segunda-feira, 31 de julho de 2017

PODER QUE VIVIFICA

“Jesus tinha o poder dado por Deus: ‘E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”. (Mateus 28.18).
O Reino de Deus é de poder, porque Deus tem todo o poder em Suas mãos. E todo aquele que aceita pela fé a salvação faz parte deste Reino e é revestido de poder para fazer as boas obras que Deus dispôs.
Jesus tem todo poder, visto que o Pai deu-o a Ele. Inclusive poder sobre a natureza. ‘Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: – Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo’. (Marcos 4.39).
E foi Jesus quem disse para que os seus seguidores continuassem a anunciar as Boas Novas e deu-lhes o poder. ‘Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra’. (Atos 1.8).
Foi justamente o Espírito Santo dado pelo Senhor Jesus que Paulo se referiu em conselho a Timóteo. O Espírito que vivifica e fortalece. ‘Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes’. (II Timóteo 1.7). Que possamos cumprir o IDE de Jesus revestidos pelo poder divino.

Léo Lima

domingo, 30 de julho de 2017

EDIFICAÇÃO

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (I Coríntios 10.23).
Edificar é fazer desenvolver. Quando procuramos ser edificados espiritualmente, crescemos e nos tornamos mais maduros. Jesus nos edifica através de sua palavra. Nós devemos nos edificar mutuamente, ou seja, conduzir ou até mesmo sermos conduzidos à virtude através da Palavra de Deus.
Todas as coisas me são permitidas, porém muitas delas causam constrangimento e podem causar danos irreparáveis em nós ou naqueles que nos cercam. Portanto, devemos cuidar com o que falamos ou fazemos. ‘Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem’. (Efésios 4.29).
Deus edificou todas as coisas e Jesus quer restaurar a sua vida. Ele recupera, lança boas bases e conserta o que outras pessoas destruíram. Ele não aniquila, mas Ele transforma sua vida. Jesus disse: Eu e o Pai somos um. Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus’. (Hebreus 3.4). Que possamos buscar em Jesus a nossa edificação espiritual.

Léo Lima

sábado, 29 de julho de 2017

JESUS CHOROU

Mas tu, ó Senhor, reinas para sempre, tu dominas as gentes de todos os tempos. Por que nos abandonaste por tanto tempo? Será que lembrarás de nós outra vez? Faze com que voltemos a ti, ó Senhor, sim, faze-nos voltar! Faze com que a nossa vida seja outra vez como era antes. Ou será que nos rejeitaste para sempre? Será que a tua ira contra nós nunca vai acabar?” (Lamentações 5.19.22).
Prantear é uma forma de mostrar o que sentimos. Choramos se nos sentimos tristes, desacorçoados, fracassados, arrependidos e com dor. Não é errado chorar. Quando algo nos entristece, chorar é uma resposta natural. Muitas pessoas na Bíblia, inclusive Jesus, choraram. O Mestre disse: ‘Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará’. (Mateus 5.4).
O salmista expressou a emoção que dominava o povo de Deus que se encontrava cativo. ‘Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos’. (Salmo 126.5-6). Não importa a dor que aperta o coração o resultado de quem serve ao Senhor é um coração alegre.
O sábio lembrou que para cada coisa tem um tempo próprio. Neste caso o tempo de chorar sempre chega. ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar’. (Eclesiastes 3.1,4). Jesus chorou quando soube que seu amigo Lázaro havia morrido (João 11.35). Ao ver Jerusalém Jesus chorou sobre ela (Lucas 19.41). Qual o motivo do seu choro hoje?

Léo Lima

sexta-feira, 28 de julho de 2017

AMOR FRATERNAL

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança”. (Salmo 33.12).
Jesus ensinou e viveu com amor fraternal. Muitos judeus aguardavam um messias que libertaria o povo do domínio político que os romanos infligiam a eles. Entretanto, Jesus veio ensinar que a melhor forma de viver em harmonia é o amor, primeiro a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Pedro ao escrever lembrou como sermos políticos. ‘Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei’. (I Pedro 2.17).
Muito tempo antes o Senhor falou através do profeta Isaías sobre como fazer política. Então mencionou um Ai para os que abusam, fazem leis injustas e não defendem os direitos dos necessitados. ‘Ai de vocês que fazem leis injustas, leis para explorar o povo! Vocês não defendem os direitos dos pobres nem as causas dos necessitados e exploram as viúvas e os órfãos’. (Isaías 10.1-2).
Já Paulo relatou ao seu aluno Timóteo como proceder em favor de todos, inclusive daqueles que dirigem um país. ‘Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros’. (I Timóteo 2.1-2). Que saibamos exercer nossa cidadania com amor e respeito conforme Jesus viveu.

