terça-feira, 31 de maio de 2022

INTENÇÃO

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. O Senhor fez tudo para certos fins, e o fim dos maus é a desgraça. O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum. Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o Senhor escapa do mal”. (Provérbios 16.1-6).

Hoje a palavra do texto é intenção. Tudo que pensamos, falamos ou fazemos sempre tem algo que intencionamos. Portanto, se nossas intenções são para o bem, logo o Senhor vai aprovar. Entretanto, se nossas intenções são outras, quem vai julgar nosso interior é o Senhor. Deste modo, estamos diretamente sob o olhar divino. Que possamos cuidar de tudo que pensamos, falamos ou fazemos para estarmos de acordo com a vontade divina.

Léo Lima

segunda-feira, 30 de maio de 2022

UM OLHAR!

O Senhor está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto. Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem. Aquele que aceita a repreensão justa andará na companhia dos sábios. Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio. Quem teme o Senhor está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado”. (Provérbios 15.29-33).

Diante de mais alguns pensamentos de sabedoria é muito bom constatar este: ‘Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem’. Ao pensamos o que um olhar pode fazer nas emoções das pessoas. O autor disse que um olhar amigo alegra o coração. Além do olhar tem o destaque a uma notícia. Quando ela é boa, diz o autor, ela provoca bons sentimentos. Olhe com olhar de amigo e ofereça um gesto de amor.

Léo Lima

domingo, 29 de maio de 2022

O QUE FAZER?

Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso. Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa! A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida. O Senhor Deus derruba a casa dos orgulhosos, mas protege a propriedade da viúva. O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas gosta de palavras bondosas. Quem procura ficar rico por meios desonestos põe a sua família em dificuldades; quem odeia o suborno viverá mais. As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas”. (Provérbios 15.22-28).

Saber falar a coisa que o momento pede é muito bom. Melhor ainda é a palavra exata no exato momento. É isto o que o autor descreve. ‘Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa’. Muitas vezes falamos o que nos vem a cabeça, mas nestes momentos podemos colocar muita coisa a perder. Que possamos estar atentos sobre tudo que falamos ou fazemos.

Léo Lima

sábado, 28 de maio de 2022

PLENITUDE!

Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre. É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz. É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio. A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz. O preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil. O filho sábio dá alegria ao seu pai, mas o filho sem juízo despreza a sua mãe. O tolo se diverte com as suas tolices, mas o sábio faz o que é certo.”. (Provérbios 15.15-21).

No texto encontramos vários ensinamentos, mas a ênfase ‘É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz’ mostra-nos que mesmo que tenhamos poucos bens materiais, se estivermos em harmonia com o Senhor, logo seremos pessoas alegres e gratas. É claro que a felicidade não é presença constante na nossa vida, Jesus mesmo disse: ‘no mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo’. Portanto, agora e sempre se estivermos com Jesus em todas as situações seremos plenos do amor divino.

Léo Lima

sexta-feira, 27 de maio de 2022

MANSIDÃO!

O Senhor detesta os sacrifícios que os maus lhe oferecem, porém se alegra com a oração dos bons. O Senhor detesta a maneira de viver dos maus, porém ama a quem faz o que é direito. Quem abandona o caminho do bem será severamente castigado, e quem odeia ser corrigido morrerá. Se o Senhor sabe o que acontece até mesmo no mundo dos mortos, como poderá alguém esconder dele os seus pensamentos? O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios. A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância”. (Provérbios 15.8-14).

A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida’. O salmista também disse estas palavras. Disse que um coração alegre aformoseia o rosto. Quando estamos em paz e nosso coração se alegra, logo nosso semblante fica mais harmonioso. Um brilho surge assim que sorrimos. Mas, isso é possível se estivermos desfrutando a paz e a serenidade que Jesus oferece. ‘deixo-vos a minha paz’, e sede mansos e humildes de coração. Um coração manso demonstra que Jesus reside ali.

