segunda-feira, 30 de novembro de 2020

MUDANÇA DE MENTE

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”. (Salmos 32.1,2).

Desde o nascimento o pecado habita em nós e pecado é: transgressão de preceito religioso; culpa; vício; defeito; maldade. Já iniquidade é: perversidade; ação condenável. Isso nos leva a uma reflexão introspectiva, que nos leva à conclusão de que, de fato, nós praticamos muitas das formas de crueldade. E como nos assusta constatar isso! 

O salmista afirma que é muito feliz aquele que tem as suas iniquidades perdoadas, e ainda tem os seus pecados cobertos. Cobrir - o crente é escondido ou ainda mais, revestido pela justiça de Cristo. É a expiação que já foi consumada. Vemos também que o Senhor não leva em conta as nossas faltas, pois o sacrifício de retidão que Cristo ofereceu já anulou nossa culpa. Ele não cobra nossa dívida de pecado. Ele precisa ver que o homem vive em sinceridade para com Ele e com o próximo.

Quando uma pessoa experimenta o perdão sente uma grande transformação em seu interior. Ela passa a ter uma vida plena no Senhor. A vida dela passa a ser uma vida de paz.

Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade’! Esta linguagem da Bíblia já demonstra que feliz é todo aquele que recebe o perdão de Deus por Jesus Cristo.

É feliz aquele a quem o Senhor não mais imputa maldade. Isto somente acontece após a mudança de mente que Cristo opera em cada vida que aceita o seu amor e perdão. Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

Léo Lima


domingo, 29 de novembro de 2020

JESUS PRESENTE

São estas as palavras do Sábio, que era filho de Davi e rei em Jerusalém. É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso? Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua sempre o mesmo”. (Eclesiastes 1.1-4).

Ilusão ou vaidade leva a se pensar que não existe finalidade na vida para o rei Salomão enquanto refletia sobre a vida. Ele já havia vivido bastante e experimentado grandes realizações e grandes frustrações. Ele mostra o cúmulo dos absurdos, ou pior o maior vazio que se possa imaginar. Talvez ele quisesse dizer que a vida é como um vapor que se vê e logo desaparece. Isso sim. Podemos constatar quando estamos velando uma pessoa que imaginamos não deveria morrer tão cedo. Mesmo para os que vivem mais é possível pensar que os anos passam depressa.

A vaidade é descrita como algo que passa rápido, pois se olharmos no aspecto do florescimento de um rosto, não demora muito para que ele perca seu brilho. O ensino do pregador é que a vida é temporária e precisa ser experimentada e aproveitada como um presente vindo de Deus.

Quem ainda não viveu um momento de se ver sozinho e sem perspectivas? O salmista sentiu sua tristeza e a transformou em versos poéticos: ‘Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus’. (Salmo 42.11).

As últimas palavras de Jesus mostram que nunca estamos sozinhos: ‘ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos’. (Mateus 28.20). Ele está conosco e não é ilusão, é fé!

Léo Lima


sábado, 28 de novembro de 2020

MOMENTOS BONS

Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2.11).

Vaidade é igual: ‘Qualidade do que é vão, instável, ou de pouca duração. Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. Vanglória, ostentação, futilidade’. Quando o autor declara que tudo na vida, ‘tudo’ mesmo o que ele havia produzido, era vaidade, ele estava dizendo que os prazeres, pelo qual tudo se realizou, são vãos.

Mas existe ainda o aspecto que de forma universal o ser humano sai para adquirir tudo o que deseja. Faz de tudo para obter o ideal. É esta situação que leva a pessoa a ver que ainda não realizou o imaginado. O mundo gira em torno de se ter. Ter sem importar em como chegar lá.

O prazer de: ‘E eis que tudo era vaidade’, era o que sentia Salomão que relata a forma como ele experimentou o deleite, as riquezas, e as recreações culturais na busca da satisfação e do prazer. É certo que nada disso lhe proporcionou real felicidade e somente a insatisfação foi o sentimento que ele vivenciou. Naquele momento de introspecção ele estava sentindo que tudo era simplesmente ostentação.

É bom lembrar que Salomão encerrou o seu refletir com esta afirmativa: ‘Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles’. (Eclesiastes 12.1). Os dias maus chegam, mas se a pessoa estiver firmada no Redentor sentirá prazer em cada momento que vive!

Léo Lima


sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CORRENDO

“Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação! Ele diz a Sião: ‘O seu Deus é Rei!’” (Isaías 52.7).

A beleza e o magnetismo de uma montanha nos atraem. Nosso olhar busca com avidez contemplar o que de tão lindo o Senhor nos presenteou. A beleza na imperfeição perfeita das formas coloridas. A escalada de uma montanha nos impulsiona e os batimentos do coração aceleram. Só sabe quem já escalou.

O profeta menciona que aquele que corre com avidez percorrendo vales e montanhas para entregar a boa notícia da salvação. Essa pessoa percorre trechos da criação que fascina e a anima a prosseguir na sua meta.

