terça-feira, 31 de março de 2020

CONDIÇÕES


E eu o sustentaria com o trigo mais fino, e o saciaria com o mel saído da rocha”. (Salmo 81.16).
Muitas vezes agimos sem refletir, sem nem mesmo pensar. Quando percebemos já fizemos coisas que não imaginávamos ser capazes de fazer. Isto quando estamos com pressa ou dominados por sentimentos que não conseguimos controlar com a razão! Estas realizações, nem sempre serão vitoriosas, pois a ação é irrefletida.
No Salmo oitenta e um, Deus repreende o seu povo pela sua ingratidão e rebeldia. O Senhor gostaria que cada um estivesse atento às suas palavras, que houvesse tempo para reflexão, que o Seu plano fosse aquele escolhido, pois com o plano de Deus, está a Sua vontade para cada ser humano e que sempre é a melhor. E no verso 13 deste Salmo lemos: ‘Ah! se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos!’ Está muito claro nestas palavras, que a vontade de Deus é para que bênçãos muito especiais sejam derramadas para todos.
Portanto, esta é uma bênção que será dada após uma resposta. É uma condição que não é difícil ser atendida. Basta ouvir a voz de Deus, compreender a sua vontade, conhecer os caminhos que Ele preparou para cada um caminhar. Este caminho é o de obediência à sua vontade e que resultará em vida plena. Ele não desampara o filho que lhe está atento.
A bênção que vem de Deus é superior a tudo que um ser humano possa imaginar. Deus está atento a todo aquele que O busca. Ele liberta de toda a angústia a quem deposita nele suas aflições. Ele é amor. A condição é simples: ‘ouvir a voz de Deus e obedecê-lo!’
Léo Lima

segunda-feira, 30 de março de 2020

CURA TOTAL


“O rico pensa que a sua riqueza o protege como as muralhas altas e fortes em volta de uma cidade. A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas a humilde é respeitada. Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha. A vontade de viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança”. (Provérbios 18.11-14).
O texto lembra cuidados que se deve ter na prática diária. Desde a proteção, a pressa ao falar e a vontade de viver. Estas situações podem causar dificuldades se elas são usadas da maneira errada. Por exemplo, se a pessoa acha que sua riqueza pode proteger como se fosse muralhas resistentes.
Já quando uma pessoa se apressa em dizer coisas fora do contexto muitas vezes ela passa vergonha, pois não conseguiu ouvir o que lhe estava sendo indagado. Eu já vivi esta situação na minha juventude. É bom ouvir para responder algo, conforme o texto.
E quando o sábio diz que: ‘A vontade de viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança’. Esta situação deve preocupar, pois se alguém perde a vontade de viver, o que pode ser ‘depressão’ é preocupante e é um mal que aflige a muitas pessoas. Jesus oferece a paz, somente ele pode, de forma real, curar e alegrar um coração doente.
Léo Lima

domingo, 29 de março de 2020

A CADA PASSO


Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas”. (Mateus 5.6).
Quem ama a Deus procura fazer a sua vontade. É preciso orar a Deus, pedindo que ele ensine sua vontade. A vontade de Deus é que cada pessoa viva de maneira santa, fazendo o bem e sendo grata. Quem faz a vontade de Deus é abençoado.
No texto inicial Jesus falou que as pessoas que sentem fome de fazer a vontade de Deus serão satisfeitas pelo Pai. O salmista aconselha o seu povo a que obedeçam ao Senhor e sigam aos seus mandamentos. ‘Ponham a sua esperança no Senhor e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos’. (Salmo 37.34).
Tudo que podemos contemplar ou imaginar vão passar, entretanto quem obedece ao Senhor terá vida eterna. Palavras do apóstolo João. ‘O mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre’. (I João 2.17). Que possamos fazer a vontade do Senhor em todas as circunstâncias e a cada passo que dermos.
Léo Lima