Léo Lima

quinta-feira, 26 de maio de 2022

COM BRANDURA!

A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva. As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens. O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus. As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente. Quem despreza o que o pai ensina é tolo, mas quem aceita a sua correção é sábio. Na casa do homem direito há muita prosperidade, mas o lucro dos maus traz dificuldades. Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos”. (Provérbios 15.1-7).

A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva’. Esta porção da palavra de hoje faz referência à forma que devemos falar. Se falamos com brandura podemos até acalmar o nosso interlocutor. Mas se nos exaltamos o efeito contrário logo aparece. Portanto, de acordo com a nossa atitude podemos apaziguar ou provocar a fúria durante um diálogo.

Léo Lima

quarta-feira, 25 de maio de 2022

BUSCANDO A PAZ!

- Durante este mês continuamos a refletir em alguns provérbios.

A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo. A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer. Quem persegue os pobres insulta a Deus, que os fez, mas quem é bom para eles honra a Deus. A maldade leva os maus à desgraça, mas a honestidade protege os bons. No coração das pessoas sensatas mora a sabedoria, mas os tolos não a conhecem. A justiça engrandece um povo, mas o pecado é uma desgraça para qualquer nação. Os reis recompensam os servidores competentes, mas castigam os que não agem bem”. (Provérbios 14.29-35).

Creio que todos desejamos a paz. Mas nem todos nós sabemos como obtê-la. ‘A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer’. O sábio discorre sobre as consequências de se ter ou não ter a paz. Quando se vive em paz o corpo fica mais saudável. De acordo com o escritor, não ter paz, ou ser invejoso é possível a pessoa ser destruída, como o câncer destrói. Vale, portanto, buscarmos uma vida pacífica e, mais que isso, buscar a paz que Jesus oferece.

Léo Lima

terça-feira, 24 de maio de 2022

COMO AGIR?

O pobre é desprezado até pelo seu vizinho, mas o rico tem muitos amigos. Desprezar os outros é pecado, mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz. Quem trabalha para o bem ganha a confiança e o respeito dos outros, mas quem trabalha para o mal está cometendo um erro. Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. Os sábios são recompensados com riquezas, mas a recompensa do tolo são as suas próprias tolices. A testemunha que diz a verdade pode salvar vidas, mas a que diz mentiras é traidora. No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família. O temor ao Senhor é uma fonte de vida e ajuda a evitar as armadilhas da morte. A grandeza de um rei depende do número de pessoas que ele governa; sem elas ele não é nada”. (Provérbios 14.20-28).

A testemunha que diz a verdade pode salvar vidas, mas a que diz mentiras é traidora’. O mundo está vivendo com algo chamado de Fake News. É a mentida publicada online e que está causando muitas discussões e é até sendo criminalizada. O escritor neste texto mostra a verdade e a mentira e suas implicações. Ninguém gosta de ser traído. Você quer salvar vidas ou trair? É bom que pensemos melhor naquilo que pensamos, pois é a partir do pensamento que falamos.

Léo Lima

segunda-feira, 23 de maio de 2022

CUIDADO NAS ESCOLHAS!

Só você conhece a sua própria amargura e você também não pode repartir a sua alegria com os estranhos. A casa dos maus será destruída, mas a cabana dos bons continuará de pé. Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou. Os maus terão o que merecem, mas os bons serão recompensados pelo que fazem. A pessoa simples acredita em tudo, mas quem tem juízo está sempre prevenido. Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar. Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo. Os tolos recebem o que a sua tolice merece, mas os ajuizados são recompensados com o conhecimento. Os maus terão de respeitar os bons e pedir humildemente a sua ajuda”. (Provérbios 14.10-19).

Eis mais uma porção dos provérbios que podem nos fazer mais sábios. Vale destacar o seguinte: ‘Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte’. Quando fazemos uma escolha, mesmo que automática, estamos traçando nosso caminho. Dependendo daquilo que é a nossa opção podemos nos dar mal. É esta a advertência que o sábio faz. Portanto, é preciso cuidado em tudo que vamos fazer.