Léo Lima

quinta-feira, 27 de julho de 2017

JUSTO E RETO

Esta é uma prova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. Como resultado disso, vocês se tornarão merecedores do seu Reino, pelo qual estão sofrendo. Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos”. (II Tessalonicenses 1.5-7a).
A justiça é um dos atributos de Deus. Ele se regozija com o justo e aborrece a injustiça. O pecado nos torna impuros, parciais e separados de Deus. Todavia todo aquele que crê no sacrifício de Jesus e O aceita como Senhor é justificado e recebe a justiça de Jesus!
Em seu último cântico Moisés enaltece ao Senhor e canta sua justiça e retidão. ‘Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é’. (Deuteronômio 32.4).
Já Paulo fala aos cristãos de Roma e lembra que é em Jesus Cristo que a justiça divina se manifesta. ‘Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé’. (Romanos 1.17).
 E Jesus quando ensinava na montanha falou que Deus sabia de cada necessidade de todos, mas que era preciso que o Seu Reino fosse prioridade e assim tudo lhes seria dado. ‘Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas’. (Mateus 6.33).

Léo Lima

quarta-feira, 26 de julho de 2017

HONESTIDADE

Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará. Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia”. (Salmo 37.5-6).
Ser honesto é falar a verdade e viver de maneira íntegra. Deus se alegra com a pessoa honesta porque ele é o Deus da verdade e detesta a mentira. Deus abençoa aquele que é honesto. Paulo recomenda como devemos agir para com os nossos semelhantes. ‘A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens’. (Romanos 12.17).
Uma das atitudes que devemos cultivar é a de nos alegrarmos com quem se alegra e chorarmos com quem chora. Novamente o apóstolo Paulo mostra isto de maneira clara. ‘Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo’. (I Coríntios 13.7).
Portanto, ele, Paulo ainda recomenda para que possamos praticar a verdade uns para com os outros, visto que somos participantes da família de Deus e membros do corpo de Cristo. ‘Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo’. (Efésios 4.25).

Léo Lima

terça-feira, 25 de julho de 2017

EXULTAÇÃO

Mesmo que a minha pele seja toda comida pela doença, ainda neste corpo eu verei a Deus. Eu o verei com os meus olhos; os meus olhos o verão, e ele não será um estranho para mim. E desejo tanto que isso aconteça!”. (Jó 19.26-27).
No momento de grande angústia Jó exclamou que acreditava em Deus e que Ele era justo para que pudesse declarar o que o seu coração desejava. Ele gritou bem alto que acreditava em seu remidor e que Ele estava vivo. Ele queria ver o Senhor e se ver justificado por Ele. Paulo disse que para aqueles que amam ao Senhor os desejos do coração são direcionados pelo Senhor. ‘Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade’. (Filipenses 2.13).
Muito mais do que somente desejar é nutrir a confiança em Deus e poder afirmar conforme Paulo fez referência de que ele se sentia firme e seguro em Deus que lhe dava forças. ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece’. (Filipenses 4.13).
O salmista afirmou que se a nossa alegria estiver alicerçada em Deus Ele, o Senhor vai nos dar o que nosso coração almeja. ‘Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja’. (Salmo 37.4). Portanto, se conseguirmos nos alegrar no Senhor os nossos desejos serão alcançados.

Léo Lima

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ANTE O TRONO

Então Ana orou assim: O Senhor Deus encheu o meu coração de alegria; por causa do que ele fez, eu ando de cabeça erguida. Estou rindo dos meus inimigos e me sinto feliz, pois Deus me ajudou. Ninguém é santo como o Senhor; não existe outro deus além dele, e não há nenhum protetor como o nosso Deus”. (I Samuel 2.1-2).
A oração inicial foi feita por uma mãe com o coração cheio de gratidão a Deus. Ela teve fé quando fez o seu pedido. Sobre a fé Paulo disse que: ‘Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo’. (Romanos 10.17).
O Senhor disse ao profeta Jeremias que se houvesse clamor Ele responderia. ‘E Deus continuou: – Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece’. (Jeremias 33.3). Hoje você já agradeceu a Deus com louvores?
Ana voltou ao templo para agradecer. Davi sempre adorava a Deus após as vitórias que Ele lhe dava e nos deixou o exemplo. ‘Então, ali em frente de todo o povo, o rei Davi louvou a Deus, o Senhor. Ele disse: – Ó Senhor, Deus do nosso antepassado Jacó, bendito sejas para sempre! Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo’. (I Crônicas 29.10-11).

