forma como Ele vai consentir cada oração vai depender de cada um de nós. Só sabemos que é necessário louvar e agradecer a Deus por tantos benefícios que nos dá. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

CONTA AS BÊNÇÃOS!

Como são maravilhosas as coisas boas que guardas para aqueles que te temem! Todos podem ver como tu és bom e como proteges os que confiam em ti” (Salmo 31.19).

Cada dia irradia melodia! 

Só aprecia tudo isso quem tem Cristo.  

Quem sem mentir

Puder sorrir,  sentir,  puder somar!

Somar cada ação, cada porção, cada quinhão recebido.  

O dia vivido o minuto sofrido

Precisa ser dividido. 

Deve ser esquecido.

Para que a oração seja só gratidão! 

Assim, a multiplicação aquece o coração! 

Conta as bênçãos!

Para glorificação de Cristo!  

Conta as bênçãos, são tantas, não é irmão?

E a sós, em profusão derrama o coração.  

Deposita ao pé da cruz as alegrias por Jesus!

Conta as bênçãos de tanto amor que nos legou o Salvador!

Leo lima


quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

NASCEU JESUS!

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Isaías 9.6).

Os adjetivos que vemos e que qualificam este acontecimento da história do mundo, o nascimento de Jesus Cristo, é dos fatos o mais importante, pois determinam o Seu poder.

Comemoramos o Natal. É festa! Quando toda criatura se lembra da fraternidade; da grande troca de presentes; de partilhar alegrias; de que somos irmãos. Entretanto, me preocupo somente com você. Como você está neste Natal? O que está pensando sobre o aniversariante? Ele nasceu por você. Nasceu para você. Mas, nasceu em você? Como é o seu relacionamento com o mais humilde, amável, Divino aniversariante?

Sabe? Ele que tem todo poder no céu e na terra, que é Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz. Ele que tem o maior amor que jamais alguém sentiu por você. E, para que você desfrute de tudo o que Ele pode oferecer, é preciso que O deixe nascer no seu coração. Somente assim poderá desfrutar do céu com Ele.

Meu desejo é que neste Natal você possa receber o maior presente ofertado pelo próprio Aniversariante! Deixe-O nascer em seu coração! ‘O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz!’ (Isaías 9.2).

Léo Lima

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

AMOR DIVINAL!

Eu poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada”. (I Coríntios 13.3).

Amor! Amor! Amor! Nasceu de mim, nasceu de ti, nasceu da alma’, este é o refrão de uma música popular. Amor mesmo eu só posso ter se ganhar daquele que é PURO AMOR. Nosso Deus. Não há um amor igual ao amor de Deus, porque só esse amor, através de Jesus, pode transformar as nossas vidas e nos aperfeiçoar. Deus é amor.

Ao refletirmos em Deus e sua essência de amor vamos ter de forma real a tríplice expressão de Amor. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Jesus mostrou-nos em sua missão na terra que não existe maior amor do que este: Dar a vida por outras pessoas. ‘Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor’. (I João 4.8).

Ele deixou muito claro que seu amor extrapola a todo entendimento e que, se desejarmos nos preencher dele, logo saberemos como se ama. O nosso amor é falho e egoísta. Tantas vezes ao atentarmos para ele só podemos considerar uma centelha de amor em nós. ‘Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus’. (I João 4.7). Que possamos buscar o amor divino para amarmos verdadeiramente. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

REMIDOS POR AMOR!

No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”. (I João 4.18).

O amor é um sentimento que impulsiona cada criatura a seguir com otimismo. Deus é amor. O amor de Deus para conosco é tão grande e puro que Ele se deu a si mesmo por nós, através do seu Filho Jesus. Portanto, se somos possuidores do amor de Deus, logo não podemos ter medo do que nos possa acontecer. Estreitar os laços com Deus requer muita proximidade e intimidade com Ele. Para desfrutarmos deste  amor único precisamos permitir que Cristo nos perdoe e nos transforme. E para que isto aconteça basta que crermos neste amor transformador e, ainda que confessemos a Ele os nossos pecados. No amor de Jesus não há medo. Quem sabe neste momento você esteja pensando como fazer para participar desde amor infinito. Busque a Deus agora, pois Ele está esperando por você. Louvado seja Deus!

