sexta-feira, 31 de maio de 2024

NÃO VIVO EU!

“Se não faço o que o meu Pai manda, não creiam em mim. Mas, se eu faço, e vocês não creem em mim, então creiam pelo menos nas coisas que faço. E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai. A essa altura tentaram novamente prendê-lo, mas Jesus escapou das mãos deles”. (João 10.37-39).

As palavras de Jesus eram direcionadas àqueles que tinham dúvidas sobre se Ele era o Filho de Deus. ‘E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai’. Jesus afirmava ser o Filho de Deus, e sua morte e ressurreição mostrou que Ele dizia a verdade. Lembrando o apóstolo Paulo dizendo: ‘Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim’. (Gálatas 2.20). Já podemos fazer esta mesma afirmação que Paulo fez? Que este seja um objetivo nas nossas vidas.

Léo Lima

quinta-feira, 30 de maio de 2024

COMPARTILHANDO AS BOAS NOVAS!

“Então Jesus afirmou: – Na Lei de vocês está escrito que Deus disse: ‘Vocês são deuses’. Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade, e sabemos que, de fato, Deus chamou de deuses aqueles que receberam a sua mensagem. Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele”? (João 10.34-36).

Jesus sempre lembrava as Escrituras que seus seguidores/ perseguidores tanto repetiam. As Escrituras Sagradas, vocês acreditam ser a verdade. Vocês são especiais se receberam a mensagem divina. Disse mais: ‘Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele’. Como estamos compartilhando a mensagem de boas novas sobre a salvação? Façamos a nossa parte. Que o Senhor abençoe a sua vida!

Léo Lima

quarta-feira, 29 de maio de 2024

O QUE PENSAMOS?

“Então eles tornaram a pegar pedras para matar Jesus. E ele disse: – Eu fiz diante de vocês muitas coisas boas que o Pai me mandou fazer. Por causa de qual delas vocês querem me matar? Eles responderam: – Não é por causa de nenhuma coisa boa que queremos matá-lo, mas porque, ao dizer isso, você está blasfemando contra Deus. Pois você, que é apenas um ser humano, está se fazendo de Deus”. (João 10.31-33).

A partir do momento que Jesus fazia referência sobre ser o Filho de Deus, logo algumas das pessoas que O seguiam ficavam revoltados contra Ele. O texto mostra que aqueles que estavam ali ameaçavam de apedrejar o Senhor. Achavam que Jesus blasfemava quando dizia: ‘Eu e o Pai somos um’. A alegação deles é que Jesus estava se fazendo passar por Deus. Nós, que temos tantos testemunhos daquelas pessoas que admiravam ao Senhor, dentre elas João, o que pensamos diante destes acontecimentos? Que o Senhor seja louvado!

Léo Lima

terça-feira, 28 de maio de 2024

PODER SOBERANO!

As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um”. (João 10.27-30).

Eu e o Pai somos um. Nesta frase Jesus demonstra todo o envolvimento de amor que envolve Pai e Filho. Jesus mostra com suas palavras o seu conhecimento das ovelhas que o seguem. Mostra, também, que elas terão a vida eterna e afirma que elas nunca morrerão. ‘Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele’. Não poderia deixar de repetir este trecho destas palavras do Senhor Jesus. eis que novamente Ele faz referência sobre o poder que o Pai deu a Ele. Desta forma, reafirma o poder soberano de Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 27 de maio de 2024

PODER DIVINO!

Era inverno, e em Jerusalém estavam comemorando a Festa da Dedicação. Jesus estava andando pelo pátio do Templo, perto da entrada chamada ‘Alpendre de Salomão’. Então o povo se ajuntou em volta dele e perguntou: – Até quando você vai nos deixar na dúvida? Diga com franqueza: você é ou não é o Messias? Jesus respondeu: – Eu já disse, mas vocês não acreditaram. As obras que eu faço pelo poder do nome do meu Pai falam a favor de mim, mas vocês não creem porque não são minhas ovelhas. (João 10.22-26).

Aqui, Jesus estava no templo em Jerusalém, era a comemoração da Festa da Dedicação. Logo que o viram se aproximaram dele muitas pessoas e surgiu a pergunta: ‘Até quando você vai nos deixar na dúvida? você é ou não é o Messias?’ e Jesus disse: ‘Eu já disse, mas vocês não acreditaram. As obras que eu faço pelo poder do nome do meu Pai falam a favor de mim, mas vocês não creem porque não são minhas ovelhas’. Aqui está o segredo de Jesus: ‘As obras que eu faço pelo poder do nome do meu Pai falam a favor de mim’. Tudo que Jesus realizava, Ele mostrava que o poder era de Deus. Muitas pessoas se enganam ao pensar que nós podemos determinar algo ao Senhor, é Ele o Todo Poderoso, e é Ele que propicia tudo de necessário àquele que O busca. Só o Senhor é Deus! Louvado seja o Nome do Senhor!

Léo Lima

domingo, 26 de maio de 2024

DIREITO DE DAR E RECEBER!

“– O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer. Quando ouviu isso, o povo se dividiu outra vez. Muitos diziam: – Ele está dominado por um demônio! Está louco! Por que é que vocês escutam o que ele diz? Outros afirmavam: – Quem está dominado por um demônio não fala assim! Será que um demônio pode dar vista aos cegos? (João 10.17-21).

