segunda-feira, 31 de maio de 2021

SURPREENDENDO

Nunca pergunte: ‘Por que será que antigamente tudo era melhor’? Essa pergunta não é inteligente”. (Eclesiastes 7.10).

Foi dito que ‘Quem vive de passado é museu’. Também disseram que ‘recordar é viver’. O texto mostra que não devemos fazer comparações com o que se vive agora e o que se viveu. O Senhor disse através do profeta Isaías: ‘Mas agora o Senhor Deus diz ao seu povo: - Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão’. (Isaías 43.18-19a).

Paulo falando para os cristãos em Atenas que: ‘No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados’. (Atos 17.30). A mensagem de salvação é para todos e é isso que Paulo fazia, anunciava as boas novas do Evangelho.

Hoje, tudo o que temos sobre a vida e o propósito salvador do Senhor estão na Sua Palavra que foi escrita a milhares de anos. ‘Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança’. (Romanos 15.4). Desta forma precisamos olhar para traz e vermos porque somos o que somos e para que fomos criados. Deus sempre nos surpreende. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 30 de maio de 2021

ADORANDO AO SENHOR

Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. Ó Deus, como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Quando acordo, ainda estou contigo”. (Salmo 139.13-18).

Quando leio este salmo hoje e me lembro do dia que vi pela primeira vez um retrato de um feto feito em 3D (ultrassom), não posso deixar de louvar a Deus por ter dado tanta inteligência ao ser humano; sei que mesmo que os médicos possam ver o corpo em sua formação eles não podem saber de todos os detalhes como o tempo de vida que aquele ser terá. Hoje minha mãe completa 96 anos de vida saudável, dádiva do Senhor. Somente o Senhor sabe o tempo que ele tem para ela.

Contar os nossos dias somente o Senhor pode. Ele tem todo poder nos céus e na terra e nos guarda como a menina dos seus olhos. Amor igual não existe. O Criador ama a sua criação. Ele a guarda e protege de todos os perigos. Somente o Senhor concede a vida. Obrigada Senhor pela vida da mamãe. Louvado seja Deus! 

Léo Lima

sábado, 29 de maio de 2021

TEMPO CERTO

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de derrubar e tempo de construir.” (Eclesiastes 3.1-3b).

O tempo é algo que nos parece fugaz e passa muito depressa. O sábio Salomão neste texto mostra que existe um tempo próprio para cada coisa. Nada acontece que não utiliza o tempo. A história se faz dos acontecimentos.

Ele disse: Existe tempo de nascer e tempo de morrer. Isso nós sabemos desde que tomamos consciência da existência. No momento de nascimento as emoções que afloram são de festa. De reconhecimento que estamos diante do maior milagre divino. É mágico quando vamos percebendo como a nova vida foi formada com traços de vários familiares. Ficamos embevecidos.

Entretanto, quando a morte se faz presente todos se calam. Existe um respeito ante um corpo inanimado. Já quando plantamos algo sabemos que a semente precisa morrer para que volte com seu renovo. Mas chega o momento que é preciso arrancar o que se plantou.

O sábio ainda refletiu sobre o tempo de derrubar e de construir. Precisamos derrubar as barreiras que interferem no nosso dia e estabelecer novas perspectivas para o amanhã. Vivamos com sabedoria cada momento que temos recebido do Senhor.

Léo Lima

sexta-feira, 28 de maio de 2021

CONDIÇÃO

Eu mandarei chuva no tempo certo, a terra produzirá colheitas, e as árvores darão frutas”(Levítico 26.4).

Conforme o tempo passa é possível ver que as estações do ano que regem a natureza, estão ficando muito diferentes. Algumas mudanças estão tomando rumo desastroso. Enquanto umas regiões são inundadas pelas águas, outras estão se transformando em deserto.

Dizem os estudiosos que a causa principal é a destruição provocada pelo ser humano. E isso nós podemos constatar. Em tudo que Deus criou existe um ponto de equilíbrio, e se algo deste ponto é destruído, logo as coisas vão se autodestruindo. O futuro? Bem, ele não se preocupa com as consequências dos seus atos destrutivos.

No texto acima lemos que Deus promete mandar a chuva. Entretanto, no verso que antecede Ele diz: ‘Se vocês obedecerem às minhas leis e aos meus mandamentos, fazendo tudo o que eu ordeno’ estas palavras condicionam as bênçãos.