Léo Lima

domingo, 22 de maio de 2022

FALAR COM CUIDADO!

A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos. Quem é honesto mostra que teme o Senhor, mas a pessoa que se desvia dos caminhos do Senhor o está desprezando. O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras. Quem não põe um animal para puxar o arado colhe bem pouco, mas aquele que põe colhe muito. A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa diz muitas mentiras. Quem zomba de tudo quer ser sábio e não consegue, mas quem tem juízo aprende com facilidade. Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar. Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz. Os tolos pecam e não se importam, mas os bons querem ser perdoados”. (Provérbios 14.1-9).

O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras’. Novamente vale lembrar que é bom a gente pensar antes de falar qualquer coisa. Podemos ofender nosso próximo por uma palavra dita de forma brusca ou mesmo uma palavra que vai ofender a outra pessoa. O escritor mostra que quem fala de qualquer forma pode sofrer consequências. ‘Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz?

Léo Lima

sábado, 21 de maio de 2022

PRUDÊNCIA!

Como é bom conseguir o que a gente deseja! Os que não têm juízo não querem abandonar o mal. Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. A desgraça persegue os pecadores por toda parte, porém as pessoas corretas serão recompensadas com a prosperidade. O homem bom terá uma herança para deixar para os seus netos, mas a riqueza dos pecadores ficará para as pessoas honestas. As terras dos pobres produzem boas colheitas, mas os homens desonestos não deixam que elas sejam aproveitadas. Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. As pessoas direitas têm bastante para comer, porém os maus passam fome”. (Provérbios 13.19-25).

O ditado ‘diga-me com quem anda e te direi o que és’ quem sabe foi tirado deste texto: ‘Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal’. Sim, precisamos conhecer todos os que nos rodeiam. As escolhas que fazemos na vida, muitas vezes influenciam o que nos tornamos. A sabedoria adquirida é o que nos ajuda a uma vida correta diante do Senhor.

Léo Lima

sexta-feira, 20 de maio de 2022

ENSINAMENTOS PRECIOSOS!

Quem despreza os bons conselhos acabará mal, mas quem os segue será recompensado. Os ensinamentos das pessoas sábias são uma fonte de vida; eles ajudam a evitar as armadilhas da morte. Quem tem juízo ganha o respeito de todos, mas quem não merece confiança está caminhando para a desgraça. O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. O mensageiro perverso causa a desgraça, mas o de confiança traz a paz. Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado”. (Provérbios 13.13-18).

Estamos refletindo nos textos de sabedoria da Palavra de Deus. E, desta feita, os conselhos são proveitosos para uma vida que busca conhecimento na Palavra de Deus. ‘Os ensinamentos das pessoas sábias são uma fonte de vida; eles ajudam a evitar as armadilhas da morte’. Vale prestar atenção aos ensinamentos contidos nas palavras reflexivas dos provérbios.

Léo Lima

quinta-feira, 19 de maio de 2022

LUZ BRILHANTE!

Algumas pessoas não têm nada, mas fazem de conta que são ricas; outras têm muito dinheiro, mas fingem que são pobres. O rico tem de usar o seu dinheiro para pagar o resgate por sua vida, mas ninguém ameaça o pobre. Os homens corretos são como uma luz brilhante, porém os maus são como uma vela que está se apagando. O orgulho só traz brigas; é mais sábio pedir conselhos. A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá. A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida”. (Provérbios 13.7-12).

Pensando nas palavras do sábio faço um destaque em que ele faz referência a pessoas verdadeiras e a diferença com aquelas pessoas que praticam maldades. ‘Os homens corretos são como uma luz brilhante, porém os maus são como uma vela que está se apagando’.

Léo Lima

quarta-feira, 18 de maio de 2022

EVITANDO CONFLITOS!

