segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

VOZ CONHECIDA

“Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos. Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer”. (João 10.1-6).

Aqui Jesus fala sobre o pastor que se preocupa com seu rebanho. É uma ilustração sobre o cristão que reconhece a voz do pastor e o segue. Sigamos nosso Mestre e Senhor!

Léo Lima

domingo, 27 de fevereiro de 2022

DIÁLOGO VIVIFICADOR!

Jesus ficou sabendo que tinham expulsado o homem da sinagoga. Foi procurá-lo e, quando o encontrou, perguntou: – Você crê no Filho do Homem? Ele respondeu: – Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele? Jesus disse: – Você já o viu! É ele que está falando com você! – Eu creio, Senhor! – disse o homem. E se ajoelhou diante dele. Então Jesus afirmou: – Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que veem. Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e perguntaram: – Será que isso quer dizer que nós também somos cegos? – Se vocês fossem cegos, não teriam culpa! – respondeu Jesus. – Mas, como dizem que podem ver, então continuam tendo culpa”. (João 9.35-41).

Uma indagação de Jesus conduz uma pessoa a crer que Ele é quem diz ser. Cremos ou as vezes duvidamos? Não pode haver dúvidas no coração de que já teve um encontro com Jesus.

Léo Lima

sábado, 26 de fevereiro de 2022

O TEMPO URGE

Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. Os seus discípulos perguntaram: – Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele? Jesus respondeu: – Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo. Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego e disse: – Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer ‘Aquele que Foi Enviado’.) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo. Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: – Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola? – É! – diziam alguns. – Não, não é. Mas é parecido com ele! – afirmavam outros. Porém ele dizia: – Sou eu mesmo. – Como é que agora você pode ver? – perguntaram. Ele respondeu: – O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: ‘Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto’. Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo. – Onde está esse homem? – perguntaram. – Não sei! – respondeu ele”. (João 9.1-12).

O milagre foi realizado e o que Jesus ensinou que o tempo urge e quanto antes fizermos a vontade de Deus estaremos bem.

Léo Lima

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

SEM ELOGIOS!

Eles disseram a Jesus: – Por acaso não temos razão quando dizemos que você é samaritano e está dominado por um demônio? Jesus respondeu: – Eu não estou dominado por nenhum demônio. Respeito o meu Pai, mas vocês me desrespeitam. Não procuro conseguir elogios para mim mesmo; mas existe alguém que procura consegui-los para mim, e ele é o Juiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. Então eles disseram: – Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: ‘Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca’. Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é? Ele respondeu: – Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda. Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz. – Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão? – perguntaram eles. – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, “Eu Sou”! – respondeu Jesus. Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo”. (João 8.48-59).

Jesus nestas palavras está mostrando a seriedade do seu ministério e como as pessoas não são capazes de entender o quão importante é estar ouvindo Jesus ensinar. Mostra que ele não busca elogios, mas sabe que Deus está contente com suas atitudes. Como estamos vivendo nossos dias aqui? Vale refletir.

Léo Lima

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

VERDADE QUE LIBERTA!

Então Jesus disse para os que creram nele: – Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres? Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês. – O nosso pai é Abraão! – responderam eles. Então Jesus disse: – Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez. Eles responderam: – Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus! Jesus disse a eles: – Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou. Por que é que vocês não entendem o que eu digo? É porque não querem ouvir a minha mensagem. Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim. Qual de vocês pode provar que eu tenho algum pecado? Se digo a verdade, por que não creem em mim? A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele”. (João 8.31-47).

A promessa inicial depende da obediência para o seu cumprimento. Ser discípulo é uma das atividades mais sublimes nesta vida. As palavras de Jesus neste ponto valem ser devidamente pensadas.

Léo Lima

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

INDAGAÇÕES

“Jesus disse outra vez: – Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir. Os líderes judeus disseram: – Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se matar? Jesus continuou: – Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que ‘Eu Sou Quem Sou’. – Quem é você? – perguntaram a Jesus. Ele respondeu: – Desde o começo eu disse quem sou. Existem muitas coisas a respeito de vocês das quais eu preciso falar e as quais eu preciso julgar. Porém quem me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo somente o que ele me disse. Eles não entenderam que ele estava falando a respeito do Pai. Por isso Jesus disse: – Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que ‘Eu Sou Quem Sou’. E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada. Quando Jesus disse isso, muitos creram nele”. (João 8.21-30).

Indagações foram feitas pelos seguidores de Jesus para que pudessem entender melhor tudo o que estava acontecendo. Falando também do seu ministério e do que fazia que era somente a vontade de Deus, seu Pai. Vale refletir.

