Translate

domingo, 31 de agosto de 2025

ACEITAÇÃO DE AMOR!

Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês. Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos judeus a fim de mostrar que Deus é fiel, para fazer com que se cumprissem as promessas feitas por Deus aos patriarcas”. (Romanos 15.7-8a).

O apóstolo Paulo nesta porção da sua carta menciona a aceitação das pessoas como elas são. E deve ser colocada em prática a cada momento. Deus se alegra quando vê que estamos vivendo em amor de acordo com a Palavra do Senhor. E Paulo lembra isso de forma clara: ‘Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês’. Lembra ainda, que Cristo se tornou servo dos judeus com a finalidade de mostrar que Deus é fiel em tudo. Sim. No exemplo deixado por Jesus podemos ver de colocando de lado as falhas e escrúpulos deles, Cristo os recebeu. Por que pra Jesus: ‘Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus’. (Gálatas 3.28). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 30 de agosto de 2025

LOUVANDO E ADORANDO!

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus! E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 15.5-6).

Ao executarmos o amor, a doação, o perdão e o serviço tudo a partir daí é feito ao outro com contentamento e resultam em uma afinidade. Jesus foi exemplo destas práticas. Desejamos o amor, o perdão, a doação e quando somos servidos ficamos felizes. Mas aqui Paulo recomenda que devemos exercitar também a paciência e a coragem, e, assim seguirmos o exemplo de Cristo. Paulo diz: ‘E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo’. Seguindo a Cristo de tal forma que todos possam ver Cristo em nós estaremos, junto aos amados, louvando e adorando a Deus, nosso Pai. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

VIVER OS ENSINOS DO MESTRE!

Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão”. (Romanos 15.4).

Eis mais umas palavras de aconselhamento que Paulo escreve aos cristãos de Roma. As Bíblia é composta de muitas coisas. Elas existem para que nosso aprendizado seja eficiente, além de nos mostrar o plano redentor de Deus. Os ensinamentos que ela nos oferece só nos fazem melhores. Também, para que tenhamos esperança a qual nos capacita com paciência e a coragem que ela nos dá. Se nosso coração nutre a esperança, logo exercitaremos a paciência que é uma atitude especial para vivermos em comunidade. Coragem: ‘firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil’. A coragem é uma importante ferramenta para uma vida com Cristo. Estamos vivendo uma época em que o inimigo está muito ativo, coisas impensadas estão acontecendo no mundo todo. Que possamos estar firmes no Senhor para vivermos conforme Ele nos ensinou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

PLANO DE AMOR!

Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo; pelo contrário, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim’.” (Romanos 15.3).

Paulo inicia este versículo destacando que nem mesmo Jesus Cristo procurou fazer o que ele preferia. Ao contrário, nas profecias estavam descritas muitas coisas que Ele passaria. ‘As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim’. Jesus servo sofredor sentiu que os insultos caíram sobre ele. Ele sofria, mas seguia seu ministério a fim de cumprir os planos de Deus. Estes insultos não tiravam o objetivo e nem o levava a rentar agradar a si mesmo.  Os cristãos romanos estavam com pequenas disputas. O conselho do apóstolo Paulo era de que eles deveriam levar em consideração os mais fracos na fé. Jesus veio para cumprir o plano de Amor da parte de Deus. Ele foi o maior modelo de como devemos amar. Que possamos amar uns aos outros conforme Cristo nos amou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

ATITUDES DE AMOR!

Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos. Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé”. (Romanos 15.1-2).

Paulo destaca que se somos mais fortes que os mais fracos é preciso que os ajudemos a levar seus problemas e não pensemos somente em nós. ‘Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir’ Com esta palavra de Paulo aos cristãos é preciso estarmos atentos a cada atitude nossa. Muitas vezes quando nos damos conta já fizemos algo que não gostamos. Paulo lembra que todos os cristãos devemos ser exemplo. Se eu olhar tudo que fiz neste dia ficarei satisfeita com tudo? Portanto, examinar nosso modo de agir deve nos levar a atitudes de amor. Além de olharmos para nós mesmos devemos ajudar uns aos outros. Que possamos estar diante do Senhor com nossos corações em paz. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 26 de agosto de 2025

NEM TUDO CONVÊM!