Léo Lima

domingo, 21 de dezembro de 2025

CONSOLIDADOS NO SENHOR!

Ó Senhor, aqueles que te conhecem confiam em ti, pois não abandonas os que procuram a tua ajuda”. (Salmo 9.10).

Mais vale uma pessoa amiga do que uma fortuna. E, quando podemos confiar no Senhor que nunca desampara quem nele confia, nosso viver passa a ser vivido com serenidade e segurança. A garantia é almejada por todos e só podemos tê-la se permanecermos firmados no Senhor. E esta vida se deve ao fato de que, ‘Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve’. (I João 5.14). Sim. O Senhor está atento aos clamores dos seus filhos e os ama como pai. Realmente, se estamos diante do Senhor em todas as nossas atividades e buscamos fazer tudo que agrada ao Senhor é possível exclamar: ‘Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém’! (Romanos 8.31).

Léo Lima

sábado, 20 de dezembro de 2025

MINHA MISSÃO!

Por isso, farei sempre com que vocês lembrem dessas coisas, embora já as conheçam e estejam firmes na verdade que receberam. Penso que, enquanto eu viver, é justo que faça com que vocês lembrem dessas coisas”. (II Pedro 1.12-13).

Esta carta de Pedro é repleta de lembranças das coisas que ele mesmo aprendeu com o Mestre. Ele mostra seu desejo, enquanto viver, de lembrar os cristãos de que tudo que Jesus ensinou deve estar arraigado em nossa nova mente, pois nascemos de novo, e a vida que vivemos é para a vida eterna. O apóstolo Paulo fala sobre a excelência da pessoa e obra de Cristo, depois de vários argumentos, ele nos mostra a solução para qualquer dúvida que exista sobre Jesus Cristo. ‘Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda a criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro’. (Colossenses 1.23). Paulo também nos deixa uma condição para que estejamos sempre convictos, isto é, sem dúvida nenhuma! Os apóstolos de Jesus estavam preparando outras pessoas para continuarem a missão dada por Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

Obs. Devo informar, você que lê estas reflexões, que as reflexões sobre a segunda carta de Pedro continuarão no próximo mês de Janeiro, entre os dias cinco a dez de janeiro. Obrigada e um final de ano na paz e amor do Senhor Jesus. Obrigada LL

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

CONVICÇÃO E FÉ!

Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (II Pedro 1.10-11).

Pedro fala sobre a condição para entrarmos no Reino Eterno do nosso Senhor. Essa condição é ficar firme, a cada dia mais, mantendo a convicção de que Deus nos chamou e escolheu. Pedro ainda explica, que se ficarmos firmes, existe a grande possibilidade de não abandonarmos a fé. Somente com esta firmeza poderemos desfrutar da presença, no Reino eterno do Senhor Jesus Cristo. Fazendo isso vamos consolidar nosso chamado e eleição. Perseverança, é o que necessitamos praticar. Deus nomeia e chama à dependência e à santidade. Temos fé, as obras devem ser uma prática natural. Em sua carta Tiago escreveu: ‘Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé’. (Tiago 2.18). Como estamos desenvolvendo o ministério a nós confiado por Deus? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

DESVENDA OS MEUS OLHOS!

Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados”. (II Pedro 1.9).

Pedro, nesta porção da sua carta, chama a atenção dos cristãos que muitas vezes se encontram cegos, por não conseguirem distinguir o que Deus faz e poderia fazer na vida de cada um. Se pensarmos em nosso grandioso Deus como guia de pessoas cegas, poderemos conhecer o cuidado do nosso Pai para conosco. Um cego não pode encontrar um caminho que desconhece e mesmo que conheça não é simples passar por ele, porém um caminho que ele não conhece é muito complicado caminhar sem um guia. Nós somos cegos por natureza com referência ao caminho da salvação. Entretanto, neste caminho é o Espírito do Senhor quem nos conduz e nos leva a si mesmo, e desta forma, Ele abre os nossos olhos. Se nos recordarmos que já fomos perdoados, porém, tantas vezes nos sentimos cegos por não olharmos com olhos da fé. Uma coisa que podemos fazer é clamar como o salmista: ‘Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei’ (Salmo 119.18). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

VITÓRIA PELO AMOR!

