domingo, 31 de março de 2019

DO SENHOR


Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença: “Vocês precisam parar de julgar injustamente e de estar do lado dos maus. Defendam os direitos dos pobres e dos órfãos; sejam justos com os aflitos e os necessitados. Socorram os humildes e os pobres e os salvem do poder dos maus. ‘Vocês são ignorantes, não entendem nada; vocês vivem na escuridão. As bases da lei e da ordem na terra estão abaladas. Eu disse: ‘Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Deus Altíssimo. Porém morrerão como os homens comuns morrem; a vida de vocês acabará como a de qualquer príncipe.’ Vem, ó Deus, e governa o mundo, pois todas as nações são tuas”! (Salmo 82).
Este salmo é um alerta sobre aquilo que precisamos fazer. Socorrermos todos os que precisam de ajuda e não julgarmos as pessoas. Conhecer e ajudar os que nos cercam é a recomendação. Deus ainda nos diz através deste salmo que sejamos sábios e busquemos nele o conhecimento.
As palavras contidas nele são uma recomendação para que nos lembremos das nossas barreiras naturais. Deus mostra claramente nossas limitações. O salmista lembra que o poder e a glória pertencem a Deus. Ele convida a Deus para governar o mundo. ‘Do Senhor é a terra e sua plenitude, o mundo e os que nele habitam’.
Léo Lima

sábado, 30 de março de 2019

MUDANÇA DE VIDA


Assim, quando fomos batizados, fomos enterrados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova”. (Romanos 6.4).
Muitos de nós sonhamos com uma vida nova. Uma casa cheia de coisas bonitas, com televisão bem grande e outras tantas coisas. Os sonhos ocupam um espaço grande na nossa vida. Mas às vezes nos pegamos a sonhar acordados com coisas simples e que, parecem, fariam nossa vida mais feliz.
Quando os nossos sonhos se modificarem e passarmos a sonhar semelhante a Frank Thomas: ‘Quantos há que readquiriram gosto pela vida, bom ânimo e valor para enfrentar a existência desde o dia em que se esqueceram de si mesmos, para se dedicarem a pessoas mais infelizes’. Só assim teremos este gosto pelo bem estar de outras pessoas, e este estado de ânimo nos leva a viver a mensagem de Cristo que um dia aceitamos.
Entretanto, o mais importante é quando colocamos nossos sonhos, acima de qualquer coisa, voltados para que o reino de Deus cresça através das nossas vidas. Quando nossos sonhos se transformam no desejo ardente de vermos muitas pessoas agregarem-se ao reino de Deus, e isto através de nós, poderemos sentir a alegria que existe no céu por todos que se aproximam de Deus.
O texto inicial convida a uma vida nova. Através dele podemos constatar que os salvos por Jesus Cristo, já vivem em novidade de vida. E você já vive esta vida nova? Jesus quer que vivamos em novidade de vida. Este é o momento. Jesus quer mudar sua vida e seu coração.
Léo Lima

sexta-feira, 29 de março de 2019

CUIDADO DIVINO


O Deus que reina desde a eternidade me ouve e os derrota. Pois eles não querem mudar de vida e não temem a Deus. Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece(Salmo 55.19,22).
Neste salmo Davi fala de pessoas que procuram trair os outros e mostra como Deus salva aqueles que são fiéis ao Senhor. Nosso dia a dia é repleto de lutas, mas se estivermos seguros em Deus a vitória se fará presente.
Para todos os que não confiam no Senhor e perseguem os que buscam Deus oferece oportunidade de buscá-lo. Entretanto, no salmo está implícito o que acontecerá com os que assim agem: ‘Deus ouvirá e lhes responderá, ele, que preside desde a eternidade, porque não há neles mudança nenhuma, e não temem a Deus’. (v. 19).
Quando temos certeza de que somos ouvidos por Deus em nossas petições nosso coração se acalma e a nossa vida passa a ser uma vida em que a vitória se faz presente. Como afirma Davi: ‘Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado’. (v.22).
Que possamos estar atentos a todas as coisas que já recebemos de Deus e a todas as que Ele ainda tem para nos dar. Ele nos fala e acima de todas as coisas nos ama.
Léo Lima