Mas quem tem dúvidas a respeito do que come é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E o que não se baseia na fé é pecado”. (Romanos 14.23).

Para o apóstolo Paulo, a convicção de coisas que nos convém, deve estar estruturada na Palavra de Deus. Ele falou aos crentes de Corinto que: ‘Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas’ (I Coríntios 6.12). As palavras de Paulo soam como um aviso sobre os perigos da libertinagem. Somos livres em Jesus Cristo, entretanto que essa liberdade não nos leve a distanciar do Senhor. O apóstolo mostra aqui que podemos controlar nossas vontades e fazer aquilo que não vai prejudicar o outro. O pecado traz implicações e necessitamos dominar nossas ações. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

APROVADO ESTÁ!

O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer!” (Romanos 14.21-22).

Paulo continua neste pondo de que não devemos escandalizar um irmão mais sensível, e, para isto, não comer carne, não beber vinho, nem outra qualquer coisa que provoque o seu irmão a cair em pecado. Entretanto, Paulo diz que: ‘Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto’. E agora vamos ver o que poderia ser com, ‘Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer’. É preciso ter convicção de que a nossa fé está perante Deus, sem jamais duvidarmos de que Ele pode proporcionar alegrias e grandes realizações por sua presença em nós. Quando esta fé estiver plenamente em nós, teremos condições de não nos condenarmos naquilo que aprovamos, pois que o Senhor já aprovou antes. A nossa fé precisa ser vista por nós como vemos a claridade do sol! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 24 de agosto de 2025

EDIFICAÇÃO!

Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé. Por uma questão de comida, não destrua o que Deus fez. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado”. (Romanos 14.19-20).

A edificação espiritual deve ser mútua, de cada cristão e da igreja. O profeta Isaías falou: ‘Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte’. (Isaías 41.6). Esta é uma das atitudes que, como cristãos devemos ter. Todos somos feituras de Deus através da redenção por Jesus, tanto os fortes como os mais fracos. Qualquer coisa que vamos fazer deve ser levado em conta que pode escandalizar os outros. Que cada um de nós possamos agir de tal maneira que façamos o que Isaías mencionou. Nosso espírito deve ser de ajudar com gestos e palavras de incentivo. Precisamos nos ater às coisas que edificam. O louvor e a adoração precisam estar presentes na nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 23 de agosto de 2025

PAZ E ALEGRIA!

Não deem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos (Romanos 14.16-18).

Paulo continua a dar ênfase no assusto de ofender um irmão simplesmente por ele não pensar da mesma forma que a gente. Nem sempre uma coisa que é boa para mim vai ser de igual forma para outra pessoa. A liberdade deve ser observada de acordo com o respeito que se deve ao nosso próximo. Paulo se preocupava com o que poderia enfraquecer os mais fracos. O Reino de Deus não se prende a questões como comida ou bebida, porém o viver com retidão. O interesse de Paulo se mostra pela dimensão moral e ética que são destacadas em suas cartas. O que o crente deve fazer: ‘viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. A alegria que é dada pelo Espírito Santo é que precisa ser a ênfase da vida do cristão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

RESPEITO E CAUTELA!

Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come”. (Romanos 14.15).

Paulo continua a dar ênfase ao cuidado que devemos ter para com o que fazemos que pode fazer com que a pessoa mais simples enfraqueça na fé. Ele, por ser mais ‘fraco’ pode ficar triste, e, de acordo com Paulo o cristão mais forte de convicções deve estar disposto a fazer adaptações em sua conduta por amor a tais irmãos. O que é possível que um irmão pode ser destruído por outro. Agora sim, o conselho é: ‘Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come’. O cuidado é necessário com o que fazemos deve ser a cautela, pois cada pessoa tem o seu modo de ver as coisas. Além do que, o respeito é o companheiro que precisamos ter sempre presente nas nossas vidas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

PENSAMENTOS!

Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele. (Romanos 14.14).

Aqui Paulo fala sobre nossos pensamentos e as nossas conclusões que é uma referência sobre o que é puro ou impuro. ‘Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro’. (Bíblia Nova Versão Internacional) Jesus mesmo falou: ‘Jesus chamou a multidão e disse: – Escutem e entendam! Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura’. (Mateus 15.10-11). É isso que Paulo afirma e vale lembrar que o que pensamos é o reflexo do que sai da nossa boca. Os pensamentos mostram o nosso eu. Que possamos viver de tal maneira que mostremos Jesus em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

CUIDADO!

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado”. (Romanos 14.12-13).

Você pensa, pelo menos, algumas vezes nesse prestar contas? E como devemos pensar! Aqui Paulo recomenda que, além de prestarmos contas a Deus, ainda precisamos parar de olhar o que as pessoas fazer e até, às vezes, parar de criticá-las. Vale lembrar que nós não devemos fazer com que nosso irmão tropece e até chegue a pecar. Então, se queremos ter o Senhor reinando nas nossas vidas por completo, precisamos deixar de lado todos os pensamentos críticos, visto que estes pensamentos podem se transformar em palavras e as palavras podem ofender nosso irmão. Com esta parte da carta, Paulo faz um apelo lembrando que vamos prestar contas ao Senhor. Que possamos buscar a cada dia a nossa santificação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 19 de agosto de 2025

DE JOELHOS!

É isto o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que eu sou Deus’.” (Romanos 14.11).

Aqui Paulo nos mostra que Isaías profetizou as palavras do Senhor: ‘Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo e a minha Palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua’. (Isaías 45.23). O dia chegará em que estaremos diante do Senhor e nos ajoelharemos para glorificar ao Senhor dos senhores. A adoração se fará diante de todos. Poderemos confessar com cânticos que o Senhor Reina. Quão grande e terrível dia será. Ajoelhemos todos os dias. Que possamos estar diante Dele com adoração e louvor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

SEM JULGAMENTOS!

Portanto, por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão? E, você, que come de tudo, por que despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele”. (Romanos 14.10).

Paulo inicia esta porção lembrando-nos de que seremos julgados por Deus: ‘Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele’. Portanto, se comemos verduras temos o direito de julgar quem não como igual a gente? O julgar, ou o desprezar alguém por fazer as coisas de forma diferente de nós, não agrada ao Senhor. Precisamos nos lembrar mais uma vez que o julgamento pertence a Ele. Precisamos exercitar a maneira mais prática de dominarmos os nossos pensamentos, pois eles podem nos levar ao pecado. Que possamos adquirir atitudes que mostram que o Senhor vive em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 17 de agosto de 2025

SOMOS DO SENHOR!

Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos.   Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor. Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos. (Romanos 14.7-9).

O cristão com toda a consciência deve se lembrar de que é do Senhor. A nossa vida como servos de Deus é dedicada a Ele, por isso, o apóstolo Paulo está lembrando os cristãos de Roma. Não vivemos para nós mesmos e não morremos para nós mesmos de acordo com Paulo. Se somos do Senhor pelo sacrifício de Cristo Jesus, tudo o que fazemos deve estar de acordo com os seus ensinamentos. ‘Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos’. Somos do Senhor por toda a eternidade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

 

sábado, 16 de agosto de 2025

PARA A GLÓRIA DE DEUS!

“Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus”. (Romanos 14.6).

Que valor estamos dando quando destacamos um determinado dia? O dia não seria para honrar ao Senhor? Seja o que for que você vai fazer em algum dia deve fazer de tudo para honrar a Ele. Paulo ao escrever aos crentes de Corinto lhes disse: ‘Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus’. (I Coríntios 10.31). Nós estamos agradecendo a Deus por todas as coisas que temos? Conseguimos agradecer e fazer com que o Nome do Senhor seja glorificado? Este deve ser o nosso objetivo a cada dia que amanhece. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

VIDA DE COMUNHÃO!

Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões”. (Romanos 14.5).