A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo”. (II Pedro 1.7-8).

A ênfase que Pedro oferece neste texto é quanto as relações humanas dentro da igreja de Cristo. Ele destaca a amizade que deve ser companheira do amor. O amor deveria mover todas as pessoas. mas, como viver em amor? Quando nos sentimos no centro da vontade de Deus, seja qual for a atividade que Ele nos solicite, passamos a desfrutar como que de um lugar de plena paz! E esta paz interior é uma consequência normal que Cristo mesmo prometeu: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vos dou como o mundo a dá’. Se conseguimos compartilhar com os nossos irmãos uma parcela do amor de Deus que deve estar em nós, a paz será real. Somos vitoriosos a partir do momento que entregamos nossa vida nas mãos de quem triunfou sobre a morte! A vitória é conquistada pelo amor de uns para com os outros, em especial daquelas pessoas que ainda não viveram uma experiência com Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

VIRTUDES CRISTÃS!

Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus”. (II Pedro 1.5-6).

Eis que o apóstolo Pedro destaca que as virtudes é que vão produzir uma vida cristã completa e frutífera. ‘Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor’. (Isaías 11.2-3). Pedro lembra de algumas virtudes que Jesus recebeu e nos deixou como exemplo. A sabedoria, o conhecimento, a competência e o poder estavam sobre Ele; e além do temor ao Senhor iria conhecer a perfeita vontade divina, sendo que Jesus obedecia ao Pai. Pedro lembrou também, que o conhecimento leva ao domínio próprio. Que a reverência para com Deus deve ser genuína e deve governar todas as nossas atitudes em todos as ocasiões da nossa vida. Louvemos e adoremos ao Senhor com nossas virtudes. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

GRATIDÃO E ALEGRIA!

Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina”. (II Pedro 1.4).

 Aqui Pedro lembra que Deus tem dado dons especiais de acordo com a promessa. Ele menciona que o Senhor deu esses dons para que pudéssemos, pela transformação da nossa mente, tomar parte na natureza divina, e depois da transformação, possamos executar os planos do Senhor. Dons são capacidades, aptidões e habilidades especiais cedidas por Deus à pessoa para que ela consiga servir a Deus. São também, uma mostra da graça de Deus e são essenciais para o aperfeiçoamento da Igreja. Quando sentimos que Deus nos deu um dom ou mais de um, devemos agradecer e nos alegrar no Senhor. Este deve ser um ato contínuo e constante na nossa vida. Alegrarmos e entregarmos o que somos para que o Senhor atue de forma tal que vamos ver que, de fato, a atuação de Deus em nós tem o melhor resultado. Louvado seja Deus!

Léo Lima

domingo, 14 de dezembro de 2025

CAMINHO DO SENHOR!

O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade”. (II Pedro 1.3).

Pedro está lembrando seus leitores de que temos tudo que é necessário para suprir nossas necessidades físicas e espirituais. Para vivermos uma vida que agrade a Deus, Pedro ressalta que o conhecimento que ele e os discípulos receberam do Senhor Jesus e que transmitiram a eles é a essência do Evangelho de Cristo. Ele os chama ao equilíbrio entre a graça divina e o esforço humano. Fomos chamados a tomar parte na própria glória e bondade de Jesus. Tudo que nos é necessário para o conhecimento de Deus adquirimos dele mesmo e é para nosso crescimento e fortalecimento espiritual. Pedro enfatiza que somente o conhecimento verdadeiro e uma vida de piedade é o que precisamos para nossa plena comunhão com Deus. Se o Espírito de Deus reside em nosso ser, vamos andando no caminho do Senhor, usufruindo de uma pequena parcela do que será o céu. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 13 de dezembro de 2025

TESTEMUNHANDO!

Eu, Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta a vocês que, por causa da bondade do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam uma fé tão preciosa como a nossa. Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor”! (II Pedro 1.1-2). 