O filho sábio aceita os ensinamentos do pai, mas o que zomba de tudo nunca reconhece que está errado. Os bons serão recompensados pelo que dizem; os traiçoeiros só desejam a violência. Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo. Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja. Os homens honestos odeiam a mentira, porém os maus dizem coisas indecentes e vergonhosas. A justiça protege os inocentes, mas a maldade do pecador o leva à desgraça”. (Provérbios 13.1-6).

Novamente o destaque à sabedoria. Uma das ênfases é sobre a fala. ‘Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo’. Como é bom ser uma pessoa idosa. Lembro-me de quando jovem as palavras afloravam dos meus lábios, muitas vezes sem pensar. E, outras vezes me vi arrependida do que tinha dito. Na verdade, termos controle sobre as nossas palavras evita muitos conflitos. Vale pensarmos nesta porção da Palavra de Deus.

Léo Lima

terça-feira, 17 de maio de 2022

AMABILIDADE!

O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade. A pessoa prudente esconde a sua sabedoria, mas os tolos anunciam a sua própria ignorância. O homem esforçado mandará nos outros, mas o preguiçoso se tornará escravo. As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. Quem é direito serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho. O preguiçoso não consegue o que deseja, mas o homem trabalhador ficará rico. A honradez é o caminho para a vida, mas a falta de juízo é a estrada para a morte”. (Provérbios 12.22-28).

O sábio narra algumas qualificações que agradam e não agradam a Deus. Destaco algumas para uma maior reflexão. ‘As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. Quem é direito serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho’. Na preocupação existe um tom triste em nossos corações, mas se nos depararmos com palavras amáveis o sorriso aflora no nosso olhar. Já procurar andar de forma direita podemos ajudar alguém próximo a nós.

Léo Lima

segunda-feira, 16 de maio de 2022

A VERDADE!

O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos. Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado. Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça. As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre. Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade. Nada de ruim acontece com os homens honestos, porém os maus só encontram dificuldades”. (Provérbios 12.15-21).

Outra vez a ênfase do sábio é quanto a palavra dita. ‘Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça. As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre’. Vida eterna é obtida através daquele que É a Verdade! Jesus Cristo, o Senhor!

Léo Lima

domingo, 15 de maio de 2022

RECOMPENSA!

Quem tem compreensão recebe elogios, mas quem tem coração perverso é desprezado. É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome. Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel. Quem cultiva a sua terra tem comida com fartura, mas quem gasta o tempo com coisas sem importância não tem juízo. Os perversos querem viver daquilo que os maus conseguem, mas os bons continuam firmes fazendo o bem. Os maus são apanhados na armadilha das suas próprias palavras, mas os homens direitos conseguem sair das dificuldades. Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer”. (Provérbios 12.8-14).

Agora é a comparação sobre a maldade e a bondade. O aparentar ser uma coisa sendo outra. A inveja muitas vezes leva alguns a viverem uma vida falsa. A porção final mostra que as palavras tem muita força na vida. ‘Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer’.

Léo Lima

sábado, 14 de maio de 2022

AMOR E BONDADE!

Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. O Senhor Deus abençoa os bons, mas condena os que planejam o mal. Quem pratica a maldade não tem segurança, mas quem é honesto não será abalado. A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele. Quem é honesto trata todos com sinceridade, mas quem é mau vive enganando os outros. As palavras dos maus são uma armadilha mortal, mas as palavras das pessoas corretas salvam os que estão em perigo. Os maus serão destruídos e não deixarão descendentes, mas a família do homem correto permanecerá”. (Provérbios 12.1-7).

Neste texto o autor procura mostraras coisas que agradam e desagradam a Deus. ‘O Senhor Deus abençoa os bons, mas condena os que planejam o mal. Quem pratica a maldade não tem segurança, mas quem é honesto não será abalado’. Vale refletir sobre a bondade que é a maneira natural de uma vida em harmonia com as pessoas. Deus é amor e sua manifestação de amor maior se deu ao dar Seu único filho para salvar todas as pessoas que assim O aceitarem. Bondade e amor estão entrelaçados.