O texto pode ser aplicado também às bênçãos espirituais que podemos receber se formos obedientes aos ensinamentos do Senhor. A partir do momento que Deus tem o lugar reservado em nosso interior, logo teremos comunhão com Ele. Seremos transformados e limpos de todo. Alegrias serão desfrutadas por todo aquele que tem sua vida nas mãos do Senhor.

Léo Lima

quinta-feira, 27 de maio de 2021

PRANTEANDO

E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito da graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.” (Zacarias 12.10).

‘Homem que é homem não chora’! Esta é uma expressão tantas vezes repetida aos pequeninos com o intuito de conseguir o seu silêncio. O motivo disto é que para nós torna-se muito difícil compreender as lágrimas ardentes e sinceras, espontâneas e doídas das crianças. Algumas vezes são lágrimas de apelo para que se note a sua presença, outras de arrependimento após um malfeito. São tantos os motivos que levam as crianças às lágrimas e muitas vezes somos os causadores de tanta dor, pois elas descobriram que o choro é uma forma de conseguir que uma necessidade seja satisfeita!

O texto acima mostra o retrato que exemplifica o choro pela perda de um primogênito. Aquele que se arrepende mostra o seu arrependimento com o pranto sincero e isto poderá acontecer, ainda no texto, quando da volta de Jesus! E, como vemos, Deus promete ao seu povo um espírito de Graça e de súplicas.

Esta não é uma promessa para amenizar o choro de uma criança, mas é feita por Deus, que nos é leal. No arrependimento é necessário que as lágrimas sejam ardentes e sinceras como as das crianças. Os corações impulsionados pelo Espírito de graça verão jorrar de Deus bênçãos como de uma fonte inesgotável! E a paz reinará em cada alma que assim proceder!

 Hoje, como nos tempos do povo de Israel, vemos a necessidade de um derramamento de lágrimas como demonstração do arrependimento pelos pecados cometidos. Este é o sentimento que deve dominar os corações.

Léo Lima

quarta-feira, 26 de maio de 2021

COMO O ORVALHO!

Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas d’água sobre a relva. Porque apregoarei o nome do Senhor: dai grandeza a nosso Deus”. (Deuteronômio 32.2-3).

Muitas pessoas amam contemplar, num dia chuvoso, a chuva miúda, chuviscos que regam a terra, a relva toda reverdecida destilando aroma refrescante, irradiando a esperança do verde, mostrando aos olhos mais indiferentes a alegria pela abençoada chuva que cai.

No texto, encontramos Moisés elevando ao Senhor um maravilhoso cântico. Ele fazia comparação entre fatos naturais com a Palavra do Senhor. O povo havia recebido do Senhor o livro da Lei e no cântico Moisés sugere que, como goteja a chuva sobre a relva, assim a Palavra de Deus precisa molhar todas as vidas para produzirem frutos agradáveis ao Senhor.

A doutrina do Senhor tanto quanto a chuva que sobre a terra produz a erva deve penetrar os nossos corações provocando uma reação de vivo louvor ao nosso Deus. Como o orvalho cai na terra alegrando-a, assim, a palavra que vem do Senhor deve entrar profundamente em nosso interior dominando-o de tal maneira que exalemos o cheiro suave de Cristo.

Procure a cada passo sentir que desce dos céus festivamente o orvalho do Senhor, e medite nas Suas palavras de dia e de noite. Deus deseja que a sua vida goteje como o orvalho dos céus. Deixe nascer em seu coração agora mesmo a fé em Jesus Cristo como o verde que revigora após o orvalho na terra.

Léo Lima

terça-feira, 25 de maio de 2021

JEJUM

Então olhei de novo para toda a injustiça que existe neste mundo. Vi muitos sendo explorados e maltratados. Eles choravam, mas ninguém os ajudava. Ninguém os ajudava porque os seus perseguidores tinham o poder do seu lado. Por isso, cheguei a esta conclusão: aqueles que morreram são mais felizes do que os que continuam vivos. Porém mais felizes do que todos são aqueles que ainda não nasceram e que ainda não viram as injustiças que há neste mundo”. (Eclesiastes 4.1-3).

Neste texto o escritor se lamenta por ver tantas pessoas sendo injustiçadas com toda forma de exploração e maltratadas. Se já se podia ver estas situações hoje de forma maior se constata no mundo todas as sortes de injustiças. O que fazer se não existe uma algo a fazer neste mundo em que o mais importante é ganhar cada vez mais para se ter sempre mais.