Léo Lima

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

CONHECIMENTO

De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. Os fariseus disseram a Jesus: – Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor. Jesus respondeu: – Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou. Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. E, se eu julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque não julgo sozinho, pois o Pai, que me enviou, está comigo. Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho a meu respeito. – Onde está o seu pai? – perguntaram. Jesus respondeu: – Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Jesus disse essas coisas quando estava ensinando no pátio do Templo, perto da caixa das ofertas. Ninguém o prendeu porque ainda não tinha chegado a sua hora”. (João 8.12-20).

Ensinando através de exemplos sobre sua vida e ministério, Jesus mostra que todos podemos conhecê-lo melhor e viver uma vida diferente. Conhecer a Jesus é um exercício necessário. Podemos procurar refletir melhor em cada palavra do Mestre.

Léo Lima

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

ÁGUA VIVA

O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: – Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim’. Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que aqueles que criam nele iriam receber. Essas pessoas não tinham recebido o Espírito porque Jesus ainda não havia voltado para a presença gloriosa de Deus”. (João 7.37-39).

Falar sobre sede é só se aproximar da água que só Jesus pode dar. Rios de água viva fruirão do coração dos que creem em Jesus Cristo. Vale nos aproximarmos do Senhor e colocarmos nossa fé nele. Que possamos beber desta fonte de água viva que emana de Jesus.

Léo Lima

domingo, 20 de fevereiro de 2022

APARÊNCIAS

Quando a festa já estava no meio, Jesus foi ao Templo e começou a ensinar. Os líderes judeus ficaram muito admirados e diziam: – Como é que ele sabe tanto sem ter estudado? Jesus disse: – O que eu ensino não vem de mim, mas vem de Deus, que me enviou. Quem quiser fazer a vontade de Deus saberá se o meu ensino vem de Deus ou se falo em meu próprio nome. Quem fala em seu próprio nome está procurando ser elogiado. Mas quem quer conseguir louvores para aquele que o enviou, esse é honesto, e não há falsidade nele. Foi Moisés quem deu a Lei a vocês, não foi? No entanto nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês estão querendo me matar? A multidão respondeu: – Você está dominado por um demônio! Quem é que está querendo matá-lo? Então Jesus disse: – Eu fiz um milagre, e todos vocês estão admirados por causa disso. Vocês circuncidam um menino até no sábado porque Moisés mandou fazer isso. Mas a verdade é que a circuncisão não começou com Moisés, mas com os patriarcas. Para não deixarem de cumprir a Lei de Moisés, vocês circuncidam um menino, mesmo no sábado. Então por que ficam com raiva de mim quando eu curo completamente uma pessoa no sábado? Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça”. (João 7.14-24).

Agora Jesus está recordando algumas práticas que os judeus faziam e que eles não se preocupam com as regras. Lembra, ainda que não se deve julgar pelas aparências. É necessário que procuremos viver de acordo com a vontade de Deus em todas as circunstâncias.

Léo Lima

sábado, 19 de fevereiro de 2022

NO TEMPO CERTO

Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Então os irmãos de Jesus disseram a ele: – Saia daqui e vá para a Judéia a fim de que os seus seguidores vejam o que você está fazendo. Pois quem quer ser bem conhecido não deve esconder o que está fazendo. Já que você faz essas coisas, deixe que todos o conheçam. Até os irmãos de Jesus não criam nele.

Ele respondeu: – A minha hora ainda não chegou, mas para vocês qualquer hora serve. O mundo não pode ter ódio de vocês, mas tem ódio de mim porque eu afirmo que o que o mundo faz é mau. Vão vocês à festa, mas eu não vou porque a minha hora ainda não chegou. Jesus disse isso e ficou na Galiléia”. (João 7.1-9).

Estas poucas palavras de Jesus nos lembram que existe um tempo determinado para cada coisa. Precisamos estar atentos ao que se nos apresenta para que saibamos o que devemos fazer. E a hora de fazer. Louvemos e adoremos ao Senhor por tantos benefícios.

Léo Lima

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

BUSCAR A DEUS EM ORAÇÃO!

“A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele: – Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui? Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade. – O que é que Deus quer que a gente faça? – perguntaram eles. – Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! – respondeu Jesus. Eles disseram: – Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Do céu ele deu pão para eles comerem’. Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. – Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! – pediram eles. Jesus respondeu: – Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Mas eu já disse que vocês não creem em mim, embora estejam me vendo. Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei”. (João 6.25-40).

Estas palavras do Mestre são aquelas que lembram de onde vem todas as coisas que recebemos, mesmo que com nossos esforços. Jesus mostra que não se deve buscar ao Senhor por interesses próprios, mas buscar com a intenção de ter um relacionamento com Deus. Aí sim, todas as coisas serão acrescentadas. Busquemos ao Senhor em oração.