sábado, 28 de março de 2020

RECOMENDAÇÃO


Ó Senhor Deus, como eu te amo! Tu és a minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro. Eu clamo a Deus, pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem a Deus, o Senhor”! (Salmo 18.1-2).
Este é um salmo cantado pelo rei Davi. Ele faz uma declaração de amor a Deus e mostra como confia na libertação do Senhor. Quantas vezes enfrentamos situações em que buscamos em Deus a força e a libertação.
Em outra situação Davi mesmo se expressou de forma a mostrar que se deve confiar em Deus: ‘O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém’. (Salmo 27.1). O medo deve ser afastado quando depositamos nossa total confiança no Senhor conforme Davi.
A recomendação do apóstolo Paulo é: ‘Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes’. (I Coríntios 16.13). Se formos buscar na Palavra de Deus encontraremos uma promessa encorajamento do Senhor para com o seu povo: ‘Sejam fortes e corajosos; não se assustem, nem tenham medo deles, pois é o Senhor, nosso Deus, quem irá com vocês. Ele não os deixará, nem abandonará’. (Deuteronômio 31.6). A confiança em Deus nos fortalece e é possível dizer: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’. (Filipenses 4.13).
Léo Lima

sexta-feira, 27 de março de 2020

REINA SENHOR!


O meu Deus é uma rocha que me protege, e com ele estou seguro. Ele me protege como um escudo; Deus me defende e me salva. Deus é o meu Salvador; ele me protege e me livra da violência. Eu clamo ao Deus Eterno, pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem ao Deus Eterno”. (II Samuel 22.3,4).
O poeta Davi, o rei guerreiro, teve ricas experiências com Deus durante seu reinado, especialmente durante as batalhas. Deus lutava junto ao povo que era sempre vitorioso. Parte do cântico acima foi motivado quando do resultado em que Deus o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos do rei Saul. Neste canto ele invoca a presença do Senhor que é digno de ser louvado. Davi sempre que iniciava uma luta invocava ao Senhor para que Ele fosse à sua frente, muitas vezes através dos anjos do Senhor. Neste canto Davi diz que foi na profunda angústia que ele invocou o nome do Senhor e Deus ouviu a sua voz e assim voltou vitorioso.
Em cada passo que damos precisamos invocar a presença de Deus não importa a batalha que temos que enfrentar. Pedir para que Ele nos ouça, nos responda; que olhe para a nossa angústia e se faça presente em nós. Sim, muitas vezes oramos, clamamos, suplicamos. O livramento vem. A angústia é dissipada! E onde o louvor dos nossos corações? Onde a gratidão? É necessário que entoemos hinos de louvor ao nosso Deus, com toda a gratidão, mesmo antes que sejamos atendidos. Precisamos nos acostumar ao louvor constante.
Antes que a súplica brote do nosso interior é indispensável que a glorificação ao nosso Deus seja uma realidade no nosso ser. E é justamente este o convite que Davi faz no final do texto: 'Louvem ao Deus eterno'!
Louve a Deus agora. Deixe Jesus Cristo reinar em seu ser.
Léo Lima

quinta-feira, 26 de março de 2020

LÁGRIMAS


“Os meus olhos estão gastos de tanto chorar; estou muito aflito. A tristeza acabou comigo por causa da destruição do meu povo, e porque vejo crianças e bebês morrendo de fome nas ruas da cidade”. (Lamentações 2.11).
O profeta Jeremias em seu livro das Lamentações canta em versos sua tristeza por saber que seu povo sofreria com destruição e fome. Ele ainda escreveu: ‘Dos meus olhos correm rios de lágrimas por causa da destruição do meu povo. Sem parar, os meus olhos vão derramar lágrimas até que o Senhor olhe lá do céu e nos veja’. (Lamentações 3.48-50).
Entretanto, enquanto estamos tristes, podemos chorar na presença de Deus, sabendo que ele nos entende e está do nosso lado e Ele se alegra com os que choram pelas injustiças e pelos pecadores. ‘Vá por toda a cidade de Jerusalém e faça um sinal na testa de todas as pessoas que sofrem e se aborrecem por causa de todas as coisas vergonhosas que estão sendo feitas na cidade’ (Ezequiel 9.4).
A promessa divina é que no Céu não haverá mais choro. Deus confortará quem chora. O choro não persistirá para sempre. A alegria voltará. A Palavra diz: ‘Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram’. (Apocalipse 21.4).
Léo Lima

quarta-feira, 25 de março de 2020

SÓ O SENHOR É DEUS!


Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças”. (Isaías 45.5).
Eis que os dias são de guerra. O mundo todo abismado tenta compreender o inimigo invisível. A Palavra de Deus retrata a situação. Muita dor será vivida pelos povos da terra.
Entretanto, quando os israelitas estavam perto da terra prometida Moisés ao exortar o povo lembrou: ‘Pelo que hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus em cima no céu, e embaixo na terra; nenhum outro há’. (Deuteronômio 4.39). É preciso nos voltarmos para o Senhor.
Estamos vivendo em grande insegurança desde o pecado. Desde então busca de várias maneiras por socorro. Procura em fontes negativas o auxílio deixando de buscar o único e inconfundível Deus que está presente em todo momento, em qualquer hora, em todas as circunstâncias. A pessoa acredita que qualquer um pode suprir a sua necessidade.
O Senhor disse: ‘Ai daquele que contende com o seu Criador!’ promete ainda: ‘Eu endireitarei todos os teus caminhos!’ pois, ‘Eu formo a luz, e crio as trevas’. Luz. Trevas. Dia. Noite. Do nascente ao poente. Oh! Como é sublime termos, como cristãos, um único e inconfundível Deus. Porque só o Senhor é DEUS!
Léo Lima

terça-feira, 24 de março de 2020

VITÓRIA PELA FÉ


“Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem”. (Neemias 1.11).
Sonhar é uma das coisas mais importantes para o ser humano. O homem sem sonhos não tem perspectivas na vida! Mas quando o sonho é externado e compartilhado, então pode se tornar uma realidade.
Quantas vezes descobrimos que o que sonhávamos se tornou realidade? Será que estamos pedindo da forma correta? Como está escrito foi-lhe dado tudo que era necessário para ele.
As maravilhas do Senhor são incontáveis. O salmista disse: ‘Ó SENHOR, quantas maravilhas tens realizado, bem como teus desígnios! Quisera eu poder proclamá-los e pregá-los todos, mas são por demais numerosos’. (Salmo 40.5).
Sabemos que muitas vitórias ainda virão! Isto, se dobrarmos nossos joelhos em oração e nos unirmos nos desafios que se nos apresentam. Grandioso Senhor, nós te amamos! Nós Te somos agradecidos por vivermos e usufruirmos as Tuas maravilhas! Amém.
Léo Lima

segunda-feira, 23 de março de 2020

FÉ FIRME


No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram: – O seu filho está vivo! Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam: – Ontem, à uma da tarde, a febre passou. Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que Jesus tinha dito: ‘O seu filho vai viver’. Então ele e toda a família creram em Jesus”. (João 4.51-53).
Crer. Esta é uma decisão que muitas vezes não depende do racional. Este homem creu por vivenciar um grande milagre realizado por Jesus. Ele pode constatar ao ver seu filho vivo e curado. Ele creu e sua maneira de encarar este grande acontecimento ficou gravado para a eternidade.
Entretanto, em muitos lugares em que Jesus realizou milagres as pessoas continuaram indiferentes e Jesus disse sobre elas: ‘– Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça!’. (Mateus 11.21).
Em outras ocasiões Jesus operou maravilhas porque as pessoas buscavam um milagre. A mulher que tocou Jesus e foi curada é um exemplo. ‘Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: ‘Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada’. Jesus virou, viu a mulher e disse: – Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé. E naquele momento a mulher ficou curada’. (Mateus 9.20-22).
Portanto, milagres acontecem desde que colocamos nosso coração cheio de fé no Senhor Jesus e cremos que Ele pode, ainda hoje, atender um coração sincero. Todavia, devemos nos preparar para que a vontade do Senhor seja agradável em todas as situações.
Léo Lima

domingo, 22 de março de 2020

ALEGRIA DIVINA


Ó Deus Eterno, eu te agradeço com todo o coração e canto hinos de louvor a ti diante de todos os deuses. Cantarão a respeito das coisas que tu, ó Eterno, tens feito, pois grande é a tua glória”(Salmos 138.1-5).
O escritor mostra, nesta poesia, seu reconhecimento ante as muitas bênçãos que Deus lhe outorgara. Ele promete a Deus que vai cantar ao Senhor na presença dos deuses. Ele louva a Deus com alegria, com amor, com devoção; mas sua expressão mais vibrante foi: ‘Verdadeiramente, grande é a glória do Senhor’. Ele, neste ponto, deixa jorrar da sua alma a gratidão e a alegria ao expressar: ‘grande é a glória do Senhor’.
Entretanto, é preciso que se viva de tal maneira que: ‘Baixinho, a argila segredou ao oleiro que a manipulava: Não esqueças que já fui como tu... Não me maltrates...’ (Omar Kháyyám). Que cada um de nós reconheçamos um motivo para glorificar a Deus. Nós somos feitos do pó e o sopro divino é que nos dá vida.
O profeta Ezequiel transmite aquilo que Deus lhe fala e em meio às palavras que profetizava ele disse: ‘E levantou-me o espírito, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória do Senhor, onde ela repousa’(Ezequiel 3.12). Já refletimos sobre a glória de Deus, que ela expressa a alegria do Senhor. E o profeta ouve: ‘Bendita seja a glória do Senhor, onde ela repousa’. Portanto, se a alegria de Deus repousa sobre a minha e a sua vida, somos benditos! Somos felizes!
Léo Lima

sábado, 21 de março de 2020

NÃO TE MANDEI?