Léo Lima

domingo, 23 de julho de 2017

REDIMIDOS

Vinde então, e arguí-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. (Isaías 1.18).
O pensamento leva-nos por caminhos distantes, estradas nunca percorridas, paisagens totalmente desconhecidas, sendas abertas, floridas!... A introspecção nos conduz a um mundo estranho, fechado até mesmo a nós, mundo algumas vezes mau, mesquinho. A natureza humana por si só não é a coisa mais bonita.
O texto acima possui outra tradução: ‘Vinde, pois, e arrazoemos...’ este é um convite aberto para um sério ajustamento de contas, como o que Jó havia pedido em ‘Ali o homem reto pleitearia com ele, e eu me livraria para sempre do meu juiz’. (Jó 23.7). Em nosso estado natural, antes da salvação por Jesus Cristo, precisamos ouvir este convite e aceitá-lo, e meditar junto ao Senhor. Fazermos, mesmo, uma avaliação de nossos atos interiores, e, por mais cheios de pecado que possamos estar, por mais que nossos pensamentos sejam vermelhos, eles tornar-se-ão brancos como a neve. É esta a promessa que temos do nosso Pai!
Se procurarmos o nosso Deus e junto a Ele fizermos uma análise, nos arrazoarmos, questionarmos e perguntarmos se a Justiça Divina que excede todo entendimento poderá transformar todos os momentos escuros em momentos de paz, assim saberemos que Ele mesmo se oferece a nos revestir da brancura da santidade! A redenção pela graça!

Léo Lima

sábado, 22 de julho de 2017

COMPORTAMENTO

Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu”. (Romanos 12.3).
O orgulho separa o homem de Deus, mas a humildade aproxima. A humildade leva a distinguir o pecado e a pedir perdão. A dependência também ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde sabe que não é melhor que ninguém e que todos merecem amor e atenção.
O Mestre demonstrou aos seus ouvintes como uma pessoa devia ser humilde. ‘Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança’. (Mateus 18.2-4).
Pedro reforçou estas palavras muito tempo depois exortando os cristãos a que fossem humildes na submissão a Deus. ‘Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo’. (I Pedro 5.6).
Tiago conclamou aos cristãos a que provassem ser sábios e inteligentes e isto com o comportamento que agrada a Deus. ‘Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria’. (Tiago 3.13).

Léo Lima

sexta-feira, 21 de julho de 2017

IGUALDADE

Zelofeade não tinha filhos; só filhas. Os nomes delas eram Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Elas foram falar com o sacerdote Eleazar, com Josué e com os líderes e disseram: – O Senhor Deus ordenou que Moisés desse não só aos nossos parentes do sexo masculino, mas também a nós uma parte da terra para ser nossa propriedade. E, como Senhor havia mandado, elas também receberam terras para serem sua propriedade”. (Josué 17.3b-4).
Josué estava fazendo a distribuição da terra prometida. Ele mencionava os homens de cada família. Então uma família que só tinha mulheres como filhas não foi mencionada e elas disseram: ‘O Senhor Deus ordenou que Moisés desse não só aos nossos parentes do sexo masculino, mas também a nós uma parte da terra para ser nossa propriedade’. Estava, pois, sendo reclamado o direito de igualdade.
Jesus valorizou todas as pessoas independente de serem homem ou mulher. Ainda havia discriminação de outras formas, como Pedro que entendia que a salvação era somente para os judeus. Depois de algumas experiências ele disse: ‘Então Pedro começou a falar. Ele disse: – Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça’. (Atos 10.34).
Paulo mencionou esta situação a Timóteo quando disse que não existe nenhuma diferença entre as pessoas: ‘Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus’. (Gálatas 3.28). Para Deus somos todos iguais.

Léo Lima

quinta-feira, 20 de julho de 2017

DÚVIDAS

Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: – De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: – Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: – Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso”. (João 7.40-43).
Jesus estava sempre atento a tudo que acontecia ao seu redor. Desta feita as conversas se referiam à sua pessoa e muitos pensamentos divergentes sobre o Senhor. As diferentes opiniões provocaram uma divisão entre o povo.
A dúvida faz parte da vida do ser humano. Muitas vezes a dúvida causa temor e pode nos neutralizar. Por isso, o equívoco é um inimigo que nos impede de existir com o que Deus tem para nós. É por essa razão que a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, porque precisamos crer e não duvidar de que Ele é poderoso e leal.Mas ele disse: – Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês?’ (Lucas 24.38).
Muitas dúvidas pairam entre as pessoas sobre quem é Jesus e o que Ele veio fazer. As divisões, muitas vezes acontecem porque os pensamentos são divergentes e onde há dúvida a ansiedade se faz presente e Jesus falou sobre isso: ‘Jesus disse: – Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito’. (João 14.1-2). Portanto, a única coisa que se deve fazer é crer em Deus e no Seu único Filho.