quinta-feira, 28 de março de 2019

FELIZ QUEM TEM FÉ


A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova”(Romanos 14.22).
Em outra versão a expressão é uma interrogação: ‘Tens tu fé? tem-na em ti mesmo.’ Nós os somos aqueles a quem Paulo falava. Não só os crentes de Roma. O cristão cheio do Espírito Santo deve ter fé em suas possibilidades, pois é o próprio Deus quem dá. Quando estivermos cheios do poder de Deus, podemos realizar coisas que não imaginamos. E se isso ocorrer de fato, poderemos ser felizes e não condenarmos nossos atos diante de Deus.
É preciso ter convicção de que a nossa fé está diante de Deus, sem jamais duvidarmos de que Ele pode proporcionar alegrias e grandes realizações por sua presença em nós. Quando esta fé estiver plenamente em nós, teremos condições de não nos condenarmos naquilo que aprovamos, pois que o Senhor já aprovou antes.
A nossa fé precisa ser vista por nós como vemos o preto no branco! ‘Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer’. Como é bom termos fé no Deus vivo que existe por toda a eternidade!
Léo Lima

quarta-feira, 27 de março de 2019

VIDA ETERNA


Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias.” (Salmo 23.6).
Que abençoada promessa vivenciamos neste final do salmo do Bom Pastor. Promessa de bênçãos abençoadoras são aquelas que podemos aguardar. Sabemos que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. Mas, bondade sinto a cada passo que dou. Louvado seja Deus o nosso Pai!
Neste último versículo do salmo, temos, além da promessa de bênção, a certeza de que teremos segurança em todas as situações que vivermos, pois que ‘habitarei na casa do Senhor’! Linda promessa! Ela dá segurança de que estamos firmados no Criador que sustenta e guarda.
Diante de todas estas maravilhas oferecidas através do texto, ele ainda promete a eternidade com Ele. Jesus, o Bom Pastor é o Único que pode dar a vida eterna! Bênção, segurança e eternidade só o autor da vida oferece!
Léo Lima

terça-feira, 26 de março de 2019

SINCERAMENTE


O Senhor Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas. Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo. Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água. Nasci antes das montanhas, antes de os morros serem colocados nos seus lugares, antes de Deus ter feito a terra e os seus campos ou mesmo o primeiro punhado de terra. Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar e estendeu o horizonte sobre o oceano. Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu e abriu as fontes do mar, e quando ordenou às águas que não subissem além do que ele havia permitido. Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra. Estava ao seu lado como arquiteto e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença – feliz com o mundo e contente com a raça humana”. (Provérbios 8.22-31).
O texto faz referência, de forma bastante poética, sobre a eternidade divina. A criação foi resultado da sabedoria do Senhor, do seu plano e sua execução. Na criação Deus se mostrou amando tudo que fez e de forma especial quando criou o ser humano Ele se alegrou de forma especial, pois criou o homem/mulher para ser adorado por eles.
Quando nos distanciamos da alegria de sermos criaturas do Senhor ficamos com nosso coração vazio. Adorar a Deus por todas as coisas que Ele fez e tem feito por seus filhos é a maior alegria que nosso coração sente. O convite é para que O adoremos com verdade e sinceridade.
Léo Lima

segunda-feira, 25 de março de 2019

POSSO TUDO!


Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”. (Salmo 37.3-5).
Davi expressa sua preocupação com aqueles que vivem de forma inconstante e alerta-os a que confiem no Senhor com segurança na Terra da Promessa. O povo de Deus sabia que deveria ter total confiança em Deus. Mas muitas vezes vacilavam. O alerta veio através das palavras que Deus enviou através de Balaão que disse: ‘Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo’. (Números 23.19).
O apóstolo Paulo lembra aos cristãos de Roma que o Senhor Deus é com todos os que O buscam e abençoa os que lhe são fiéis. ‘Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?’. (Romanos 8.31).
E aos cristãos da igreja de Filipos disse que eles poderiam fazer todas as coisas se estivessem firmados em Deus que os fortalecia. ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece’. (Filipenses 4.13). Assim como no passado o Senhor fortalece e abençoa seus servos fiéis. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

domingo, 24 de março de 2019

FAZER O BEM


É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome. Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel. Quem cultiva a sua terra tem comida com fartura, mas quem gasta o tempo com coisas sem importância não tem juízo. Os perversos querem viver daquilo que os maus conseguem, mas os bons continuam firmes fazendo o bem”. (Provérbios 12.9-12).
O texto em questão lembra que o serviço é uma coisa boa e necessária para a pessoa se sentir bem. As pessoas com o coração voltado para agir em seu benefício, fazem bem a si mesmas e aos outros. O melhoramento é uma das suas características e muitas vezes pessoas necessitadas são foco do seu coração.
Já cultivar a terra, como diz o texto, faz com que a pessoa seja abençoada por trabalhar naquilo que o Senhor deixou para administrarmos e para extrairmos o nosso sustento. A terra está à nossa disposição para ser cultivada e em seguida ela nos dá o que necessitamos.
Fazer o bem é uma prerrogativa que o Senhor espera de todos que dizem amar a Ele. Jesus disse que o segundo grande mandamento é amar ao nosso próximo como amamos a nós mesmos e o primeiro é amar a Deus sobre todas as coisas. Que possamos mostrar nosso amor ao Senhor amando como Jesus ensinou e amou.
Léo Lima