Deus se manifestou através do profeta Isaías dizendo: ‘“Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão. O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.  “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados’. (Isaías 58.6-8).

Portanto, de nada adianta estarmos somente de joelhos dobrados em oração e não estendermos as nossas mãos para socorrer aqueles que sofrem. Para alegrarmos ao Senhor é necessário olharmos ao nosso redor e fazermos aquilo que agrada a Deus.

Léo Lima

segunda-feira, 24 de maio de 2021

VEM SENHOR!

E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 21.4).

As lágrimas descem dos nossos olhos. Choramos quando nos sentimos tristes, desanimados, frustrados, arrependidos, com dor. Não é errado chorar.  Elas são resultado de momentos em que a dor aflige nossas almas. ‘Tudo isso me faz chorar e deixa os meus olhos cheios de lágrimas. Não há ninguém que me console, ninguém que me anime. Os inimigos me derrotaram, e o meu povo ficou no meio de ruínas’. (Lamentações 1.16).

Muitas vezes buscamos nos ater a promessas que as pessoas nos fazem e esperamos que elas sejam cumpridas. Mas são tantas as vezes que o ser humano se decepciona que se torna difícil acreditar. No entanto a promessa como esta do Livro profético nos deixa tranquilos quanto a todo sofrimento que pode nos afligir.

O futuro com o nosso salvador é de um novo céu e uma nova terra em que a dor não fará morada. É o nosso Mestre quem nos tirará toda a lágrima. A eternidade com Deus será mais gloriosa do que podemos imaginar.

Quem mais poderia limpar as lágrimas de forma definitiva? Somente o Deus de amor que cumpre o que promete. ‘O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã’. (Salmo 30.5). Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Léo Lima

domingo, 23 de maio de 2021

LÁGRIMAS DE GRATIDÃO

“Plantarei o meu povo na terra que lhes dei, e eles nunca mais serão arrancados dali. Eu, o Senhor, o Deus de vocês, falei”. (Amós 9.1).

Deus colocou o homem sobre a terra para que ele vivesse em harmonia com o Criador, mas não aconteceu o que Deus desejava e a separação aconteceu. Em Amós o Senhor disse que os colocaria de forma a serem firmados na nova terra em que eles seriam colocados após o cativeiro.

Logo após o dilúvio Deus disse que nunca mais destruiria a humanidade como aconteceu com todos os habitantes da terra naquele episódio. ‘Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite’. (Gênesis 8.22). A promessa era de que sempre haveria de tudo que era necessário para os seres vivos.

Crendo nas promessas do Senhor quando o povo em cativeiro chorava com a opressão da escravidão o salmista canta para que o otimismo retorne aos corações tristes. Sim. Haveria retorno e eles catariam com júbilo com muitas bênçãos nos seus braços. Nada lhes faltaria. ‘Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita’. (Salmo 126.6). 

Que possamos nos alegrar por tantas bênçãos que o Senhor tem derramado sobre o seu povo hoje. As promessas do Senhor são reais. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 22 de maio de 2021

LÁGRIMAS

Mas tu, ó Senhor, reinas para sempre, tu dominas as gentes de todos os tempos. Por que nos abandonaste por tanto tempo? Será que lembrarás de nós outra vez? Faze com que voltemos a ti, ó Senhor, sim, faze-nos voltar! Faze com que a nossa vida seja outra vez como era antes. Ou será que nos rejeitaste para sempre? Será que a tua ira contra nós nunca vai acabar?” (Lamentações 5.19.22).

Prantear é uma forma de mostrar o que sentimos. Choramos se nos sentimos tristes, deprimidos, fracassados, arrependidos e com dor. Não é errado chorar. Quando algo nos entristece, chorar é uma resposta natural. Muitas pessoas na Bíblia, inclusive Jesus, choraram. O Mestre disse: ‘Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará’. (Mateus 5.4).

O salmista expressou a emoção que dominava o povo de Deus que se encontrava cativo. ‘Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos’. (Salmo 126.5-6). Não importa a dor que aperta o coração o resultado de quem serve ao Senhor é um coração alegre.

O sábio lembrou que para cada coisa existe um tempo certo. Neste caso o tempo de chorar sempre chega. ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar’. (Eclesiastes 3.1,4). Jesus chorou quando soube que seu amigo Lázaro havia morrido (João 11.35). Ao ver Jerusalém Jesus chorou sobre ela (Lucas 19.41). Qual o motivo das suas lágrimas hoje?