Léo Lima

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

ENSINO PRECIOSO!

Jesus continuou a falar a eles. Ele disse: – Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. – Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade. Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos. – João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não creem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida. – Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo”. (João 5.30-47).

Nestas palavras Jesus procura ensinar o seu ministério e como Ele trabalha. Mostra, também, seu conhecimento sobre a vida de cada pessoa que o está ouvindo. Jesus nos conhece e nos ama acima de todas as coisas. Como estamos agradecendo tão grande amor? Vale refletir.

Léo Lima

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

NÓS SABEMOS?

Então Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que está fazendo. E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer. O Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou. – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem. – Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados”. (João 5.19-29).

Nesta conversa Jesus mostra que Ele não faz nada por sua própria conta. Só faz o que o Pai quer que Ele faça. Portanto, Jesus está afirmando que cumpre de forma íntegra a vontade divina.

E nós? Sabemos qual é a vontade de Deus para as nossas vidas? Estamos dentro do propósito do Pai para a nossa vida? Vale revermos.

Léo Lima

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

VISÃO DO REINO

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: – Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez? Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. 8O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. – Como pode ser isso? – perguntou Nicodemos. Jesus respondeu: – O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não creem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. – Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.  Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. – Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus”. (João 3.1-21).

Jesus neste diálogo estava orientando Nicodemos sobre algumas das suas dúvidas. Uma linda e esclarecedora conversa. Já conversamos com Jesus neste dia? O que Ele está falando ao seu coração? Vale refletirmos neste diálogo esclarecedor.

Léo Lima

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

INTERAÇÃO

Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: – Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero. Então Natanael perguntou a Jesus: – De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: – Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. Então Natanael exclamou: – Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! Jesus respondeu: – Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta.  Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. (João 1.47-51).

O reconhecimento que Natanael fez de Jesus mostra que ele estava atento às coisas espirituais. Como estamos vivendo cada momento que nos é presenteado? O nosso coração está atento aos acontecimentos espirituais?

Jesus interagia com todos que dele se aproximavam. E nós, estamos atentos aos que estão ao nosso redor? Que o Senhor nos fale a cada momento que O buscarmos.

Léo Lima

domingo, 13 de fevereiro de 2022

AMOR PRIMEIRO

Pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus”. (João 16.27).

Às vezes nos despedimos de determinadas pessoas sem sabermos que são as últimas palavras que ouviremos delas. Os últimos momentos que passamos a recordar delas, cada frase, gesto, expressão e até as situações vividas se tornam importantes. Então a dor se infiltra na compreensão daquelas últimas mensagens e acorda em nosso coração toda a importância que não sabíamos ter.

Jesus estava junto aos seus discípulos e dizia algumas palavras de despedida e nelas achava-se inserido o eterno amor de Deus para com os homens. Jesus, de diversas maneiras, já havia demonstrado grande amor pelo Pai e por seus discípulos, mas para que esse amor chegasse ao termo final, ao ápice, era necessário que Ele partisse e da forma que mais entristeceria os seus amigos. Eles não entendiam ainda que a morte de Jesus era a maior prova de amor que Ele poderia dar, e a maior prova de que Deus ama cada ser humano.

É nosso amigo quando devotamos o nosso amor ao Filho e assim mesmo o Filho nos ama quando o nosso amor é do Pai. Jesus disse: ‘Eu e o Pai somos um’. ‘Pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus’.

Você ama a Deus? Ele amou você primeiro. Ele enviou Jesus para demonstrar este imenso amor por você.

Léo Lima

sábado, 12 de fevereiro de 2022

AMOR SEM RESERVAS!

Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor”. (João 15.9).

Que declaração de Amor Jesus fez neste texto inicial. O amor de Deus, o Pai, para com seu Filho, imaginamos deve ser inigualável, e Jesus fala que seu amor por nós se iguala ao amor do Pai por Ele.

O amor de Deus para com os homens existe desde a criação, quando o ser humano tinha um relacionamento amigável com Deus, muito antes da desobediência. Mesmo quando o homem pecou, Deus, por amor, prometeu que um dia mandaria aquele que seria o reconciliador do homem consigo.

Deus escolheu um povo que Ele denominou de Israel. Este povo teve muitos privilégios. Deus realizou muitos milagres diante deles, quando da saída deste povo do Egito. Eles viram que a ação de Deus e o seu amor estava marcado a cada passo que davam.

Hoje Ele ainda oferece este mesmo amor para todos os que O receberem e reconhecerem que Jesus pode perdoar pecados e salvar da morte eterna. Este inigualável amor é oferecido, sem reservas, para mim e para você. 