Léo Lima

sexta-feira, 13 de maio de 2022

COMO SERIA?

Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade. A falsa testemunha é castigada e certamente será condenada à morte. Não é bom que os tolos vivam no luxo, nem que os escravos governem os príncipes. A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende. A raiva do rei é como o rugido de um leão, mas a sua bondade é como o orvalho sobre as plantas. Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça. Uma esposa que vive resmungando é como água que pinga sem parar. Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata. Quem é preguiçoso e dorminhoco acabará passando fome”. (Provérbios 19.8-15).

Não é bom que os tolos vivam no luxo, nem que os escravos governem os príncipes’. Neste mundo as coisas parecem ter uma ordem natural. O sábio não diz que uma pessoa tola não pode viver no luxo, nem que os escravos não devem governar os príncipes, mas que se isto acontecer não será bom. Como seria esta inversão das coisas? Como reagiríamos em uma situação semelhante? Para refletirmos.

Léo Lima

GENEROSIDADE!

- Durante este mês continuamos a refletir em alguns provérbios.

Os maus certamente serão castigados por Deus, mas os bons escaparão do castigo. A beleza na mulher sem juízo é como uma joia de ouro no focinho de um porco. Os planos dos bons trazem felicidade; o que os maus planejam produz ódio. Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres. Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado. O comerciante que armazena mantimento, esperando preço mais alto, é amaldiçoado pelo povo; mas o que põe à venda o que tem é estimado por todos. Quem procura o bem é respeitado, mas quem busca o mal será vítima do mal. Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens. Quem dirige mal a sua casa acaba sem nada. Quem não tem juízo será sempre escravo de quem é sábio. Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio. Assim como os bons são recompensados aqui na terra, também os pecadores e os maus são castigados”. (Provérbios 11.21-31).

É possível fazer uma referência sobre a generosidade abordada pelo pensador. ‘Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres. Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado’. É muito bom ser e conviver com pessoas generosas. Tudo que eles fazem é sem pensar no que vai receber em troca. Existem muitas pessoas assim. Vale muito voltar e ler o texto que mostra que ter amigos é muito bom.

Léo Lima

quinta-feira, 12 de maio de 2022

FACETAS DA VIDA!

- Durante este mês continuamos a refletir em alguns provérbios.

É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente prefere ficar calado. O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta. O país que não tem um bom governo cairá; com muitos conselheiros, há segurança. Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer. A mulher bondosa é estimada, mas a imoral é uma vergonha. O preguiçoso nunca terá dinheiro, mas quem tem iniciativa acaba ficando rico. Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Os maus não ganham nada com a sua maldade, mas quem faz o que é direito na certa será recompensado. Quem está resolvido a agir direito viverá, e quem insiste em fazer o mal morrerá. O Senhor Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas”. (Provérbios 11.12-20).

Os provérbios acima abordam várias facetas da vida. Tratam desde como tratar nossos semelhantes até o que pode ajudar um governante a acertar em suas decisões. Mostra ainda que quem tem preguiça dificilmente conseguirá ter o que necessita. Ele termina esta porção mostrando como agradar a Deus: ‘O Senhor Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas’.

Léo Lima

terça-feira, 10 de maio de 2022

GLORIFICANDO!

Porque o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz”(Lucas 1.78,79).

O texto é uma alegre demonstração de alegria. Zacarias, pai de João Batista, desde que soubera que teria um filho ficou mudo. E somente após o nascimento de João Batista, ele, Zacarias, abriu a sua boca e cantou. Louvou. Enalteceu ao Deus Todo Poderoso. Um pai que alegremente celebrava a chegada de um filho, que seria um profeta de Deus. Ainda que muitos não acreditem, Jesus é a promessa de vida. A promessa de paz para os homens de todas as raças.

