terça-feira, 12 de novembro de 2024

ABRIGO E PROTEÇÃO!

Então sobre o monte Sião e sobre o povo ali reunido o Senhor estenderá uma nuvem durante o dia e chamas de fogo e fumaça durante a noite. A glória de Deus cobrirá e protegerá o seu povo. De dia, ela será uma sombra, para protegê-los do calor; e, quando vierem as chuvas e as tempestades, será também um abrigo e uma proteção”. (Isaías 4.5-6).

O povo que estará reunido sobre o monte Sião receberá a proteção divina, tanto de dia como durante a noite. Como é bom andarmos seguindo os ensinamentos do Senhor. Deus oferece sua glória para o benefício do seu povo. Esta promessa foi um presente para todos os que escolheram andar nos caminhos divinos. Como é bom sentirmos protegidos e termos como abrigo o Senhor que nos ama. Que possamos estar diante do Senhor a cada passo que dermos. Adoremos e nos prostremos diante de Deus a cada momento. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

DE QUE LADO?

Aqueles de Jerusalém que Deus escolher para continuarem vivos serão chamados de ‘Povo Santo’. O Senhor julgará e castigará Sião; ele purificará a cidade de toda a impureza e de todos os seus crimes de morte”. (Isaías 4.3-4).

O livro das profecias que Deus deu para Isaías está repleto da tristeza divina quanto aos procedimentos do povo de Israel. Aqui está a referência de escolha de algumas pessoas e o castigo de outras. O objetivo do Senhor, desta feita, é purificar a cidade de Jerusalém de toda a impureza existente. Tempo de limpeza e tempo de escolha para a purificação. O Senhor irá chamar os escolhidos de Povo Santo. Em que ponto está a nossa vida espiritual. Do lado dos escolhidos, ou daqueles que serão julgados? Que possamos estar glorificando ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 10 de novembro de 2024

RAMO NOVO!

Naquele dia, o ‘Ramo Novo’ que o Senhor Deus plantar crescerá forte e bonito, e os moradores de Israel que continuarem vivos ficarão alegres e orgulhosos por causa das ricas bênçãos que vão receber”. (Isaías 4.2).

Eis a promessa que o Senhor faz a todo aquele que aceitar o ‘Ramo Novo’. Promessa de crescimento, de força e de beleza. Ele diz que aqueles moradores de Israel que continuarem vivos viverão nova etapa de alegria e estarão orgulhosos, pois o Senhor estará abençoando com ricas bênçãos, de maneira que a paz será uma constante. O Ramo Novo, Jesus Cristo, é quem vai estabelecer um novo concerto. Ele vai estabelecer a paz. Que possamos viver de tal maneira que a paz e a alegria do Senhor reinem em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 9 de novembro de 2024

NÃO À EXPLORAÇÃO!

“‘Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ É o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quem está falando”. (Isaías 3.15).

Nesta porção da profecia de Isaías ele descreve as palavras do Senhor: ‘Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ Estas palavras duras, de acordo com o profeta, são palavras do Senhor, o Deus Todo-Poderoso. Em defesa dos que padecem por estarem em uma situação de sofrimento e, ainda mais, a exploração daqueles que se achavam com direitos sobre eles, é o que Deus está condenando. O verbo esmagar significa: esmagar, aniquilar. E era isso que o povo distante do Senhor estava fazendo. E nós, como estamos tratando as pessoas que estão próximas? Que possamos com nossas atitudes glorificar o Senhor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

FUGA APAVORADA!

Quando o Senhor aparecer, os moradores da terra ficarão apavorados. Eles fugirão para as cavernas e se meterão nas fendas das rochas a fim de escapar da ira de Deus, da glória majestosa do Senhor”. (Isaías 2.21).

Isaías mostra aqui que o povo estava tão distante dos planos de Deus e fazendo somente coisas que desagradam totalmente ao Senhor que, somente o pensamento de que o Senhor poderia vir eles procuram se esconder de Deus. O pavor vai dominar seus corações quando Ele aparecer. Todos os moradores da terra que estiverem vivendo distantes do Senhor vão fugir apavorados, conforme narra o profeta Isaías. A ira de Deus ao se manifestar muitos tentarão fugir e se esconder. A presença do Senhor e sua glória majestosa afugenta aqueles que estão explorando os pobres e oprimidos, dentre outras coisas. Que possamos andar nos caminhos do Senhor e fazer todas as coisas de acordo com a vontade Dele. Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

ATITUDES DE LOUVOR!

“‘Foram vocês que acabaram com Israel, a minha plantação de uvas! As suas casas estão cheias das coisas que vocês roubaram dos pobres! Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ É o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quem está falando.” (Isaías 2.14b-15).

Israel, a nação que Deus escolheu estava recebendo maus tratos dos seus líderes e as profecias severas que eles iriam enfrentar. As acusações de que os líderes estavam explorando e roubando os pobres. O Senhor diz: ‘Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ O Senhor acrescenta: ‘É o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quem está falando’. Como o Senhor se irrita quando vê seus filhos serem maltratados. E as palavras que Ele disse não poupam nenhum daqueles que praticavam tais ações. E nós, como está sendo nossa atitude diante de tanta injustiça que vemos? Que possamos colocar no coração o amor de Deus que está disponível para assim atentarmos para tatos males ao nosso redor. Louvemos ao Senhor com nossas atitudes!

