quarta-feira, 31 de maio de 2017

PALAVRAS DE VIDA

Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos”. (Provérbios 3.1-4).
Muitos desejam aprender. Uma das coisas boas para o cérebro é não parar de aprender sejam quais forem as formas de aprendizagem. O livro de Provérbios nos oferece inúmeras situações para aprender e principalmente, refletir.
A Bíblia tem uma fonte inesgotável de ensinamentos conforme Paulo disse: ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).
Aqui o sábio chama a atenção dos jovens e adultos para gravarem seus ensinamentos e praticá-los. Se assim o fizerem terão vida longa e ainda o sucesso fará parte desta vida.
As condições são estas: ‘Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração’. Ser leal e fiel são condições necessárias para um viver bem. Como a Palavra ensina quem pratica estas coisas vai agradar a Deus e a seus semelhantes. Que maravilha! A lealdade e fidelidade agradam ao Senhor. 

Léo Lima

terça-feira, 30 de maio de 2017

SIMPLESMENTE MÃE

Hoje compartilho uma das poesias escritas por meu pai em homenagem às mães. Estamos no final do mês dedicado a elas e hoje a minha mãe completa 92 anos e  a ela dedico. Esta poesia que ele escreveu nos idos de 1969. Ele assinava, como poeta, o pseudônimo de Amil Edram.


MÃE

Mãe: que importa a física aparência?
Se velha, ou moça, se feia
Ou extremamente linda?
Mãe: sua alma tem a quintessência
Da angélica bondade e da ternura infinda!

Mãe: que afaga ao calor dos seios
A tenra criancinha,
Que envolve de carinho, de cuidados!
Mãe: que do filho ingrato se avizinha,
Com o coração ferido, ou erros já perdoados!

Mãe: que da sua preciosa vida
Outra vida dá origem,
E que se dá para que viva o filho.
Mãe: que ostenta na fronte o magno brilho
Que em contemplando-o causa-nos vertigem!

Mãe: que do amor é o exemplo mais sublime.
Que sofre, que perdoa,
Que regozija e exalta.
Mãe: que não poucas vezes se atordoa;
Que encobre o mais hediondo crime
E repreende a mais ingênua falta!

Para todas as mães que amam e sofrem, mas para aquelas que muitas vezes são privadas da presença do filho amado. E de uma forma especial à minha mãe - Dedico.

Léo Lima

segunda-feira, 29 de maio de 2017

CONCEITO

Aí o Senhor disse: – Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado”. (Jó 1.8).
Eis uma parte do diálogo de Deus com Satanás. Esta pergunta está recheada de elogios. Você notou? Diante de toda a humanidade o Senhor pergunta se ele havia notado um homem. Nesta pergunta está retratado o alto conceito que o Senhor tinha de Jó. Uma das coisas mais espantosas do livro de Jó é a avaliação divina com referência a este homem.
Deus conhecia o coração de Jó que vivia da terra de Uz, e sabia que era, de fato, um homem sem par,‘íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal’. Depois de muitos séculos o nome de Jó continua como um dos exemplos de homens que se mostraram corretos em situações complicadas. 
Sim. Ser um exemplo ao longo de milênios faz com que o admiremos. O pensador recomendou que todos nós deveríamos fazer o que é direito e justo para agradarmos a Deus. ‘Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios’. (Provérbios 21.3). Qual será a avaliação de Deus sobre nosso comportamento? Que possamos alegrar o coração de Deus.

Léo Lima

domingo, 28 de maio de 2017

SENHOR VITORIOSO

E, quanto à sua santidade divina, foi a sua ressurreição que provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus”. (Romanos 1.4).
Para designarmos uma pessoa é necessário referências para que seja distinguida. O apóstolo Paulo para designar-se usa muitas referências, especialmente de servo de Jesus Cristo. Mas se ele é servo de Jesus Cristo ele usa esta sua qualificação muito mais para enaltecer ao seu Mestre e Senhor.
Jesus nasceu da descendência de Davi, segundo a carne; Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação pela ressurreição dos mortos. Eis aí uma afirmação digna de ser repetida, ‘pela ressurreição dos mortos’ Cristo venceu a morte. Ele que morreu fisicamente diante de uma multidão, mas que, pelo poder que Deus o Pai lhe deu e segundo o Espírito de Santificação venceu a morte. Ela não teve domínio sobre Jesus. A morte foi vencida. As cadeias quebradas. Rompeu com o natural. E com isto garantiu-nos a salvação eterna.
O apóstolo Paulo nos deixou lições preciosas, especialmente quando se apresenta no verso primeiro: ‘Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus’. (Romanos 1.1). E tudo isso ele pode afirmar porque foi pela ressurreição que isso ocorreu. Pela vitória sobre a morte hoje, sou serva. Procuro testemunhar desta redenção. Eu anuncio a maior maravilha que um ser humano pode viver.
Você já conhece este poder? Já consegue contemplar a ressurreição como poder de Deus para nos resgatar? Ele está pronto.
O que você vai fazer com esta informação?