Para que o apóstolo escrevesse esta carta, deveria ser uma resposta quanto a notícias que recebia dos irmãos de Roma. Ele trata de igual modo todos os assuntos. Desta feita, é sobre o que algumas pessoas pensam sobre os dias. O ponto vital das discussões era que cada grupo pensava de uma forma. Entretanto, se pensarmos como servos de Deus todos os dias devem ser dedicados a Deus conforme uma vida de santidade e o serviço piedoso. São controvérsias que o cristão não precisa se prender. A vida de cada pessoa deve ser vivida com retidão procurando a santificação e vivendo uma vida que cultua ao Senhor em todas as circunstâncias da vida. Devemos estar bem firmes naquilo que sentimos ser uma vida de comunhão e paz. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

JULGAREI COM JUSTIÇA!

Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer”. (Romanos 14.4).

Paulo agora chama a atenção dos cristãos de Roma para o constante julgamento de uns para com os outros. Temos que nos cuidar para que não rejeitemos nossos irmãos em Cristo, visto que eles também são servos do Senhor. O cristão ‘fraco’ não é senhor de ninguém, da mesma forma o ‘forte’ não é superior. Deus é o Senhor de todos, e é somente a Ele que temos que prestar contas. ‘Deus diz: ‘Eu marquei um tempo certo para o julgamento e julgarei com justiça. Ainda que a terra trema, e todos os seus moradores estremeçam, eu manterei firmes as suas bases’ (Salmo 75.2-3). Assim, é necessário que busquemos nos ater as coisas de Deus e a viver de acordo com os ensinamentos do Senhor Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

REMINDO O TEMPO!

Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou”. (Romanos 14. 3).

O apóstolo Paulo continua a alertar os cristãos sobre atitudes que podem mexer com os sentimentos das pessoas. Fala sobre os hábitos que temos, desta feita sobre a alimentação. Os cristãos tinham hábito de seguir as instruções da lei. Outros que só comiam verduras e legumes. Entretanto, havia, também, aqueles que criticavam seus oponentes. Então é preciso estarmos alertas quanto ao nosso procedimento. Já dissemos da necessidade de respeito de uns para com os outros. Mas, pensemos um pouco mais, se estamos usando nosso tempo julgando um ou outro, perdemos o precioso tempo de buscarmos a presença do Senhor e procurarmos crescer na graça e no conhecimento de Deus. Que sejamos sábios em busca da nossa santificação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 12 de agosto de 2025

RESPEITO MÚTUO!

Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa. Por exemplo, algumas pessoas creem que podem comer de tudo, mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes. (Romanos 14.1-2).

A aceitação é o caminho que um cristão deve exercer segundo o apóstolo. Paulo mostra que as divergências vão acontecer. Aconteceram com ele que aceitava tanto uma forma de ver as práticas como a outra. Ele era uma pessoa salva por Jesus de forma especial e se adaptou aos diversos modos de um cristão praticar a sua fé. Uma pessoa pode querer como todas as coisas e o outro somente legumes. Creio que aqui os conselhos de Paulo são resumidos em que haja respeito mútuo. O respeito deve fazer parte do crente. Que possamos ser tolerantes e respeitosos com as pessoas que pensam diferente da gente. Precisamos, sim, ser revestidos pela graça e comunhão do Espírito Santo de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

ILUMINADOS!

Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês”. (Romanos 13.13-14).

O apóstolo Paulo está citando nesta parte da sua carta algumas coisas que devemos e não devemos fazer. Para vivermos uma vida decente, como a luz do dia é preciso vivermos distantes de farras ou bebedeiras, tampouco na imoralidade ou indecência, ainda não em brigas ou ciúmes. São coisas que podemos ou não escolher para vivermos o nosso dia a dia. o que necessitamos é termos as qualidades do Senhor Jesus. ainda Paulo disse: ‘Revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne’. A exortação de Paulo é que vivamos no exterior o que já aconteceu em nosso íntimo, buscando a prática das virtudes que Jesus viveu e ensinou. Que possamos ter a luminosidade do dia em nossos pensamentos, sentimentos e ações. Louvado seja Deus!