“O Senhor Deus me disse: – Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. Então eu disse: – Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. Mas o Senhor respondeu: – Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando”. (Jeremias 1.4-8).
Deus chama cada servo de uma forma diferente. Com Jeremias ele falou estas palavras carinhosas. ‘Eu escolhi você desde o ventre’. Este foi um lindo diálogo. O jovem se achava incapaz de obedecer: ‘Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem’.
O Mestre foi bastante enfático quando enviou todos os que o seguiam: ‘E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’. (Marcos 16.15). Ele disse que era para divulgar a boa notícia a todos. A responsabilidade de todo salvo é compartilhar a mensagem salvadora.
Deus conhece cada um da forma que é. Jeremias acreditava que não conseguiria, mas conseguiu mesmo com bastante sofrimento. O que cada um vai vivenciar somente o Senhor sabe. Quando o Senhor enviou Josué ele disse: ‘Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares’. (Josué 1.9). Esta promessa permanece.
Léo Lima

sexta-feira, 20 de março de 2020

REALIZAÇÃO DIVINA


“Ó Deus Eterno, eu te louvarei com todo o coração e contarei as muitas coisas maravilhosas que tens feito”. (Salmo 9.1).
‘As melhores e mais belas coisas no mundo não podem ser vistas, ou mesmo tocadas. Podem ser sentidas, todavia, pelo coração’. (Helen Keller). Este pensamento retrata o abstrato. O coração é o órgão em que guardamos as coisas mais importantes na nossa vida. As nossas emoções. Os nossos sentimentos. Ele é a gaveta onde colocamos o de melhor que existe em nós.
Diante dos nossos olhos atentos, ou não, estão todas as coisas com que Deus, desde a criação, nos presenteou. Se observarmos, agora com atenção, veremos que somos privilegiados. Deus, ao criar este mundo, colocou todo seu amor nesta obra. Ele anteviu tudo, mas tudo mesmo que nos seria de utilidade, e criou. Mesmo quando vemos que cientistas estão descobrindo coisas para melhorar nosso bem estar, sabemos que estas mesmas coisas foram colocadas por Deus desde a fundação do mundo.
O salmista canta e se propõe a louvar ao Deus Eterno por todas as maravilhas que o Senhor proporciona. Este canto, como ele mesmo diz, é de coração e é sincero. Ele procura lembrar as muitas realizações que Deus tem operado em nosso meio e ressalta com deslumbramento os atos do Eterno.
Nosso coração, que recebe todas as nossas emoções, está pronto para contemplar e sentir as obras de Deus? Será que podemos fazer com que sejamos alegres e agradecidos por todas estas realizações?
Léo Lima

quinta-feira, 19 de março de 2020

OFERTA DE AMOR


Louvem a Deus com cantos, pois ele é o Rei do mundo inteiro”(Salmos 47.7).
O cântico é como uma escada entrelaçada de inefáveis encantos, e por meio do qual o homem pode apresentar a Deus os seus sofrimentos e cuidados, suas lágrimas e lamentações, o seu amor e sua gratidão’. (Paul E. Holdcraft). Nossos cânticos, como afirma o pensador Paul, podem ser de várias maneiras. Refletiremos agora sobre o cântico de amor e de gratidão. Louvar a Deus com alegria deve ser a atitude de todo aquele que já vivencia uma vida na presença de Deus, de todo aquele que tem uma vida de íntima comunhão com o Pai.
No dia em que Jesus nasceu até os anjos no céu cantaram aleluias e glórias a Deus. E nós, que fomos os privilegiados por este nascimento, temos muito mais que cantar e glorificar a Deus por tamanho amor.
Jesus mesmo disse: ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’. (João 3.16). Como você conhece Jesus? Só de ouvir falar? Ou já vive de forma a cantar louvores a Ele? Se ainda não experimentou viver com o Senhor aceite o amor de Deus que lhe dá a vida eterna.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...