Pedro inicia sua segunda carta que é direcionada aos irmãos que estão distantes. Lembrando a cada um sobre a bondade de Deus, de quem receberam a fé que é tão preciosa. Saúda-os com a graça e a paz e deseja que eles sejam abençoados com toda sorte de benefícios. Que o pleno conhecimento do Senhor seja expandido no seio da igreja para que o ministério seja profícuo. A partir do momento que cremos no Senhor Jesus como SENHOR nosso, temos uma transformação da nossa mente e o efeito é o seu Espírito em nós e então passamos a dar frutos. Que os frutos que vamos produzir seja amor, alegria e paz que nos deem a coragem para prosseguirmos testemunhando da nossa fé. Louvemos e adoremos ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

FRATERNIDADE!

A igreja que está em Babilônia, escolhida também por Deus, manda saudações. O meu filho Marcos também manda saudações. Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Que a paz esteja com todos vocês que pertencem a Cristo!” (I Pedro 5.13-14).

Pertencentes a Cristo. Pedro manda saudações para a igreja presente em Babilônia, e diz que: ‘escolhida também por Deus’. É bom termos notícias de que o Evangelho desde Pedro, chegou a lugares que não pensávamos. Afirma que as saudações são de Marcos também, este que acompanha Pedro e que Pedro considera como um filho. Ainda a sugestão de que os irmãos de lá se cumprimentem com beijos santos. Pedro mencionou que Jesus é a Pedra viva e Ele foi aprovado por Deus, mas que nós os redimidos devemos ser: ‘vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo’. Diante da grandeza de Deus podemos ver o quão pequenos somos. Somos pequenos diante da vida, do presente, e até do futuro, só temos o presente, o futuro aguardamos viver. Uma igreja do Senhor, esteja onde estiver, é composta por pedras vivas de um edifício espiritual. Pedro, então envia o desejo de paz para todos e sugere que se cumprimentem, uns aos outros com beijos santos. Somos pertencentes desta unidade em Cristo e precisamos buscar falar deste amor que redime. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

FIRMADOS NA GRAÇA!

Escrevo para vocês esta pequena carta com a ajuda de Silas, a quem eu considero um fiel irmão na fé. Quero animá-los e dar o meu testemunho de que as bênçãos que vocês têm recebido são uma prova verdadeira da graça de Deus. Continuem firmes, pois, nessa graça”. (I Pedro 5.12).

O testemunho de Pedro aos cristãos é repleto de palavras que incentivam e animam. Ele citou que Silas o ajudou com a escrita. Ele menciona que as bênçãos de Deus são enviadas de acordo com a graça dada por Deus. E é também uma prova do amor divino para com todos. Paulo também disse que: ‘Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós’. (Romanos 5.8). O amor de Deus é oferecido ao homem porque a essência de Deus é amor. O homem, por si mesmo, não faz jus a este amor. Temos a prova do amor de Deus para conosco em que Cristo nos amou e morreu quando ainda éramos pecadores 'antes de aceitarmos a salvação por Cristo'. Quando fazemos um paralelo da justiça e ira de Deus é que a riqueza da Sua graça se torna nítida para nós, pois a justificação é imediata. Que nos firmemos no amor e na graça de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

DEUS É PRESENTE!

Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. A ele seja o poder para sempre! Amém!” (I Pedro 5.10-11).

Pedro reafirma sobre o grande amor que Deus tem por nós. fomos chamados para tomarmos parte na eterna glória de Deus. Ele está nos aperfeiçoando e está pronto para defender-nos de qualquer ataque, e nos dará segurança. ‘O Senhor Deus está alerta para defender a verdade e atrapalhar os planos dos mentirosos’. (Provérbios 22.12). Deus está alerta. Como é bom sabermos que a atenção do Senhor é certa e ama a verdade, mas abomina os planos que os mentirosos fazem. A justiça divina é real para os que, como Ele, amam a verdade. Temos a promessa de Jesus que estaria nos defendendo de todas as ciladas que o inimigo possa estar preparando para nós. nesta certeza podemos glorificar ao Senhor . Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

SEMPRE ALERTAS!

Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos”. (I Pedro 5.8-9).