Léo Lima

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PURO AMOR

Foi assim que ele mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para termos vida por meio dele”(I João 4.9).

Faze tudo desinteressadamente, por puro Amor, como se não houvesse prêmio nem castigo’(J.Escrivá de Balaguer). E foi justamente Deus, que de forma absoluta nos amou com o interesse de restabelecer Sua comunhão conosco. Deus mostrou a sua forma de amar, desprendendo-se do seu único Filho para que por Ele tivéssemos vida! Que amor!

O amor e o poder que Deus outorgou ao Seu Filho, Jesus Cristo, supera a tudo que de normal pode haver. É possível recordar o fato que aconteceu quando Jesus se preparava para falar a uma grande multidão: ‘E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e dispendido tudo quanto tinha nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido. Porque dizia: Se tão somente tocar nos seus vestidos, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nos meus vestidos? E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada’(Marcos 5.24-34). Tamanho poder só pode ser amor. O amor de Deus em Jesus dava-lhe todo poder no céu como na terra. E era impossível para alguém que ao receber deste amor saísse indiferente.

Como no passado, Jesus agora deseja tocar sua vida e dar todo amor que você precisa. Receba este toque que lhe fará mudar todo o curso da sua vida. O amor de Deus em você dará a vida eterna por Jesus.

                                                                                                         Léo Lima

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

CONVERSA

Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16.33).

No texto acima vemos as palavras de Jesus para os seus discípulos. Ele conversava com os seus seguidores como com amigos.

Na conversa que Jesus teve com seus discípulos, Ele mostrava como deveria ser a vida deles após a sua morte. Esta era uma conversa de despedida. Muitos foram os conselhos que Jesus deixou para os seus seguidores. Dizia como seriam as conversas após a sua ida para Deus, o que cada um poderia fazer de pedido a Deus, se pedisse em nome de Jesus. Que promessa! Tudo de mal que pudesse acontecer, mesmo assim, em Jesus, eles teriam paz. Que tranquilidade o Mestre estava colocando naqueles corações que viriam ficar angustiados nas muitas situações que enfrentariam após a partida de Jesus.

A realidade deste mundo é esta: muita aflição. Mas se estivermos firmados em Cristo Jesus, sentiremos paz. Ele prometeu A todo aquele que se aproxima de Jesus, Salvador, aceitando o perdão por Ele oferecido, viva em paz. Você também! A Paz é para todos.

Léo Lima

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Amor em Pratica

"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. (Mateus 6.1-5).

Eis algumas maneiras sugeridas por Jesus para tratar os necessitados. Eis que podemos fazer com que nosso amor seja praticado. 
Louvemos e adoremos a Deus com nossas atitudes.
Leo Lima


terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

POBREZA

Felizes os que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino do céu é deles”(Mateus 5.3).

Jesus Cristo, quando falava para o povo que o seguia, alguns por curiosidade, outros por necessidades espirituais, ensinava à grande multidão que se achava sentada em uma montanha e todos o ouviam com ansiedade e respeito. Ele falou então sobre como uma pessoa pode ser feliz. Destacou o que é ser bem-aventurado e mostrou isto de várias formas, como por exemplo: ‘Felizes os que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino do céu é deles’.

Ser pobre espiritualmente não é, portanto, não ter certos bens e nem ser pouco inteligente. Nada disso. É desejar crescer no Espírito. Andar com Deus. Estar em sinceridade diante de Deus. É ter um coração contrito, amoroso e repleto de paz. Ser sincero diante de Deus para com os homens.

Jesus mostra com estas palavras uma sublime promessa: que é dos humildes, dos pobres, o reino dos céus. Quando uma pessoa se encontra neste estado ela terá o seu coração alegre e desfrutará de felicidade no Senhor. Jesus falou à multidão que O ouvia com muita atenção e continua a falar ao nosso coração hoje!

Léo Lima

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

COMO FAZER

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita. Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. (Mateus 6.1-5).

No texto acima Jesus está alertando sobre como devemos praticar as boas ações. Tudo que fizermos deve ser como se fora para o Senhor. Com amor e dedicação. E, principalmente, em oculto. Louvemos e adoremos ao Senhor com nossos atos e palavras.

Léo Lima

domingo, 6 de fevereiro de 2022

ESTOU CONVOSCO!

 “E, eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. (Mateus 28.20).

Palavras de Jesus que falam de forma especial hoje. Ele está conosco conforme prometeu. E, eis que a consumação dos séculos se aproxima de forma inevitável. 

O que o Senhor disse nos alerta para refletirmos na sua volta eminente.  Jesus em breve voltará.  Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores!

Léo lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...