sábado, 23 de março de 2019

VALORIZANDO


Corrija uma pessoa, e no futuro ela apreciará isso mais do que se você a tivesse elogiado. Quem acha que não é pecado roubar do seu pai ou da sua mãe é pior do que um ladrão comum. O egoísta sempre causa problemas. Quem confia no Senhor terá sucesso. Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios terá segurança”. (Provérbios 28.23-26).
Egoísmo é uma atitude que causa problemas às pessoas próximas. O apóstolo Paulo faz referência sobre o que acontece a estes indivíduos. ‘Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau’. (Romanos 2.8).
Mesmo egoístas e desejando o melhor somente para nós, podemos buscar em Deus a segurança que nos ajudará a seguir amando e repartindo amor. O apóstolo João escreveu que se buscarmos o Senhor a coragem para compartilhar mais de nós mesmos será real. ‘Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve’. (I João 5.14).
Portanto, se buscarmos o Senhor consideraremos os outros com valor superior a nós mesmos. Paulo mostra que é possível que a generosidade faça parte de nossas atitudes. ‘Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros’. (Filipenses 2.3-4).
Léo Lima

sexta-feira, 22 de março de 2019

AMOR EM AÇÃO


O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos. O Senhor preserva os peregrinos; ampara o órfão e a viúva; mas transtorna o caminho dos ímpios”(Salmos 146.8,9).
Todas as vezes que vemos pessoas mais necessitadas do que nós, por um pequeno momento sentimos compaixão e nos preocupamos e até fazemos uma caridade passageira. É que temos, por natureza, um espírito egoísta. Os nossos problemas afligem-nos de tal forma que estamos quase sempre dentro deles, vivendo-os ou mesmo sofrendo-os. Somente o que nos preocupa é que tem valor real.
 Precisamos estar atentos às palavras de Jesus e nos lembrarmos de quando Ele nos disse que os Dez Mandamentos se restringiam a dois e que devemos: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos’.  Devemos fazer algo. Portanto, se nos olharmos interiormente veremos que estamos muito longe de vivermos esta realidade que Jesus para nós.
O salmista, ao mostrar a fraqueza do homem prova, acima de tudo, a fidelidade de Deus. Deus, o nosso Pai amoroso que: ‘abre os olhos aos cegos; levanta os abatidos; ama os justos. ampara o órfão e a viúva’ e promete que vai fazer em cada situação das nossas vidas o que necessitarmos e ele abre nossos olhos, se necessário for, os físicos, mas especialmente o espiritual.
No tempo do salmista haviam três classes de pessoas que quase não tinham direitos civis quando lhes faltava a família: os peregrinos, os órfãos e as viúvas que somente a compaixão e o amor insondável de Deus é que se fizeram presentes nas vidas destes menos privilegiados. Deus deseja que nos irmanemos na doação de amor a estas pessoas pouco privilegiadas. Ele espera que façamos a nossa parte: Amando o nosso próximo! 
Léo Lima

quinta-feira, 21 de março de 2019

GUARDA ESPECIAL


O céu é o meu trono, e a terra é o estrado onde descanso os meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? Como conseguiriam construir um lugar onde eu pudesse morar? Eu mesmo fiz o céu e a terra, e todas as coisas são minhas. Mas eu cuido dos pobres e dos arrependidos, dos que me temem e obedecem às minhas leis”. (Isaías 66.1-2).
A casa de Deus é o lugar onde encontramos Deus. É o lugar onde podemos ter comunhão com o Senhor. Deus faz sua casa no coração de cada pessoa que aceita Jesus como seu salvador. Assim podemos ter comunhão com Ele em todo tempo. ‘Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos’. (Hebreus 3.6).
O Senhor todo-poderoso, criador dos céus e da terra fala que por nós mesmos não somos capazes de construir qualquer lugar onde Ele poderia morar. Entretanto, Ele diz que cuida, olha, vela por todos os que tiverem humildade de coração. Aquele que reconhece sua indignidade; é cônscio de sua fraqueza e é uma simples criatura, diante do Criador.
Ele também cuida do contrito de espírito; daquele que sente o peso dos seus pecados; o que tem convicção de culpa aquele que clama ao Senhor por perdão. Ele olha ao que treme da Palavra porque sabe que o Senhor ‘vela pela sua Palavra’ para cumpri-la. Visto que a Palavra é vida para os que temem e morte para os que a rejeitam. Os olhos do Senhor estão fitos em você para guardá-lo!
Léo Lima