Léo Lima

domingo, 10 de agosto de 2025

O AMOR PERDOA!

“A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz”. (Romanos 13.12).

Você gosta de estar em um lugar iluminado? Eu gosto. Quando o dia vai clareando e o sol se mostra lentamente e eu estou diante dele olhando e imaginando que ele entrou na noite e chegou trazendo sua alegria e a vida. Entretanto, a noite da qual Paulo relata é a perversidade que está dominando o mundo, e hoje mais do que nunca. O grande dia do Senhor se aproxima e a recomendação de Paulo é de que possamos pegar as nossas armas espirituais para podermos lutar contra as trevas. O apóstolo Pedro escrevendo para o povo de Deus espalhado pelo mundo disse: ‘O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados’ (I Pedro 4.7-8). Duas recomendações de Pedro, sejam prudentes e estejam alertas e orem, mas, acima de tudo amem com sinceridade. O amor perdoa. Que possamos viver de tal maneira que vejam Cristo em nós! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 9 de agosto de 2025

O MOMENTO CHEGOU!

Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. (Romanos 13.11).

O apóstolo Paulo falava aos cristãos de Roma de tal maneira que hoje, ao lermos as mesmas palavras sentimos que mais do que eles, nós estamos nos aproximando do tempo do Senhor. É hora de nós acordarmos, pois estamos vivendo tempos em que nosso coração treme por olharmos o mundo, vemos de forma virtual, e nos assustamos ao constatar que as trevas estão por todo lugar. O momento da volta do Senhor se aproxima a cada dia que passa, não sabemos o dia, mas sabemos que os acontecimentos estão se mostrando assustadores. Precisamos anunciar as boas novas de salvação enquanto nós podemos falar. O tempo urge e nós somos responsáveis por levar adiante a notícia contagiante: Só Jesus Cristo Salva! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

AMOR TOTAL!

Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei”. (Romanos 13.10).

Para Paulo, a prática da lei é se chegar até amar de forma total. Nesta outra versão do texto está: ‘O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei’. Se dissermos que fazemos o que a lei manda e não praticarmos o amor de forma total, estamos nos enganando e enganando aos outros. Tiago em sua carta disse: ‘Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga’. (Tiago 4.11). Muitas vezes nossas atitudes falam mais alto do que nossas palavras. O maior sentimento que existe é o amor. Deus que é amor, nos amou primeiro e entregou seu Filho por amor a nós. Então, se não praticarmos o amor não estamos vivendo a vontade de Deus. Que o Senhor nos dê mais do Seu amor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

AMOR SUFICIENTE!

Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. Os seguintes mandamentos: ‘Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice’ – esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo’. (Romanos 13.8-9).

Nesta porção da carta de Paulo ele lembra de alguns mandamentos: ‘Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice’. Ao lermos cada um destes podemos perceber que cada um tem a ver com nosso relacionamento com nosso próximo. Se formos colocar cada um em ação como: não cometa adultério, contra os outros; não mate, alguém; não roube os outros; não cobice alguém. Logo o apóstolo lembra que estes e outros relacionados com o nosso próximo foram resumidos por Jesus em um só: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo’. Portanto, para que não tenhamos nenhuma dívida com ninguém a única dívida que podemos ter é o amor uns para com os outros. Então, para que tenhamos o amor suficiente para com todos somente se tivermos o amor de Deus em nós. Louvado seja o Senhor!

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

LOUVADO SEJA O SENHOR!

É por isso também que vocês pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus. Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades”. (Romanos 13.6-7).

Geralmente, essa parte muitos não gostam. Pagar impostos. Deus deixou, aqui através de Paulo, mais uma coisa que uma pessoa deve fazer. E logo a seguir fica a critério das autoridades como lidar com isso. Uma autoridade possui uma certa forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos; elas estão a serviço de Deus; desta forma Paulo diz na sua carta aos cristãos de Roma: ‘Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades’. Estas últimas palavras vão de encontro a que demonstremos quem é o nosso Deus. Respeitem e honrem as autoridades. Se praticarmos todas essas práticas estaremos honrando a Deus que servimos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 5 de agosto de 2025

SEM TEMOR!

