domingo, 31 de maio de 2015

INTIMIDADE



“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmo 139.23-24).
Davi conclui o salmo com um pedido a que o Senhor possa analisar seu profundo sentimento e pensamentos para que Ele possa limpar qualquer coisa que possa impedir o seu puro relacionamento com Deus.
Ele já havia afirmado que o Senhor conhece sua vida desde antes da sua formação. Ele que sonda nosso interior e vê nossas intenções é pronto para nos perdoar qualquer falta que possamos ter cometido.
Chegar diante do trono divino e pedir para que o Senhor faça tudo que for necessário para que nossa intimidade com Ele seja real e constante, é uma atitude corajosa. Deus deseja que nossa vida seja de plena comunhão com Ele e que nossas atitudes sejam de acordo com o exemplo deixado por seu Filho Jesus.
Façamos neste dia uma maior aproximação do Pai e busquemos maior intimidade com Ele. Que nossos passos sejam guiados pelo Senhor para que nada venha impedir nosso pleno relacionamento com Ele.
Léo Lima

sábado, 30 de maio de 2015

SENHOR DO TEMPO



Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. Ó Deus, como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Quando acordo, ainda estou contigo”. (Salmo 139.13-18).
Quando leio este salmo hoje e me lembro do dia que vi pela primeira vez um retrato de um feto feito em 3D (ultrassom), não posso deixar de louvar a Deus por ter dado tanta inteligência ao ser humano; sei que mesmo que os médicos possam ver o corpo em sua formação eles não podem saber de todos os detalhes como o tempo de vida que aquele ser terá. Hoje minha mãe completa 90 anos de vida saudável dádiva do Senhor. Somente ele sabe o tempo que ele tem para ela.
Contar os nossos dias somente o Senhor pode. Ele tem todo poder nos céus e na terra e nos guarda como a menina dos seus olhos. Amor igual não existe. O Criador ama a sua criação. Ele a guarda e protege de todos os perigos. Louvado seja Deus!
Léo Lima

sexta-feira, 29 de maio de 2015

DEUS PRESENTE



Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim. Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão”. (Salmo 139.1-12).
Esta porção deste salmo fala de forma completa sobre a grandiosidade de Deus e seu poder infinito. Não existe maneira de fugirmos do olhar divino. Ele tudo vê e tudo conhece. Conhece, inclusive nossos pensamentos. Não existe lugar em que possamos nos esconder do Senhor.
Entretanto, ao invés de ser ruim muito pelo contrário, é muito bom. Deus sabe o que vamos fazer os pensar antes que o façamos. A presença divina no Universo faz com que nos sintamos como um grão de areia. Mas o amor divino para conosco nos impulsiona a que sejamos gratos e reconhecidos por podermos viver de forma a que agrademos ao Senhor.
É preciso agradecer por podermos viver de forma que nosso proceder seja do agrado do Pai. Senhor tu és nossa segurança em tempos de dúvidas. Nosso auxílio em tempos de aflição. Louvado seja o Teu nome ó Senhor!
Léo Lima

quinta-feira, 28 de maio de 2015

DECLARAÇÃO DE AMOR



Ó Senhor Deus, todos os reis da terra te louvarão quando ouvirem falar das tuas promessas. Eles cantarão a respeito das coisas que tu, ó Senhor, tens feito, pois grande é a tua glória. Tu estás lá nas alturas, mas assim mesmo te interessas pelos humildes, e os orgulhosos não podem se esconder de ti. Quando estou cercado de perigos, tu me dás segurança. A tua força me protege do ódio dos meus inimigos; tu me salvas pelo teu poder. Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó Senhor Deus. Não abandones o trabalho que começaste”. (Salmo 138.4-8).
Como é bom fazer como Davi neste salmo. Ele declara seu amor, sua confiança e seu reconhecimento de que só o Senhor é digno de louvor e adoração. Faz referência ao interesse do Senhor pelas pessoas humildes. O nosso Deus rejeita o pecado, mas ama os pecadores. Ele deseja que todos cheguem ao arrependimento através de Jesus Cristo.
Mas o salmista faz referência de que ele sente segurança e a proteção divina. Lembra ainda das promessas que o Senhor fez e crê que Ele as cumprirá. ‘Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó Senhor Deus’.
Sim, o Senhor cumpre as promessas e não se esquece de nos olhar e derramar as bênçãos a cada dia e suas misericórdias são renovadas a cada manhã. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

quarta-feira, 27 de maio de 2015

RECONHECIMENTO



Ó Senhor Deus, eu te agradeço de todo o coração; diante de todos os deuses eu canto hinos de louvor a ti. Por causa do teu amor e da tua fidelidade, eu me ajoelho virado para o teu santo Templo e dou graças a ti. Pois tens mostrado que o teu nome e as tuas promessas estão acima de tudo. Quando te chamei, tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças”. (Salmo 138.1-3).
Nesta porção deste salmo o poeta Davi se inclina em adoração ao Senhor e canta nas palavras um hino de gratidão ao Senhor. A gratidão é uma atitude muito bonita. Ela mostra que a pessoa reconhece que alguém lhe fez bem. Neste caso é Davi diante do trono divino reconhecendo as infinitas bênçãos que o Senhor tem proporcionado na sua vida.
É preciso estarmos atentos para vermos e sentirmos as grandes maravilhas que Deus tem dado a cada um de nós. Um espírito grato alegra o coração de Deus. O reconhecimento das maravilhas que temos recebido vale mais que somente ficarmos felizes.
Deus deve estar acima de todas as coisas na nossa vida. É isso que este salmo nos ensina. Adorarmos a Deus em todas as situações. Não somente quando precisamos de algo, mas quando estamos agradecidos pelas bênçãos recebidas. Davi reconhece que Deus tem renovado seu ânimo: ‘Quando te chamei, tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças’.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...