quarta-feira, 20 de março de 2019

BUSCA PELO SENHOR


Ó Deus, quem me levará para dentro da cidade protegida por muralhas? Quem me guiará até Edom? Será que, de fato, nos rejeitaste? Será que não vais marchar com os nossos exércitos? Ajuda-nos a combater o inimigo, pois o auxílio de seres humanos não vale nada. Com Deus do nosso lado, venceremos; ele derrotará os nossos inimigos”. (Salmo 60.9-12).
Davi inicia este salmo dizendo para o Senhor: ‘Ó Deus, tu nos rejeitaste e nos derrotaste. Estavas irado conosco, mas agora volta para nós! Fizeste a terra tremer e se abrir; agora fecha as suas brechas, pois ela está se desfazendo’. (vv.1,2). O poeta constata que sua luta foi difícil enquanto ele faz a sua vontade, mas após tanto sofrimento busca ao Senhor e pede por socorro.
Tantas vezes nossa pressa em fazer o que achamos certo faz com que nossas atitudes não agradem ao Senhor. A pressa nos leva a fazer coisas não imaginadas e quando percebemos estamos perdendo a guerra. Jesus disse que é preciso orar e vigiar. Estar atento aos acontecimentos e buscando conhecer o que Deus vai fazer. Deus faz, mas é preciso que nos levantemos e saiamos para a ação orientada por Deus. Somente assim podemos exclamar como Davi: ‘Com Deus do nosso lado, venceremos; ele derrotará os nossos inimigos’.
Este é um dia em que devemos agradecer e buscar entender os propósitos de Deus para a nossa vida. Deus está atento ao clamor do nosso coração e nós precisamos estar atentos ao plano que Deus tem para cada um.
Léo Lima

terça-feira, 19 de março de 2019

AMOR ETERNO


Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor”. (João 15.9).
É uma declaração de amor que Jesus faz neste texto. O amor de Deus, o Pai, para com seu Filho, imaginamos deve ser inigualável, e Jesus fala que seu amor por nós se iguala ao amor do Pai por Ele. O amor de Deus para com os homens existe desde muito antes da criação, quando o ser humano tinha um relacionamento amigável com Deus, muito antes da desobediência. Mesmo quando o homem pecou, Deus, por amor, prometeu que um dia mandaria aquele que seria o reconciliador do homem consigo.
Deus escolheu um povo que Ele denominou de Israel. Este povo teve muitos privilégios. O Senhor realizou muitos milagres diante deles, quando da saída deste povo do Egito. Eles viram que a ação de Deus e o seu amor estava marcado a cada passo que davam. É possível ver que as benignidades do Senhor duram para sempre. O amor de Deus nos alcançou. E as palavras proferidas por Jesus: ‘Como o Pai me amou, assim também eu vos amei’, demonstram de forma total, que elas são palavras vivas que comunicam seu amor para com os seus.
Ele ainda oferece hoje este mesmo amor para todos os que O receberem e reconhecerem que Jesus pode perdoar pecados e salvar da morte eterna quem assim o fizer. Este inigualável amor é oferecido, sem reservas, para mim e para você. Eu já tomei posse deste amor na minha vida. Permita que o amor de Deus seja seu agora mesmo!
Léo Lima

segunda-feira, 18 de março de 2019

AMOR PARA A ETERNIDADE


Desejo compartilhar mais uma das minhas poesias publicadas no livro 'Vê'. Esta foi escrita com muita oração. É resultante de um olhar bem dentro e ver que o que falta é somente amor. Que Deus dê a cada um de nós o amor que nos falta para podermos compartilhar de um amor Verdade. O Teu AMOR SENHOR!
O apóstolo Paulo recomendou que: “E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas”. (Colossenses 3.14).
 AMOR SOMENTE

Senhor dá-me amor!
Com seu fulgor cheio de dulçor
Em meio ao amargor e tanto dissabor
Dá-me amor!
É amor somente.
Meu ser contente quer, docemente, constantemente,
De amor se encher.
Vem preencher, conceder, permanecer, sem retroceder,
Desde o amanhecer ao anoitecer
Dá-me amor!
Amor com abastança nunca a vingança.
Amor com fartura nunca a perjura.
Amor para compartilhar nunca furtar.
Amor para construir nunca destruir.
Amor para repartir nunca só pedir.
Dá-me amor somente.
Amor Verdade, que não mente.
Amor para a eternidade!
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...