Assim é a escalada da vida cristã. Saímos observando os campos e as pessoas que talvez ainda não ouviram a boa notícia. Olhamos fascinados e vemos quão grato é sermos alguém a quem o Senhor amou e confiou para cumprir a vontade dele. Subamos e anunciemos a PAZ! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

FINGIMENTO

“Ora o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida”. (I Timóteo 1.5).

Diz o dicionário que simulado é igual a fingidosupostoaparente. Portanto, fé simulada é algo que existe, mas não acontece o esperado. Esta é uma atitude que em diversas áreas da vida muitas pessoas adotam. Vivem simulando alguma coisa! Assim, este é um ato que chega a ser leviano!

No texto acima o apóstolo Paulo nos aconselha a termos uma fé não fingida. Vamos parar e refletir que, se procurarmos entrar nos nossos pensamentos e sentimentos, poderemos nos indignar com tanta falta de verdade. Podemos até sentir vergonha, se procurarmos olhar de fato nosso interior, e aí depararmo-nos com pequenas coisas que fazemos e que não nos alegram.

O que Deus deseja ver em nós é isto mesmo. Entrarmos em nós para que vejamos o que Ele vê. O texto que lemos nos diz que é preciso que tenhamos o amor de um coração puro, e de uma boa consciência e se assim fizermos naturalmente a nossa fé será autêntica!

A nossa atitude de humildade e sinceridade é que vai mostrar se estamos ou não arrependidos de tudo que  pensamos e fizemos que não agrada ao Senhor. É necessário vivermos em sinceridade com Deus e com aqueles que estão mais próximos. Só assim estaremos vivendo uma fé não fingida! Deus está aguardando que nos voltemos para Ele com corações sinceros e boa consciência!

Léo Lima


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

QUEM VENCERÁ?

O rei sábio descobre quem está fazendo o mal e o castiga sem piedade. O Senhor deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo. Um governo continuará no poder enquanto for humano, justo e honesto”. (Provérbios 20.26-28).

Liderar exige muita sabedoria e capacidade de compreender as ações do outro. Nosso texto inicia fazendo menção em como fazer para ter um governo justo. Conhecer as pessoas que estão sob sua liderança é uma das atribuições do bom líder. Quando não se conhece as coisas podem sair do controle.

Somos inteligentes e podemos procurar nos conhecer e descobrir quem, realmente, somos. O texto diz que: ‘O Senhor deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo. Muitas coisas poderiam ser evitadas se nós olharmos nosso interior e nossa capacidade de agirmos com sabedoria em todas as nossas atividades.

Portanto, ao nos conhecermos e procurarmos fazer as coisas da melhor maneira possível. A Palavra diz que um governo (liderança) será aceito desde que ele seja humano, justo e honesto. Estas qualidades muitas vezes estão ausentes nas lideranças. Se todo cristão buscar no Senhor a forma de agir que agrada a Deus, muitas coisas serão evitadas.  Vale lembrar: ‘Um governo continuará no poder enquanto for humano, justo e honesto’.

Léo Lima


terça-feira, 24 de novembro de 2020

UMA GOTA SOMENTE

Hoje compartilho uma poesia que é parte do meu livro 'Vê'. O meu desejo é que reflitamos em qual é a nossa responsabilidade para com todos os que estão próximos a nós. Que Deus nos ajude a fazermos a vontade Dele.

“... Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio deles”. Ezequiel 9:4.

Quando sentires que teu irmão tropeçou, caiu...

E levantando, procura tua mão, que não se abriu...

Quando ao teu redor tudo for somente pecado.

E olhares indiferente, sem amor com desagrado...

Quando conseguires olhar, sorrir indiferente

Ao que te cerca, vendo sucumbir a tanta gente...

Quando tu rires do teu irmão Que é só erro

E, indiferente segues; o coração Em desterro...

Quando o teu amor for somente Um vislumbre,

Uma gota que a ti unicamente Deslumbre...

'PASSA PELO MEIO DA CIDADE...'

E estiveres sozinho

Insensível. Nada de caridade,

Em teu caminho...

Se não sofreres...

Em tua testa Já não terás o sinal evidente.

Castigo somente é o que te resta!...

E... sofrerás!...

Léo Lima

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

DESAFETOS

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas sim a fé que opera por caridade”(Gálatas 5.6).

Temos algumas necessidades fundamentais. Uma delas é que precisamos ser valorizados! E quantas vezes deixamos de dar o merecido valor a acontecimentos que vivemos, a pessoas que se destacam! Muitas vezes damos valor mais que merecido a nossos atos, aos nossos pensamentos, aos nossos sonhos irrealizados! Por que é preciso tanto sermos valorizados? Será vaidade? Será carência de outros afetos?

Sabemos que os judeus valorizavam muito certos rituais, mais que o próprio Deus. O judeu rigoroso deveria respeitar, aceitar e praticar tais ritos. E no texto podemos ver Paulo falando que essas coisas não têm virtude, mas sim a fé.

O apóstolo Paulo afirma através desta carta aos crentes Gálatas que eles deveriam deixar de dar tanto valor a esses rituais, pois Cristo já viera e, Cristo filho de Deus, dava maior valor à fé que atua pelo amor.