Léo Lima

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

CONVITE DE LUZ!

Venham, descendentes de Jacó, vamos caminhar na luz que o Senhor nos dá”. (Isaías 2.5).

Que convite maravilhoso é feito a todo o povo de Deus! O convite para andar debaixo da luz divina é o que está valendo até hoje. A luz que o Senhor nos oferece é a mais brilhante que existe. O reflexo dela pode iluminar as trevas existentes neste mundo sem Jesus. a luz divina é gratuita basta que a pessoa aceite a oferta, da mesma forma a salvação que Jesus oferece é o que vai iluminar o caminho de todo aquele que recebe a salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 5 de novembro de 2024

QUEREMOS APRENDER!

Os povos de todas as nações irão correndo para lá e dirão assim: ‘Vamos subir o monte do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Israel. Ele nos ensinará o que devemos fazer, e nós andaremos nos seus caminhos. Pois os ensinamentos do Senhor vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo’.” (Isaías 2.2b-3). 

Aqui a profecia é que vai chegar o momento em que todas as nações irão correndo e dizendo: Vamos subir o monte do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Israel. Ele nos ensinará o que devemos fazer, e nós andaremos nos seus caminhos. Pois os ensinamentos do Senhor vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo’. Uma busca para aprender de Deus como eles devem proceder. O desejo de servir ao Senhor e andar nos seus caminhos é claro como será. Eles anseiam por serem ensinados pelo Senhor e manifestam isso. Que possamos fazer tudo o que o Senhor espera de cada um de nós. A nossa responsabilidade é somente nossa. E como estamos cumprindo nosso ministério? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

ARREPENDIMENTO!

O Deus justo salvará Sião, salvará todos os seus moradores que se arrependerem. Mas acabará com todos os rebeldes e pecadores, com todos os que abandonam o Senhor”. (Isaías 1.27-28).

Nesta porção da Palavra profética, a justiça divina é enfatizada. Entretanto, a justiça do Senhor tem condições para que Ele possa dar a salvação ao seu povo. A contrição de coração é a condição básica para o perdão divino. Ainda está registrada a lembrança de que esta mesma justiça vai condenar todos os rebeldes e pecadores, aqueles que abandonaram o Senhor! Como estamos vivendo nossa vida? Buscamos ser leais e nos vestindo do arrependimento que Ele deseja que sintamos. Que possamos nos prostrar e derramar diante do trono tudo que nos impede de termos uma perfeita comunhão com o Senhor!

Léo Lima

domingo, 3 de novembro de 2024

BÊNÇÃO OU CASTIGO?

Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o Senhor, falei”. (Isaías 1.19-20).

O Senhor continua a falar: ‘Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o Senhor, falei’ Este texto é uma sugestão a que as pessoas sigam suas vidas de acordo com os preceitos do Senhor. Dependendo da atitude de cada um, a vida será cheia de bênçãos ou o castigo por todos os erros que possamos cometer. O Senhor se entristece ou se rejubila de acordo com as nossas atitudes e comportamentos. Que possamos estar atentos às palavras do Senhor para que possamos ter um viver abençoado. Louvemos e adoremos ao nosso Deus!

Léo Lima

sábado, 2 de novembro de 2024

CONVITE À REFLEXÃO!

Venham, vamos refletir juntos, diz o Senhor. ‘Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão’”. (Isaías 1.18).

A voz do Senhor fala de forma a convidar todos os ouvintes a que façam uma reflexão. Está, também, lembrando que mesmo que os pecados de cada ouvinte sejam vermelhos, eles podem se tornar brancos como a neve. O convite é para que entremos em nós e em nossos pensamentos e desejos para que possamos ver como estamos vivendo. Com a ajuda do Senhor é possível descobrirmos onde e como estamos pecando. A reflexão pode ser o caminho para que contritos e arrependidos nos aproximemos da santidade divina. Que possamos buscar fazer conforme a Palavra de Deus nos ensina. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

GRANDE DESAFIO!

Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,  aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva”. (Isaías 1.16-17).

Eis que o livro que o profeta Isaías escreveu, já no primeiro capítulo, ele ressalta a advertência que Deus enviou ao seu povo. Que banho é esse que as pessoas precisam se lavar? Eis que as más obras estavam sendo praticadas pelos israelitas. Aprender a fazer o bem é uma necessidade em nossos dias. Buscar a justiça e destruir toda a opressão é a recomendação expressa do Senhor. ‘Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva’. Esta parte final das palavras que o Senhor enviou ao seu povo é gritante. O que está acontecendo com a grande maioria das pessoas é a preocupação consigo mesmas e suas próprias famílias. Não se consegue abrir os olhos e ver as necessidades ao nosso redor. Que possamos estar atentos a estas palavras que soam aos nossos corações como um grande desafio do Senhor!

Léo Lima

ABRIGO E PROTEÇÃO!

“ Então sobre o monte Sião e sobre o povo ali reunido o Senhor estenderá uma nuvem durante o dia e chamas de fogo e fumaça durante a noite. ...