sábado, 30 de novembro de 2019

PRAZER


Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração”(Salmos 40.8).
O salmista Davi diz da sua alegria em fazer a vontade de Deus, o Pai. Em outro salmo a expressão é: ‘Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com canto’. (Salmo 100.2). Quando a lei do Senhor, ou a Sua vontade está dentro de nosso coração o resultado natural é realizar todas as coisas com alegria. Portanto, fazer a vontade de Deus é agradável.
Como é aprazível ao Senhor e a nós mesmos quando obedecemos à Sua Palavra. Suave é obedecermos a Deus, pois quando fazemos todas as coisas com dedicação e amor o resultado é imediato; interiormente desfrutamos da única paz que toda criatura ambiciona. Esta paz só é possível conforme for o convívio com Deus. Deleitar-me no Senhor, é somente o resultado de uma íntima comunhão com Ele. É resultado de ter a Palavra de Deus dentro do meu coração!
Existe um motivo forte para que em cada manhã ao acordar nos lembremos de dar graças a Deus. Este é o motivo da vida! E o dom mais precioso neste mundo é vermos cada amanhecer na presença gloriosa de Deus!
Se nos apresentarmos a Ele com canto, logo vamos realizar tudo com alegria. ‘Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com canto’. Esta atitude deve ser uma constante na minha vida e na vida de todas as pessoas os que buscam ao Senhor. Deus está pronto para lhe dar fé e tocar sua vida.
Léo Lima

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

EXALTAÇÃO


Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza”. (Isaías 25.1).
Deus, que é soberano no universo, mostrou ao seu povo que estava sempre pronto a protegê-lo em todas as situações. A eternidade de Deus é inquestionável para todo aquele que crê. O seu poder pleno oferece oportunidades que precisamos empunhar. Deus, desde que escolheu o povo de Israel para ser seu povo em especial, através dos séculos tem mostrado que ama este povo e os acumula de bênçãos incontáveis.
Deus, que se aborrece com a desobediência, chama o seu povo a reconhecer suas faltas e delitos e lembra-lhes que as bênçãos podem ser canceladas, mas recorda-lhes também que Ele é misericordioso.
As promessas que foram feitas pelo Senhor, foram cumpridas e seu apogeu deu-se no nascimento do Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz. Jesus Cristo, que ao vir ao mundo fez-se homem em obediência a Deus, o Pai. E é esta obediência que Deus requer de cada um dos seus filhos.
Portanto, é preciso compartilhar com aqueles que ainda não vivem esta graça, a certeza da vida eterna com Deus por Jesus Cristo. ‘Ó Senhor, tu és o meu Deus! Exalto somente a ti’!
Léo Lima

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

MAIS ALEGRIA


Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustem-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão”. (Salmos 51.12,13).
No texto acima, o salmista está fazendo um pedido de socorro e em especial, um pedido de perdão. Ele se achava em pecado diante de Deus e sentia a necessidade de buscar, o quanto antes, o perdão divino. Ele sentia que a alegria em Deus havia se ausentado da sua vida e isto é a pior e mais angustiante situação que pode chegar quem vive com Deus. O mais leve distanciamento de Deus é pior que uma dor muito forte.
No mesmo capítulo deste salmo, o versículo dez diz: 'Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto'. Este é um pedido de socorro. É um grito de angústia que o crente pode precisar fazer. O que ele desejava era vivenciar novamente a alegria da salvação. A alegria de testemunhar do amor divino. Ele ansiava sentir-se de espírito renovado e, para tanto, suplica ao Pai e confessa os seus pecados para experimentar novamente a alegria da salvação.
Quando, em algum momento, estivermos nesta situação é preciso que tenhamos coragem suficiente para declararmos livremente ao nosso Deus nossa transgressão. Ele é rico em misericórdia para nos perdoar e restituir-nos a alegria que se esvaiu.
Deus está pronto a dar a alegria e a paz a todos.
Confie sua vida ao Senhor da paz.
Léo Lima