João Batista percorreu o caminho, sempre à frente de Cristo, anunciando a boa nova de salvação e o Cordeiro de Deus. Mostrava um caminho de paz cheio das misericórdias divinas. João Batista anunciava e preparava o caminho para o Senhor.

Hoje, contamos com tão grandiosa dádiva, a salvação completa por Cristo Jesus e, raramente nos recordamos que ela nos garante o céu. Estamos habituados em percorrermos um caminho de paz que muitas vezes nos esquecemos de que quem nos outorga esta maravilha é Jesus Cristo, o Senhor! Poucas vezes nos dispomos a glorificar ao Senhor com o louvor mais puro que vem de nosso interior, que vem de um coração ardente pelo Espírito de Deus e que reconheça a grandiosa maravilha que é ser livre das trevas e da sombra da morte.

                                                                                                        Léo Lima

segunda-feira, 9 de maio de 2022

NELE HÁ LUZ!

Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!”. (Mateus 6.22-23).

Para criar a luz, só foi necessário Deus falar. O próprio Deus é fonte de luz e não há n’ELe escuridão. A palavra de Deus é também a luz que dá um norte para os nossos passos, nos instrui como viver de forma correta e vencedora! Tiago descreve de forma precisa sobre a luz. ‘Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão’. (Tiago 1.17).

O Deus que disse: -Que da escuridão brilhe a luz- é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo’. (II Coríntios 4.6). Jesus veio até nós para trazer luz a um mundo que era reprimido pela escuridão. Ele é o único padrão para quem quer viver uma vida que agrada a Deus.

O salmista já acreditava que o Senhor poderia fazer resplandecer sua luz sobre ele. ‘Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas’. (Salmo 18.28). Além disso, foi Jesus quem afirmou que os filhos de Deus são a luz deste mundo, e devemos ser agentes de restauração daqueles que estão perdidos e sem perspectiva.

Léo Lima

domingo, 8 de maio de 2022

SER DIREITO!

- Durante este mês continuamos a refletir em alguns provérbios.

A esperança dos bons traz alegria, mas os planos dos maus dão em nada. O Senhor protege os bons, mas causa a desgraça dos que fazem o mal. As pessoas direitas estarão sempre em segurança, porém os maus não terão onde morar. As pessoas honestas dizem coisas sábias; quem diz coisas perversas recebe um terrível castigo. Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros”. (Provérbios 10.28-32).

Mais uma vez a ênfase vai recair sobre as palavras que saem dos nossos corações. O sábio encerra o capítulo dizendo: ‘Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros’. Que possamos pensar coisas boas para que do nosso coração venham palavras agradáveis.

Léo Lima

sábado, 7 de maio de 2022

PALAVRAS...

- Durante este mês continuamos a refletir em alguns provérbios.

Com as suas palavras, o mentiroso esconde o seu ódio; quem espalha mexericos não tem juízo. Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua. As palavras dos bons são como a prata pura; as ideias dos maus não têm valor. As palavras dos bons fazem bem a muita gente, mas a falta de juízo leva à morte. A bênção do Senhor Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substitui-la. Para o malvado, fazer o mal é divertimento, mas a pessoa sensata encontra prazer na sabedoria. Quando o mau tem medo de alguma coisa, é isso mesmo o que lhe acontece, mas a pessoa direita consegue o que deseja. Vem a tempestade e acaba com os maus, porém os honestos continuam sempre firmes. Nunca mande um preguiçoso fazer alguma coisa; ele será tão irritante como vinagre nos dentes ou fumaça nos olhos. Quem teme o Senhor tem vida longa, porém os maus morrem antes do tempo”. (Provérbios 10.18-27).

Quem nesta vida ainda não cometeu erros por causa daquilo que fala?  O sábio afirmou que: ‘Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua’. Eis uma verdade que dificilmente paramos para refletir sobre ela. As palavras podem ferir mais que qualquer outra coisa. O texto mostra muitas situações as quais devemos tirar algum tempo para uma profunda meditação.

Léo Lima



O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...