quinta-feira, 12 de maio de 2022

FACETAS DA VIDA!

- Durante este mês continuamos a refletir em alguns provérbios.

É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente prefere ficar calado. O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta. O país que não tem um bom governo cairá; com muitos conselheiros, há segurança. Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer. A mulher bondosa é estimada, mas a imoral é uma vergonha. O preguiçoso nunca terá dinheiro, mas quem tem iniciativa acaba ficando rico. Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Os maus não ganham nada com a sua maldade, mas quem faz o que é direito na certa será recompensado. Quem está resolvido a agir direito viverá, e quem insiste em fazer o mal morrerá. O Senhor Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas”. (Provérbios 11.12-20).

Os provérbios acima abordam várias facetas da vida. Tratam desde como tratar nossos semelhantes até o que pode ajudar um governante a acertar em suas decisões. Mostra ainda que quem tem preguiça dificilmente conseguirá ter o que necessita. Ele termina esta porção mostrando como agradar a Deus: ‘O Senhor Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas’.

Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÓS O CONHECEMOS?

“ Ele respondeu: – Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é...