Eis que Pedro faz um alerta aos líderes cristãos. O que significa estar alerta: ‘sinal, ordem ou aviso para estar vigilante’, portanto, estar alerta nesta situação é ver algum sinal diferente, que requer sua atenção maior. Pedro mostra que o inimigo está a espreita buscando quem possa tragar: ‘o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar’. ‘Estejam alertas e fiquem firmes na fé. Sejam corajosos e fortes’. (I Coríntios 16.13). Paulo escrevendo aos cristãos de Corinto, também faz um alerta. Os dias em que vivemos estão nos oferecendo momentos de ansiedade muito maior que os que a história nos revela! É que a violência está devastando em todos os lugares. As famílias não têm tranquilidade. Mas, com tudo o que ocorre todos estão alertas, principalmente quando se anda pelas ruas. O momento mostra que o cuidado que devemos ter deve ser redobrado. Se nós colocarmos, como o mais importante para nós, a nossa fé em Deus aí teremos vitória e paz. Uma vida onde a tranquilidade é a tônica! A necessidade é estar alerta, e ainda mais depositar no Senhor a nossa confiança!

Léo Lima

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

CONCORDÂNCIA!

Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês”. (I Pedro 5.6-7).

Pedro enfatiza novamente a necessidade da prática da humildade. E, comprovado está que nada pode servir de maior concordância entre as pessoas que o respeito recíproco. Somente com respeito haverá a paz e a harmonia que são fundamentais para uma vida feliz. Mesmo se a pessoa estiver passando por períodos complexos deverá primar por uma conduta leve. Visto que, poderá depositar no Senhor seus temores e aflições: ‘Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós’. Ela pode então, passar a desejar uma vida tranquila pois Jesus mesmo prometeu: ‘E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir’.  (Lucas 12.22). Pedro termina esta porção da Palavra concordando com os ensinos de Jesus. Como estamos vivendo cada momento das nossas vidas? Louvemos e adoremos ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 7 de dezembro de 2025

AJUDANDO COM AMOR!

E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes’!”. (I Pedro 5.5).

Eis que Pedro fala novamente sobre a humildade. Condição, esta, tão necessária para o viver do cristão. A menção aqui é para os jovens. O ditado: ‘Uma mão lava a outra’, serve para nos lembrar que devemos e podemos nos ajudar mutuamente,Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!’. (Isaías 41.6). Se o nosso comportamento não está mostrando que somos pessoas simples, mas resplandecente do amor divino, precisamos fazer uma autoanálise sobre o que fazemos. Deus não se agrada dos orgulhosos, de acordo com Pedro, mas de um coração humilde ele se alegra. Assim, se levantarmos o nosso olhar e apreciarmos o que está ao nosso redor com espírito humilde, Deus nos coloca na mais alta conta. ‘Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: - ‘Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes’. (Tiago 4.6). Podemos nos olhar e nos alegrar junto ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 6 de dezembro de 2025

BOM PASTOR!

Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho”. (I Pedro 5.3-4).

Eis que Pedro faz um alerta para os cristãos para que tenham cuidado com as ovelhas que fazem parte do rebanho de cada um. Lembra ainda, que elas estão entregues aos cuidados de cada pastor. Pedro falou que o Grande Pastor vier: ‘vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho’.  Vale lembrar, também, que o profeta Isaías fala do Eterno pastor que chegaria até a levar nos braços as suas ovelhas, as pessoas que nele esperariam. “O salmista Davi, no Salmo vinte e três disse quando falou deste pastor que já o conduzia, disse que: ‘nada me faltará’. Sobre este mesmo pastor de quem Isaías fala, Davi ainda diz: "Ele me guiará mansamente por águas tranquilas'. Esta expressão soa-nos como promessa especial, pois Jesus mesmo afirmou: 'Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.' Davi ainda disse: 'mesmo que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque Tu estás comigo' nestas expressões o poeta Davi sabia o que falava, pois usufruía do amparo deste Pastor que é único. Jesus Cristo deseja ser seu guia também. O alerta de Pedro vem em boa hora. Como estamos vivendo nossa responsabilidade na execução da missão que Jesus deixou para nós? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

ENCARGO ESPECÍFICO!

“Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir”. (I Pedro 5.2).

Pedro menciona o cuidado que os líderes precisam ter com as pessoas que fazem parte do rebanho de cada um. Diz mais, que todos devem realizar sua missão de boa vontade, sem anseios de obter recursos financeiros. O desejo de cada líder deve ser o de servir para a maior expansão desta palavra. Chegará o momento em que todas as coisas serão concentradas em Cristo que reinará com todo poder e glória para todo o sempre. O nosso encargo é específico, pois fomos alcançados pelo seu imenso amor e resgatados para vivermos em sabedoria, de forma prudente, santa e irrepreensível para darmos testemunho da glória de Deus. De que forma estamos dando o nosso testemunho? Louvado seja Deus!