Precisamos deixar que nossas preocupações, muitas vezes em excesso, que nossas necessidades de valorização não nos impeçam de termos plena comunhão com Cristo. Se assim agirmos, estaremos vivendo este perfeito elo que nos une ao Senhor! Que possamos cultivar a fé que atua pelo amor!

Léo Lima


domingo, 22 de novembro de 2020

PROMESSA

Pois eu, o Deus eterno, prometo a Jerusalém que farei que a prosperidade venha como um rio e que as riquezas das nações venham a ela como se fossem uma enchente. Então Jerusalém será como uma mãe; ela lhes dará de mamar, carregará vocês nos braços e no colo os abraçará com carinho”. (Isaías 66.12).

Se temos o privilégio de estarmos diante de um rio que passa suavemente levando-nos aos sonhos e a lembrar de todas as benignidades de Deus para conosco, ficamos agradecidos. Deus, em sua grandiosidade, nos oferece muito mais do que imaginamos. Especialmente o enlevo diante de suas maravilhosas criações.

A promessa de Deus ao seu povo é a de um pai amoroso. Ele promete prosperidade e carinho ao seu povo. O povo de Deus, Israel, estava ainda em estado de rebeldia diante do Senhor, mas mesmo assim Ele oferece mais uma prova de seu amor para com os seus. Na promessa do texto bíblico Ele promete bênçãos e prosperidade.

Hoje, o Israel de Deus é todo aquele que medita na Sua Palavra e crê em seu propósito que foi maravilhosamente cumprido, pelo nascimento de Jesus Cristo, sua vida, morte e ressurreição que selaram tudo o que Deus prometera ao seu povo. Para fazer parte desta promessa de bênçãos e carinho ao seu povo basta crer no Nome santo de Jesus Cristo como Salvador de todo o que crê. O Senhor promete dar tudo de que precisamos. 

Léo Lima

sábado, 21 de novembro de 2020

VIA DE LUZ

A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.” (Provérbios 4.18-19).

Claro. Escuro. São as duas situações que vivenciamos a cada dia. O dia e a noite. O sábio mostra como ilustração que toda a pessoa correta gosta de estar onde há luz. E as pessoas que precisam se esconder escolhem andar nas trevas.

Podemos ainda lembrar que os que escolhem andar na luz buscam fazer as coisas de forma a não prejudicar os outros e estes mostram uma luz sempre crescente. Já os que escolhem prejudicar seus semelhantes a escuridão é companhia deles.

Dia. Noite. O que vamos escolher para que os reflexos das nossas atitudes sejam vistas como coisa que agrada e que faz bem a todos? Que saibamos andar na luz como Jesus na luz está.

Léo Lima

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ANJOS

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. (Salmo 34.7).

A mente de muitas pessoas existe a imagem de anjo. Cada um faz dela algo muito bonito. Não importa como você imagina. Importa sim o que o salmista afirmou que ao redor daqueles que temem ao Senhor está o anjo do Senhor acampado.

A condição é justamente esta: respeitar o Senhor. A pessoa que teme ao Senhor e o ama tem um comportamento de paz, de confiança. Mesmo que os desafios cheguem se nossa confiança é plena sentiremos uma coragem que muitos não podem compreender. Para tanto, se firmados nas promessas do Pai, sentiremos esta proteção única.

Deixe o salvador com todo o amor residir no seu ser. Deixe Cristo reinar no seu coração e assim você desfrutará do tão almejado descanso.

Léo Lima

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

CRIADOR PRESENTE

O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho? Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz”. (Eclesiastes 3.9-11).

Temos vontade de entender sobre todas as coisas. Quando procuramos na Palavra de Deus por pura curiosidade fica difícil compreendê-la. Paulo fala sobre isso: ‘Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual’. (I Coríntios 2.14).

Deus é o criador de todas as coisas, ‘Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém’! (Romanos 11.36). Ele ama a todos tem planos para os seus disse através do profeta: ‘Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando’. (Jeremias 29.11).

Portanto, a vida tem todo sentido se estamos vivendo-a na dependência do Criador. Que possamos adorar ao Senhor em todas as situações.

Léo Lima

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

LIVRAMENTO

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra.” (Salmo 34.7).

Não nos é possível ver os anjos, entretanto nos basta que eles nos vejam. O Senhor que nos ama e nós O amamos e Ele tem os olhos em nós, tanto de dia como de noite. E é Ele que tem um exército de seres santos sob o seu mando e ordena que eles vigiem o seu povo para que o guarde de todo o mal.

Fica certo que o Senhor dos anjos não vem e vai, nem faz visitas rápidas, mas Ele e seus exércitos acampam ao nosso redor. Temos uma proteção fixa, uma guarda permanente. Tendo os mensageiros do Senhor como sentinelas, não seremos pegos de improviso por assaltos repentinos, nem tragados por forças que esmagam.

O versículo inicial promete nos livrar por meio do amor nosso Deus e esse livramento teremos continuamente até que a nossa luta seja consumada  e estejamos vivendo eternamente ao lado do nosso Remidor. Louvado seja o nosso Deus!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...