sexta-feira, 31 de julho de 2015

HONESTIDADE



O filho sábio é a alegria do seu pai, mas o filho sem juízo é a tristeza da sua mãe. Aquilo que se consegue com desonestidade não serve de nada, mas a honestidade livra da morte”. (Provérbios 10.1-2).
O sábio mostra que a vida deve ser vivida com equilíbrio e que a honestidade deve ser escolhida como prática constante na vida. Esta virtude deve ser cultivada com carinho e ela deve ser feita no cotidiano.
A busca para termos o que precisamos e sonhamos pode ser uma tentação para que métodos que não ideais sejam praticados. Em nossos dias a busca por bens materiais é algo que foge dos princípios da moralidade, por isso é preciso cuidado para que influências nefastas sejam refutadas.
O sábio diz que ‘Aquilo que se consegue com desonestidade não serve de nada, mas a honestidade livra da morte’. Diz o ditado que a melhor coisa é deitar e dormir com tranquilidade, isso acontece com as pessoas honestas. Um sono tranquilo vale mais que muita riqueza.
Que possamos ser a alegria dos que nos cercam e que procuremos não entristecer ao Pai celestial que nos ama e nos dá tudo o que precisamos.
Léo Lima

quinta-feira, 30 de julho de 2015

OBEDIÊNCIA



A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: “Entre, gente tola!” E diz às pessoas que não têm juízo: “A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.” Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos”. (Provérbios 9.13-18).
O texto de hoje mostra tudo que não se deve fazer para que se viva. A falta de bom senso que uma pessoa demonstra é totalmente sem perspectiva nenhuma. O texto afirma que somente os que não se preocupam com a vida futura seguem os caminhos que levam à perdição.
Ele mostra também o que não se deve fazer para estar na presença de Deus e agradar ao Senhor. Ouvir o chamamento dos apetites da carne leva a pessoa a se afastar cada vez mais da vontade divina.
O apelo é para que se passe longe da concupiscência da carne e que se busque estar na presença do Senhor de corpo, alma e espírito. ‘Busque a Deus enquanto se pode achar, invoque ao Senhor enquanto está perto’ é o que a Palavra do Senhor recomenda.
Léo Lima

quarta-feira, 29 de julho de 2015

COMPREENSÃO



Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências”. (Provérbios 9.10-12).
Este texto nos move a desejarmos adquirir a sabedoria como parceira. Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus. ‘O temor do SENHOR é a chave da sabedoria e conhecer a Divindade é alcançar o pleno sentido do conhecimento’! O texto reafirma que devemos buscar a Deus em primeiro lugar.
‘Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas’. Ter compreensão é um desejo que vive em nós. Como é bom compreender e ser compreendido. Mas acima de tudo o texto faz referência que a sabedoria fará com que vivamos mais. Assim vamos viver mais se de acordo com a vontade de Deus buscarmos ser sábios.
Léo Lima

terça-feira, 28 de julho de 2015

VIVER EM PAZ



Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela”. (Provérbios 9.7-9).
O sábio fala sobre o cuidado que precisamos ter ao falarmos com as pessoas. Devemos conhecer as pessoas para podermos falar com mais liberdade com elas. A sabedoria deve partir de nós. é necessário que saibamos como lidar com as pessoas e isso é agirmos com sabedoria.
Acima de qualquer coisa devemos agir com cautela nos nossos relacionamentos para vivermos em harmonia uns com os outros. Se assim fizermos teremos tranquilidade no nosso dia a dia.
A Palavra de Deus recomenda que tratemos com zelo os nossos semelhantes, pois assim viveremos em paz uns com os outros. Este deve ser nosso objetivo maior: paz com todos.
Léo Lima

segunda-feira, 27 de julho de 2015

A VIDA SE MOSTRA



A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: “Entre, gente tola!” E disse às pessoas sem juízo: Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.” (Provérbios 9.1-6).
O que estamos cultivando neste dia? O que vem ao nosso pensamento? Uma festa para comemorar as coisas boas que Deus nos tem dado? Festejar é preciso.
A cada dia que vemos amanhecer devemos festejar. A vida deve ser festejada a cada instante. As dificuldades se apresentaram? As dores se mostram com mais força? Mas a vida está em nós e temos que festejar cada amanhecer.
A vida se mostra com o sol que nasce, com a chuva que cai, os pássaros que cantam, o ar que respiramos, a família que amamos, enfim os motivos para agradecermos é imenso. Louvar e adorar a Deus por tantos benefícios que temos recebido é a meta. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...