 Léo Lima


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

TESTEMUNHA!

Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada”. (I Pedro 5.1).

Pedro se comunica com especificidade aos presbíteros como ele. Ele não se considera superior aos outros líderes. Mostra seu espírito de humildade e simplicidade. Ele faz um destaque em que foi testemunha dos sofrimentos de Jesus Cristo. Existem algumas ocasiões em que ser testemunha de um episódio só provoca contratempos. Mas a situação mencionada foi de um testemunho para que o reino de Deus se expandisse. Pedro se iguala aos demais líderes para aconselhá-los e mostrar sua convicção de que vai participar da glória que será revelada. Lembra ainda, que ele está a cada momento anunciando as boas novas de salvação a respeito do Filho único de Deus, Jesus Cristo. Busca enfatizar que diz a verdade e que tem Deus como testemunha. Nós estamos mesmo a serviço do Rei? Que possamos nos firmar cada vez mais na nossa responsabilidade de divulgar esta tão especial notícia! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

DEPENDENTE DE DEUS!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?’ Por isso os que sofrem porque esta é a vontade de Deus para eles devem, por meio das suas boas ações, entregar-se completamente aos cuidados do Criador, que sempre cumpre as suas promessas”. (I Pedro 4.18-19).

Pedro faz um desafio para os cristãos que sofrem. A pessoa que sofre, segundo a vontade de Deus, deve entregar-se de forma completa aos cuidados do nosso Criador e continuar a praticar boas ações. Como é bom estarmos descansados no Senhor. Adoração. Adorar a Deus é o caminho para que façamos a vontade dele. Deus olha para o nosso interior e vê o que sentimos e pensamos. Se nos colocarmos de forma completa dependentes da graça divina, podemos usufruir das bênçãos que Ele nos dá. E nós, como estamos agindo? Que nossas atitudes sejam de acordo com a vontade de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

PREPARAÇÃO!

Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não creem no evangelho de Deus?” (I Pedro 4.17).

Pedro faz alusão sobre o julgamento. Se pensarmos em estar frente a um juiz aqui neste mundo, nos acomete um sentimento de apreensão e até de medo. Mas não estamos e o julgamento desta feita é o divino. Pedro fala que o julgamento será iniciado com o povo de Deus. O salmista disse: ‘Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar. Ele mesmo julgará o mundo com justiça; julgará os povos com retidão’. (Salmo 9.7-8). Ele menciona palavras proferidas pelo Senhor sobre seu justo julgamento. E reafirma que é somente Deus quem julga. Que possamos refletir sobre estas palavras que nos convidam a divulgar o reino de Deus e a nos preparar cada dia para este momento grandioso. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores, pois somente Ele é digno da nossa adoração.

Léo Lima


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

VENCEDOR NA DOR!

Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome”. (I Pedro 4.15-16).

Pedro mostra neste texto de que forma o cristão pode sofrer. Se você estiver sendo perseguido por ser cristão, Pedro diz que a pessoa não deve se envergonhar por estar sofrendo por ser cristão. Se não estiver sofrendo por ser uma pessoa que pratica crimes, que fique em paz. Paulo disse em sua carta aos Romanos: ‘Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou’. (Romanos 8.35-37). Por este texto podemos perceber que a vida do crente não será feita somente de alegrias e coisas boas, pois o apóstolo disse que nada pode separar a pessoa do amor de Deus. Portanto, nenhuma aflição que nos assalte poderá diminuir esta alegria e o prazer da certeza do céu por este incomparável amor de Deus por nós e em nós. As dificuldades são muitas para todos nós, mas Deus é presença que fortalece e restaura! Pedro finalizou que é preciso que: ‘agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome’. Ser cristão deve ser um motivo especial na vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

O SENHOR É PRESENTE!

“ Todos os dias esse homem bom, que vivia entre eles, ficava muito agoniado ao ver e ouvir as coisas más que aquela gente fazia. Tudo isso n...