É por isso que você deve obedecer às autoridades; não somente por causa do castigo de Deus, mas também porque a sua consciência manda que você faça isso”. (Romanos 13.5).

Paulo agora repete que a obediência às autoridades, e as leis do país, devem ser feitas, não por medo do castigo de Deus, mas, especialmente, por causa da nossa consciência, que tendo conhecimento destas coisas é preciso procurar valorizar todos ao nosso redor. Paulo está lembrando que os governos existem para benefício da sociedade. Se a sociedade faz a sua parte com ordem e respeito logo ela vai conhecer como é de fato o seu governante. Quando as autoridades são injustas os indivíduos de bem ficam temerosos. Se um governo for justo as pessoas de bem não precisam temer. Que possamos praticar o amor do Senhor, assim o temor não nos visitará. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

RESPEITO!

Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você. Mas, se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal. (Romanos 13.4).

O apóstolo Paulo menciona algo que nunca pensamos. ‘Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você’. É interessante pensarmos na preocupação do Senhor quanto a atuação dos líderes de um país; de uma cidade; Deus dá autoridade a quem ascende ao poder, mas há um porém, é necessário que o povo seja atendido de acordo com as suas necessidades. Para Paulo, ‘Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal’. Portanto, a pessoa deve estar atenta e procurando ter uma vida que não vai prejudicar nenhuma outra pessoa. A atitude inicial e constante, é que haja respeito, isso de todas as pessoas umas para com as outras. Louvemos e adoremos ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 3 de agosto de 2025

PAZ COM TODOS!

Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão. (Romanos 13.3).

Aqui o apóstolo Paulo nos mostra que se tivermos uma vida digna, vida que serve a Deus, que cumpre com os seus compromissos e aquelas pessoas que não fazem o que é bom, é que podem ter receios dos governantes. Ao procurarmos viver a vida cristã da forma que Jesus nos mostrou, logo teremos paz com todos. Dentre as leis morais e religiosas estão estas diretrizes de Deus: ‘Não rogue pragas contra Deus e não amaldiçoe nenhuma das autoridades do seu povo’. (Êxodo 22.28). Desta forma concluímos que Deus orientou o seu povo em cada situação da vida. Que possamos amar a todos mediante do amor divino que habita em nós. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 2 de agosto de 2025

OBEDIÊNCIA!

Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados”. (Romanos 13.1-2).

Eis que agora Paulo fala sobre o respeito devido às autoridades, governantes. Muitas vezes não ficamos satisfeitos com as pessoas que são colocadas no poder. Este mundo está contaminado pelo pecado e esta área é a preferida pelo inimigo, e o que mais os políticos ambicionam. O poder é a luta dos que se aventuram nesta área. Não importa a nossa vontade, visto que Paulo afirmou: ‘Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele’. Na época de Paulo havia o domínio dos romanos. Ou seja, eles estavam vivendo no império romano. Portanto, diante da palavra deste apóstolo escolhido diretamente por Jesus e um estudioso, só podemos aceitar. Sabemos que o Senhor cuida dos seus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

VENÇA O MAL COM O BEM!

Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”. (Romanos 12.21).

Paulo conclui estas recomendações dizendo para os cristãos de Roma: ‘vençam o mal com o bem’. O mal estará sorrateiro querendo desmotivar, provocar revolta e irritação nos servos de Deus. Vale recordar as palavras de Jesus sobre os inimigos: ‘Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu’. (Mateus 5.44-45). Aqui Jesus diz da condição necessária para que nos tornemos filhos de Deus. Amar o inimigo e orar por aqueles que nos perseguem deve ser a atitude do coração; isso de acordo com Jesus. é desta forma que podemos vencer o mal com o bem. Que possamos ter vitórias nesta área do serviço do Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

CORAÇÃO ARDENTE!

“ Eu peço, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor que o Espírito dá, que me ajudem, orando com fervor por mim. Orem para que eu ...