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

SEREI CONTIGO


“Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra.” (Salmos 71.20.).
Alguns afirmam o seguinte: ‘Viva o dia de hoje como se fosso o último’. Se ao acordarmos pensássemos que este seria o último dia de nossas vidas, de que forma o viveríamos? Será que faríamos as mesmas coisas que fazemos todos os dias ou começaríamos de novo um dia de novas atitudes, novos atos e usaríamos palavras que fariam felizes as pessoas que nos cercam? Como seria este nosso último dia?
Se você se deparar com a necessidade de começar de novo, como se antes nada houvesse, que tal você se vestir de coragem como a que Abraão teve ao subir o monte para sacrificar seu único filho, como Deus lhe ordenara. (Gênesis 22). Mas foi a fé que habitava em seu coração que consolidou sua coragem que viu premiada por Deus.
Que você possa se vestir de determinação como Noé que creu nas Palavras de Deus e mesmo chamado de louco, construiu a arca, que veio a ser o instrumento de salvação dos que creram.  Vista-se com novos propósitos tendo a firmeza da águia ao reagir à dor e buscar, então, novos horizontes.
Deus está pronto a fazer com você como fez com Josué: ‘Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo’. (Josué 3.7). Este ‘serei contigo’ continua repercutindo até os dias de hoje e pode ser para você também. 
Léo Lima

terça-feira, 26 de novembro de 2019

TEMA A DEUS


Meu filho, tema a Deus, o Senhor, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra eles, pois num instante elas podem se arruinar. Você pode fazer uma ideia da destruição que Deus ou as autoridades podem causar”? (Provérbios 24.21-22).
O respeito é uma atitude necessária para uma convivência harmoniosa com todos os que nos cercam. Grande é a confusão nos dias atuais, pois o que predomina é uma inversão na ordem das coisas. Longe de ser Deus quem dirige e orienta os líderes é o inimigo que distorce os valores.
Pedro disse que: ‘Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei’. (I Pedro 2.16-17). Paulo disse: ‘Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação’. (Romanos 13.1-2).
O que nos resta, portanto, é orarmos, jejuarmos e sermos fieis ao Mestre. Nosso coração precisa estar diante do altar em súplicas ao Senhor por justiça e ordem no caos que se instalou. Que o respeito predomine entre todos nós, quer governantes ou governados. Adoremos ao Senhor com nosso ser. Busquemos a sabedoria. ‘Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender’. (Provérbios 1.7).
Léo Lima

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

BONDADE


“Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres. Mande embora a pessoa orgulhosa, e acabarão os desentendimentos, as discussões e os xingamentos. Quem ama a sinceridade e sabe falar bem terá a amizade do rei. O Senhor Deus está alerta para defender a verdade e atrapalhar os planos dos mentirosos”. (Provérbios 22.9-12).
O texto de reflexão faz com que cogitemos sobre as práticas boas e aquelas que prejudicam outras pessoas. Compartilhar o que se tem é uma prática benéfica que agrada a Deus e esta pessoa será abençoada. O ser sincero faz com que a harmonia reine e o lugar em que vive uma pessoa sincera é agradável.
Deus ama a verdade e Jesus disse que ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’. Todo aquele que escolhe ser verdadeiro está agradando ao Senhor. Se pretendermos agradar ao Senhor devemos fazer as coisas que lhe agradam. Já escolhemos Jesus? Já vivemos de acordo com o que ele ensinou?
Se já escolhemos o Senhor andamos no seu caminho, procuramos viver com verdade e optamos pela vida que ele ofereceu. Se assim fazemos estamos agradando a Deus que nos ama.
Léo Lima

domingo, 24 de novembro de 2019

ABRAÇO


Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi achado”(Lucas 15.24).
A parábola do filho pródigo é muito conhecida. Existe mais de uma versão desta história em filmes. E em todas a narração é sobre um jovem que desejou sair em busca de alegrias e realizações, só que para isto precisou pedir ao seu pai parte da herança que lhe cabia de direito. Ele pegou o que lhe deu o pai e seguiu viagem ao desconhecido, ao sonho.
E como foi bom logo que ele iniciou esta viagem. Ele possuía tudo que sonhara, comia dos mais variados manjares. Fizera muitos amigos. Amores, nem se fala! A sua vida parecia um conto de fadas. Ele, que havia sonhado, agora desfrutava de todos os prazeres que a vida podia oferecer.
Entretanto, o dinheiro acabou. Ele deparou-se só diante de uma nova realidade. De um mundo que ainda não conhecia. Começou então a analisar a sua vida e lembrou-se de que na casa de seu pai até os serviçais eram bem tratados. Ele chorou. Arrependeu-se e resolveu voltar para sua casa. E para sua surpresa quando lá chegou, no lugar que ele conhecia tão bem, foi recebido de braços abertos e com uma grande festa.
É assim que Deus nos trata. Quando voltamos arrependidos, não importa o que tenhamos feito antes, Ele nos recebe de braços estendidos. E você, já viveu esta experiência? Ele está de braços abertos para abraçá-lo. Volte-se agora para Deus.
Léo Lima