Léo Lima

sábado, 27 de maio de 2017

VIVER NA LUZ

Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for”. (Josué 1.5-7).
Este texto é a receita para um líder conseguir vitórias. O Senhor falando com Josué que foi designado para continuar a liderança exercida por Moisés. Primeiro a afirmação de que ele não seria derrotado, mas teria a presença e orientação do Senhor da mesma forma que Moisés teve.
Ser forte e corajoso é a receita que todo atleta recebe para ser vitorioso conforme diz o apóstolo Paulo: ‘O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição’. (II Timóteo 2.5). E é justamente o que Deus diz a Josué. Mas a ênfase no cuidado com o viver de cada dia buscando sempre a orientação da Palavra de Deus.
Como deve ser o procedimento do líder para obter vitória? Ele deve estar na presença divina em todas as situações e ao estar diante do Senhor o coração só deseja adorar. O salmista afirmou que é feliz todo aquele que adora a Deus e vive na luz do Senhor. ‘Feliz o povo que te adora com canções e que vive na luz da tua presença!’. (Salmo 89.15).

Léo Lima

sexta-feira, 26 de maio de 2017

PEDIDO AGRADÁVEL

É justo, ó Deus, que o povo te louve no monte Sião e te dê o que prometeu, pois tu respondes às orações. Pessoas de toda parte virão te adorar por causa dos seus pecados. As nossas faltas nos deixam derrotados, mas tu nos perdoas. Como são felizes aqueles que tu escolhes, aqueles que trazes para viverem no teu Templo! Nós ficaremos contentes com as coisas boas da tua casa, com as bênçãos do teu santo Templo”. (Salmo 65.1-4).
Neste texto o salmista Davi reconhece que estar na casa de Deus em oração é bom e faz bem. Ele inicia dizendo que cada um que se aproxima do monte de Deus para orar está fazendo o que é justo diante de Deus. Lembra ainda que Deus responde às orações de todos que humildemente pedem perdão pelos pecados cometidos.
O poeta profetiza que muitos irão se prostrar pedindo o perdão divino. Deus está atento a todo aquele que se aproxima do trono para confessar e adorar o nome santo do Pai. Davi lembra também que serão felizes as pessoas que Deus escolhe para anunciar as boas novas de salvação. Naquele tempo um grupo específico de pessoas servia no templo. Os levitas. Eles foram separados para todo serviço na casa de Deus.
Estar na casa de Deus resulta na comunhão dos fiéis e isto agrada ao Senhor. Eis um pedido que agrada a Deus: ‘A Deus, o Senhor, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação’. (Salmo 27.4). Deus abençoa a todos os que O buscam em oração e vivem em comunhão com Ele e com todos os que procuram fazer o que agrada a Deus. Aproximemo-nos do Pai em adoração, pois só Ele deve receber toda a nossa adoração.

Léo Lima

quinta-feira, 25 de maio de 2017

VENCENDO ADVERSIDADES

O país que não tem um bom governo cairá; com muitos conselheiros, há segurança”. (Provérbios 11.14).

Estamos vivendo dias em que nosso país passa por dificuldades na sua administração. Os motivos são diversos. Desde a falta de honestidade até a louca busca de se dar bem não importa como.

A Bíblia nos mostra, através do apóstolo Paulo, a maneira de agir para que as coisas se modifiquem: “Exorto, pois antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda piedade e honestidade”. (I Timóteo 2.1-2). Esta é a receita que temos para que as mudanças comecem.

O convite deste dia é que dobremos nossos corações diante do trono divino e oremos com desejo de que haja transformações a partir de nós mesmos. A Palavra de Deus recomenda que ‘E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra’. (II Crônicas 7.14). Orar é o desafio.

Léo Lima

quarta-feira, 24 de maio de 2017

SEMPRE AMOR

Desejo compartilhar mais uma das minhas poesias publicadas no livro 'Vê'. Esta foi escrita com muita oração. É resultante de um olhar bem dentro e ver que o que falta é somente amor. Que Deus dê a cada um de nós o amor que nos falta para podermos compartilhar de um amor Verdade. O Teu AMOR SENHOR!
O apóstolo Paulo recomendou que: “E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas”. (Colossenses 3.14).

 AMOR SOMENTE

Senhor dá-me amor!
Com seu fulgor
Cheio de dulçor
Em meio ao amargor
E tanto dissabor
Dá-me amor!
É amor somente.
Meu ser contente
Quer, docemente,
Constantemente,
De amor se encher.
Vem preencher,
Conceder,
Permanecer,
Sem retroceder,
Desde o amanhecer
Ao anoitecer
Dá-me amor!
Amor com abastança
Nunca a vingança.
Amor com fartura
Nunca a perjura.
Amor para compartilhar
Nunca furtar.
Amor para construir
Nunca destruir.
Amor para repartir
Nunca só pedir.
Dá-me amor somente.
Amor Verdade,
Que não mente.
Amor para a eternidade!...