Léo Lima

quarta-feira, 19 de julho de 2017

PENSAMENTOS

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.8).
Para ter uma consciência crítica é preciso agir e reagir, pois a vida mostra necessidades fundamentais a fim de que se tenha uma vivência com equilíbrio e que seja adequada aos seus reais fundamentos. Conhecer é perceber o que é um processo psicológico, e, portanto, responsável pelo comportamento humano tornando-se imprescindível para formar a consciência e analisar conceitos, valores e opiniões.
Não se pode formar nenhum conceito sem antes adentrar-se e conseguir ver as suas capacidades reais. Isto pode ser um processo doloroso, pois o entrar em seu interior provoca na pessoa um reconhecimento do que ela foi ou é, sem máscara ou tratamento, olhar-se como é. Para as pessoas regeneradas este processo será menos doloroso, pois se lembrará que Cristo já perdoou e limpou todas as coisas velhas e impuras que residiam em seu interior. Ela pode então olhar dentro de si e começar a formar outros conceitos que transformarão sua vida em vivência equilibrada e adequada, contribuindo para um mundo melhor.
Portanto, pensar é preciso. É notório que os passos para se elaborar os pensamentos começa com o trabalhar com a repetição. Já o entendimento é capaz e necessário para se conhecer. E ele nesta tarefa é auxiliado pela memória e a faculdade de criar a partir da combinação de ideias. Isto sugere à pessoa um exercício de memória.
A pessoa precisa sair de si ou talvez, da sua alienação reconhecendo existir muito mais do que seu mundo restrito e para que isto aconteça ela deve controlar seus pensamentos. ‘se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai’. Esta é uma chamada à que se conheça e se viva neste mundo cheio de conflitos e opiniões divergentes, que mostram, desta forma, como deve ser nossos pensamentos. Jesus deixou exemplo de não se conformar com as coisas como elas estavam.

Léo Lima

terça-feira, 18 de julho de 2017

NOVA VITÓRIA

Aleluia! Cantem a Deus, o Senhor, uma nova canção. Louvem a Deus na reunião dos seus servos fiéis. Alegre-se, ó povo de Israel, por causa do seu Criador! Fique contente, ó povo de Jerusalém, por causa do seu Rei! Louvem a Deus, o Senhor, com danças e, em seu louvor, toquem pandeiros e liras. Pois o Senhor está contente com o seu povo; ele dá aos humildes a honra da vitória. Que os seus servos fiéis se alegrem com a vitória e cantem alegremente nas suas festas! Que eles louvem a Deus, gritando bem alto, com espadas afiadas nas mãos para derrotar as nações e castigar os povos; para prender os seus reis e as suas autoridades com pesadas correntes de ferro; para castigar as nações como Deus mandou! Essa é a vitória dos seus servos fiéis. Aleluia”! (Salmo 149).
Qual é a nossa vitória hoje? Este salmo é feito de palavras que lembram as vitórias que o povo de Deus viveu e vive. O convite à alegria é mencionado várias vezes. O motivo deste convite é que Deus se mostrou contente com as atitudes deles e os abençoou.
Davi sempre comemorava quando se sentia vitorioso, pois ele sabia que cada conquista que eles tinham devia agradecer ao Senhor: ‘Pois o Senhor está contente com o seu povo; ele dá aos humildes a honra da vitória’.
Ser vitorioso é o desejo de cada um. Deus nos concede a cada manhã o presente das suas misericórdias e o que estamos fazendo com elas? Qual é a sua vitória ou a que espera neste dia? Louvemos e adoremos ao Senhor com cânticos e hinos de louvor.

Léo Lima

segunda-feira, 17 de julho de 2017

ÚNICO SENHOR

Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção. O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha. Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá”. (Salmo 18.30-32).
Davi fala nesta poesia que o Senhor deve ser enaltecido e lembra o seu povo de que Deus é o único Deus. Aconselha, também, que Ele é a rocha e deve ser enaltecido, pois Ele é o Senhor que protege e dá forças àquele que O busca.
Da mesma forma Moisés cantou estes versos enquanto recordava os mandamentos do Senhor. ‘Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças’. (Deuteronômio 6.4-5). Assim devemos nos recordar que devemos amar ao Senhor com todo o nosso coração.
Em uma carta escrita por Judas, não o que traiu Jesus, mas por seu irmão que conclama a todos os cristãos que precisamos dar o louvor a Deus que devemos adorar. ‘Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!(Judas 1.25).

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...