sábado, 23 de novembro de 2019

ADORAÇÃO


Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador”. (Salmo 95.6).
De Rui Barbosa: ‘Três âncoras deixou Deus ao homem: o amor da pátria, o amor da liberdade, o amor da verdade. Cara nos é a pátria, a liberdade mais cara; mas a verdade, mais cara que tudo. Damos a vida pela pátria. Deixamos a pátria pela liberdade. Mas pátria e liberdade renunciamos pela verdade. Porque este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu, e vai à eternidade’.
Foi justamente o ‘Amor Verdade’ que criou todas as coisas com as quais podemos nos deleitar, desde quando uma simples semente podemos ver desenvolver verde, risonha, uma pequena planta que muitas vezes se transforma em uma roseira radiosa, uma árvore frutífera ou mesmo uma árvore que nos dá uma merecida sombra, nelas podemos contemplar, sentir e viver diante das lindas rosas que dela desabrocham.
Diante de um rio que passa, nós indagamos: de onde vem, para onde vai? E sentindo a água que mansamente desliza sobre a superfície terrestre, ficamos como que pasmados com tanto esplendor! E quando sentimos da suave brisa o sopro que nos acaricia mansamente, como que não querendo nos machucar; ah! e o dia que muito nos alegra a todos até aos afortunados pássaros que felizes cantam!
Somente o Senhor com tanto amor nos proporciona tanta coisa boa! Ele, o Amor Verdade, me deu condições para escrever e compartilhar muitos dos meus sentimentos, angústias, e este imenso amor, mui puro, que mora no meu ser! ‘Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador’.
Léo Lima

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A VERDADE


Eu afirmo que quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte para a vida”(João 5.24).
Já reparou que muitas vezes você é pego conversando com alguém e não consegue entender o que a pessoa fala? É que na realidade você está diante dela e não a ouve. Outras vezes você está em um auditório onde assuntos interessantes são tratados, mas você sai dali como se não estivesse estado. Você escuta, mas não entende. O escutar conforme dicionário é: ‘estar consciente do que está ouvindo’ assim como, captar a mensagem emitida por outrem. Muitas confusões ocorrem pelos ruídos diversos e, principalmente, a forma como se escuta.
Jesus menciona que não basta ouvir é preciso crer na sua mensagem. Acreditar nela. Somente assim a pessoa terá a vida eterna garantida e não está mais na condenação, pois a promessa é de que passará da morte para a vida.
O versículo seguinte diz: ‘Em verdade, em verdade vos digo, vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão’(v.25). Mais uma vez Jesus enfatiza a importância do ouvir. É preciso escutar Deus falando e entender a mensagem que Ele enviou e que Jesus Cristo foi o portador, foi a origem e o êxito dela. A mensagem salvadora!
O Mestre enfatiza que suas palavras são verdadeiras, pois Ele mesmo é a Verdade. Para que isso venha a tornar-se realidade é preciso afastar todos os ruídosouvir as Suas palavras e crer no Seu poder que redime.
Léo Lima

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

PRIVILÉGIO


Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó Senhor.” (Salmo 13.5,6).
Depois de orar pedindo livramento ao Senhor Davi (vv. 1-4) declara sua confiança irrestrita no amor divino. Para o rei saber que Deus tem especial carinho para com ele é um motivo para que suas forças sejam renovadas e sua alegria volte a reinar em seu coração, ele acredita firmemente que o livramento vem logo.
Davi não se esquece de todos os benefícios que tem recebido das mãos do Senhor. Ele promete a Deus cantar hinos de gratidão por tantas bênçãos que tem recebido.
Saber distinguir a ação de Deus nas nossas vidas é um grande privilégio. Deus nos ama de forma incondicional. Só precisamos nos colocar diante do trono divino para reconhecer a majestade do Pai. Temos desfrutado da vida que é um dom divino. Falar com Deus é mais um dos privilégios que temos. O Senhor nos ouve e está atento aos desejos do nosso coração.
Léo Lima