Léo Lima

terça-feira, 23 de maio de 2017

ALEGRIA DE UM PAI

Porque o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz”. (Lucas 1.78,79).
O texto é uma demonstração de alegria especial. Zacarias, pai de João Batista, desde que soubera que teria um filho ficou mudo. E somente após o nascimento do menino, ele, Zacarias, abriu a sua boca e cantou. Louvou. Enalteceu ao Deus Todo Poderoso. Um pai que alegremente celebrava a chegada de um filho, que seria um profeta de Deus. Aquele que antecederia o ministério do Messias estando sempre à frente para preparar-Lhe o caminho.
Bendito seja o Senhor Deus de Israel que cumpre a sua promessa. Ainda que muitos não acreditem, Jesus é a promessa de vida. A promessa de paz para os homens de todas as raças. João Batista percorreu o caminho, sempre à frente de Cristo, anunciando o Cordeiro de Deus e a boa nova de salvação. Mostrava um caminho de paz cheio das misericórdias divinas.
Hoje, contamos com tão grandiosa dádiva, a salvação completa por Cristo Jesus e, raramente lembramos que ela nos garante o céu. Estamos habituados em percorrermos um caminho de paz que muitas vezes esquecemos que quem nos outorga esta maravilha é Jesus Cristo, o Senhor!
Você conhece esta história quando do nascimento de João Batista e a alegria que inundou o coração daquele pai, que feliz se levantava para louvar ao Senhor dos Exércitos? Louvar a Deus. Você pode se alegrar por tanto amor demonstrado por Ele? Se ainda não, entregue sua vida ao Senhor hoje mesmo e confie que Deus pode mostra-lhe o caminho.

Léo Lima

segunda-feira, 22 de maio de 2017

ÚNICO INTERMEDIÁRIO

Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos satisfeitos da bondade da tua casa e do teu santo templo”. (Salmos 65.4).
O ser humano deseja ardentemente ser feliz. E para atingir essa meta ele faz planos, busca caminhos que dão uma sensação de felicidade, mas que na verdade é passageira e é mais uma ilusão. Para se viver a verdadeira felicidade é necessário que se tenha uma perfeita comunhão com Deus. Mas existe uma grande barreira entre o homem e Deus que é o pecado.
Sabemos que Deus oferece o perdão para as nossas faltas e delitos e nos purifica de todo mal abrindo-nos o caminho para uma íntima comunhão com Ele. Ele  já fez a parte dele, agora é necessário que façamos a nossa. É essencial crer nesse Deus maravilhoso que somente deseja a nossa felicidade e quer que sejamos salvos da morte eterna. Para estarmos na presença de Deus precisamos de uma mudança de vida e de atitude, assim Ele nos aceita e nos hospeda.
Logo a pessoa passa a desfrutar de todos os benefícios que a hospitalidade de Deus proporciona. Estar nos átrios - casa - do Senhor, é estar no céu, mesmo que ainda moremos neste mundo. Estar diante de Deus em oração e ouvindo a Sua voz faz com que o nosso coração se encha de amor e de paz. Podemos, então, desfrutar de uma alegria genuína num culto de louvor e adoração a Deus glorificando ao Senhor dos senhores.
Aquele que adentra nos átrios (sala principal) e se posta diante do trono do Senhor, pode sentir que não existem barreiras para uma perfeita comunhão com Deus. Ele abençoa. Ele guarda. Ele cuida com muito amor todo aquele que Dele se aproxima através de Jesus Cristo.
Estar diante do trono é falar diretamente com Deus.

Léo Lima

domingo, 21 de maio de 2017

VIDA POR CRISTO

Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer”. (João 10.18).
Jesus afirma ser Ele a vida. Nada nem ninguém pode fazer qualquer coisa referente à vida de alguém sem o Senhor da Vida. JESUS CRISTO. ‘Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim’. (João 14.6).
O apóstolo Paulo reconhece que sua vida pertence ao Senhor Jesus que vive em seu interior e toda a pessoa que reconhece Jesus como autor e restaurador da vida entende o que ele diz. ‘Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim’. (Gálatas 2.20).
Davi muito antes reconheceu o Senhor como a fonte da vida, também reconheceu que Ele é a Luz. Como é importante que andemos na luz divina a partir do momento que cremos que temos a vida em Cristo. ‘Tu és a fonte da vida, e, por causa da tua luz, nós vemos a luz’. (Salmo 36.9). Que adoremos o Senhor da Vida.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...