Léo Lima

sexta-feira, 21 de maio de 2021

PRÁTICAS NOCIVAS

Quem procura ficar rico por meios desonestos põe a sua família em dificuldades; quem odeia o suborno viverá mais. As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas. O Senhor está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto”. (Provérbios 15.27-29).

A diferença que existe entre a prática do mal e do bem é bastante nítida e provoca tristeza nas pessoas corretas que sofrem. Deus, que é a essência da pureza e santidade se afasta de todas as pessoas que vivem arquitetando maldades.

Nosso texto mostra claramente que ‘Quem procura ficar rico por meios desonestos põe a sua família em dificuldades; quem odeia o suborno viverá mais’. Estamos vivendo dias em que estas práticas são anunciadas de forma assustadora. Como pode alguém viver com tranquilidade praticando atos que prejudicam seu próximo?

Deus está atento a todos os acontecimentos. Ele ouve as pessoas que procuram ter uma vida correta, ‘O Senhor está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto’. Que possamos ser exemplo e que anunciemos a salvação que vem do Senhor.

Léo Lima

quinta-feira, 20 de maio de 2021

FIDELIDADE

Primeiro você corta o feno; depois corta o capim dos montes enquanto espera que o feno cresça de novo. Aí você pode fazer roupas com a lã das suas ovelhas e comprar mais terras com o dinheiro que ganhou com a venda de alguns cabritos. E as cabras darão leite com fartura para você, e para a sua família, e também para as suas empregadas”. (Provérbios 27.25-27).

O texto acima diz que é preciso que sejamos diligentes quanto ao sustento da nossa família. Devemos ser responsáveis e fazermos a nossa parte e ainda muito mais confiar no Senhor: ‘Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado’. (Salmo 55.22).

Para termos uma vida controlada é preciso cuidado em planejar e , executar: ‘Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria’. (Provérbios 21:5). Portanto, se formos diligentes teremos o necessário para vivermos bem. Novamente vale recordar que nossos objetivos precisam incluir a sujeição a Deus.

Em cada passo que dermos é fundamental nos recordarmos que em cada manhã o Senhor é presente e nos anima não importa os desafios: ‘As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade’. (Lamentações 3.22-23). Esta promessa nos lembra que não importam os problemas que nos visitem o Senhor é fiel.

Léo Lima

quarta-feira, 19 de maio de 2021

ADOÇÃO

Lembrem do que as Escrituras Sagradas dizem a respeito de Abraão: - Ele creu em Deus, e por isso Deus o aceitou. Portanto, vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé”. (Gálatas 3.6-7).

O Senhor não rejeita ninguém por não terem o sangue de Abraão, ‘Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer. E o louvor que essa pessoa recebe não vem de seres humanos, mas vem de Deus’. (Romanos 2.29). Sim, o Senhor rejeita todo aquele que ignora o convite divino para a salvação.

Sobre isso Jesus falou que todo aquele que O aceitar e obedecer aos mandamentos do Senhor serão livres da escravidão do pecado. ‘Então Jesus disse para os que creram nele: – Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: – Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres? Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres’. (João 8.31-36). Portanto, é somente através de Jesus Cristo que somos aceitos como filhos por Deus, o Pai.

Léo Lima

terça-feira, 18 de maio de 2021

OPORTUNIDADE

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas cidadãos dos Santos, e da família de Deus”. (Efésios 2.19).

Só se pode saber como é difícil viver em uma terra em que não se fala o mesmo idioma quem já viveu a experiência de ser estrangeiro em um país onde não conhece a língua falada. Em especial porque os costumes são muito diferentes. Estas coisas acontecem e são difíceis para quem as vive!

O texto acima nos mostra que à medida que deixamos nossa vida ser controlada por Jesus Cristo, já não somos nem forasteiros, nem peregrinos no reino de Deus. A partir do momento que Cristo reina em nossa vida, passamos a compreender as palavras que estão na Bíblia, aprendemos a ouvir e entender a voz de Deus e, muito mais, somos aceitos como filhos e participantes da família de Deus.

Quando não somos nem estrangeiros nem peregrinos é porque o Espírito de Deus está atuando por completo! Pertencemos à família de Deus! Esta é a mais feliz das condições humanas!

Esta é mais uma OPORTUNIDADE e seja mais um FILHO que Deus vai adotar como membro Integrante do reino de Deus!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...