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

DEDICAÇÃO


Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele”. (Hebreus 9.28).
A segunda vinda de Jesus será seguida de grandes sinais. Nesse dia todos compreenderão que Jesus voltou. Todavia, antes disso, muitas pessoas vão dizer que Jesus já voltou. Não devemos acreditar neles porque quando Jesus voltar todas as pessoas saberão.
Jesus pode voltar a qualquer momento e isto quando não esperamos. Por isso devemos estar prontos. E os sinais que já podem ser vistos devem nos motivar a viver de maneira que agrade a Deus. Jesus disse: ‘Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez’. (Mateus 16.27).
O Mestre ainda recomendou que todo aquele que nele crer deve estar vigilante em oração e servindo ao Senhor para recebe-Lo, pois Cristo pode vir a qualquer momento. ‘Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor’. (Mateus 24.42).
Em sua carta aos cristãos Paulo recomendou que eles fossem dedicados a Deus e que sempre buscassem a purificação espiritual para irem ao encontro do Senhor. ‘Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo’. (I Tessalonicenses 5.23).
Léo Lima

terça-feira, 19 de novembro de 2019

ENVOLVIMENTO DE AMOR


Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo.” (Salmo 91.4).
A proteção prometida nesta porção da Palavra de Deus renova nossas forças. Estamos vivendo dias em que a fadiga se faz presente desde a aurora. O Senhor nos defenderá a cada passo que dermos. O envolver prometido é que nos reanima a prosseguirmos com nossas forças renovadas. ‘Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles’. (I João 5.18).
A promessa divina permanece assim como o seu amor. Esta verdade é que vai nos impulsionar a uma vida cheia de otimismo e alegrias Nele. A segurança que buscamos está no desvelo que nosso Deus nos dá. ‘Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos’. (Lucas 21.17-19).
Que possamos deixar que a proteção divina nos abrace e nos envolva com suavidade e amor. 
Léo Lima

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

VIDA EM CRISTO

O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida e vida completa”(João 10.10).
No texto acima Jesus faz uma comparação que nos anima quando conclui: ‘... mas eu vim para que as ovelhas tenham vida e vida abundante’. Roubar é tirar o que a pessoa possui. Matar é tirar a vida. Destruir é, muitas vezes, pior que roubar e matar. Destruir a alegria de viver. Destruir a saúde. Destruir a família. O ladrão vem para causar todos estes males e muito mais. Por isso, o que Jesus diz é que o ladrão tira e Cristo dá.
Somente quem já vivenciou a experiência de um roubo e também a experiência de um verdadeiro encontro com Jesus, pode compreender a diversidade de sentimentos que se nos atingem nestes dois acontecimentos. Um de vida e outro de destruição, principalmente emocional. Se perdemos algum bem, a tristeza nos visita. Se ganhamos a salvação eterna, a alegria passa a residir em nossa alma. Jesus dá vida. Vida abundante e completa na presença do Senhor é o que passamos a usufruir a partir do momento que Cristo age em nós.
Vemos como as doenças, a miséria, a fome e a dor afligem as pessoas e como cada uma reage diante dos males sofridos. Se ela possui a vida que Jesus dá, ela enfrenta os desafios com otimismo e esperança, e principalmente, na certeza de que tem a vida eterna. Cada momento de sofrimento para ela passa a ter novidades, pois ela consegue tirar do sofrimento lições que edificam que passam a fazer parte da sua vida de forma a produzir frutos de amor.
A vida em abundância aqui não é aquela que é vivida na opulência e na fartura de bens, mas é uma vida regada pelo amor imensurável de Cristo que se entregou por nós na cruz do calvário. Você Já deixou Jesus fazer esta grande diferença na sua vida? Ele, ainda hoje, oferece a vida completa e eterna.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...