Nas palavras de Jesus nesta porção do texto, Ele está dizendo tudo referente à sua vinda morte e ressurreição. Mostrava toda a sua consciência sobre o que estava por vir. Desde o plano de Deus e a sua obediência, mesmo conhecendo tudo o que estava por vir, Ele ainda mostrava seu imenso amor pelo Pai! Desta feita, novamente as dúvidas reapareceram em seus ouvintes. Os questionamentos eram vários. E nós, como encaramos estas palavras de Jesus sobre a sua própria própria vida: ‘Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer’. Dá-la, morte; recebe-la, ressurreição. Aleluia! Glória a Deus!

Léo Lima

sábado, 25 de maio de 2024

UM SÓ REBANHO!

“- Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor”. (João 10.14-16).

Jesus está finalizando o assunto sobre o pastor e suas ovelhas, e disse: ‘Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem’. Por esta porção da Palavra de Jesus, podemos concluir que Ele já sabia quais seriam as suas ovelhas: ‘Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor’. Temos muitos motivos para louvar ao Senhor! Um só rebanho será quando da volta do Senhor e todos os salvos unidos irão glorificar o Senhor nos céus!

Léo Lima

sexta-feira, 24 de maio de 2024

AMOR DIVINO!

– Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas”. (João 10.11-13).

Falando, ainda sobre o amor do pastor para com as ovelhas, todo cuidado que mostra ter pela vida de cada pessoa que aceitou o Bom Pastor como Senhor e Salvador. Entretanto, não ficou dizendo somente sobre as ovelhas que já o seguiam, mas também sobre o empregado que trabalha somente para o seu sustento, ele se preocupa com o dinheiro somente. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 23 de maio de 2024

VIDA COMPLETA!

Então Jesus continuou: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”. (João 10.7-10).

O Senhor Jesus continua a falar: ‘Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida’. Estas palavras são um lembrete que somente através de Jesus podemos ser salvos. Ele continua a mostrar a diferença entre o Senhor e o inimigo: ‘O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa’. Eu dou a vida e vida completa. Como estas palavras falam ao nosso coração. É isso que nos motiva a seguirmos as suas pegadas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 22 de maio de 2024

SEGUINDO O PASTOR!

Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos. Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer.(João 10.4-6).

Seguir ao Pastor, é o que proporciona segurança e conforto em todas as situações. Ao reconhecer a voz do Mestre, elas seguem otimistas para as realizações pertinentes ao Reino de Deus. Quando se está firme no propósito de seguir o Pastor, as ovelhas vão fugir das artimanhas do inimigo. Conhecer a voz de Jesus é alegria e descanso. Como o salmista disse: ‘O Senhor é o meu pastor e nada me faltará’. É com esta certeza que procuramos seguir as pegadas do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 21 de maio de 2024

LIBERDADE PLENA!

Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral”. (João 10.1-3).

Com as palavras acima, Jesus faz referência ao grande amor que Ele, O Bom Pastor, tem por todas as pessoas que fazem parte do seu rebanho. Ainda menciona o cuidado que Ele tem para proteger estas mesmas ovelhas do ladrão que procura roubar e destruir a união delas. Ainda com referência ao pastor e as ovelhas: ‘As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral’. A liberdade oferecida pelo Pastor, é algo que somente quem usufrui, pode avaliar. Louvado seja o nosso Pastor, e Senhor Jesus Cristo!

Léo Lima

segunda-feira, 20 de maio de 2024

CEGOS DE NASCENÇA!

Então Jesus afirmou: – Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que veem. Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e perguntaram: – Será que isso quer dizer que nós também somos cegos? – Se vocês fossem cegos, não teriam culpa! – respondeu Jesus. – Mas, como dizem que podem ver, então continuam tendo culpa”. (João 9.39-41).

Jesus sempre falava de forma a provocar cada um a pensar em como estavam vivendo. Nesta parte desta fala Ele, de certa forma, parecia que estava provocando seus ouvintes. Mas sabemos que era para que cada um olhasse dentro de si mesmo para poder avaliar seus pensamentos e modo de agir. Quem mais seria cego se tivesse os olhos funcionando de forma normal? Estava implícito que a cegueira deles era espiritual. Como estamos vendo o reino de Deus em nós? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 19 de maio de 2024

EU CREIO, SENHOR!

Jesus ficou sabendo que tinham expulsado o homem da sinagoga. Foi procurá-lo e, quando o encontrou, perguntou: – Você crê no Filho do Homem? Ele respondeu: – Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele? Jesus disse: – Você já o viu! É ele que está falando com você! – Eu creio, Senhor! – disse o homem. E se ajoelhou diante dele”. (João 9.35-38).

Este é um momento especial. Após a notícia de que o homem curado fora expulso da sinagoga, Jesus foi procurá-lo. O diálogo a seguir mostra Jesus preocupado em se revelar a ele. Não podemos esquecer o diálogo: ‘: – Você crê no Filho do Homem? Ele respondeu: – Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele? Jesus disse: – Você já o viu! É ele que está falando com você! – Eu creio, Senhor!’. Após tudo isso aquele homem reverenciou a Jesus como Senhor de joelhos no chão. Será que já tivemos uma atitude assim na nossa vida? Nos lembra Tomé quando viu as mãos do Senhor ressurreto: ‘Senhor meu e Deus meu’.

Léo Lima

sábado, 18 de maio de 2024

DEFESA DA FÉ!

Sabemos que Deus falou com Moisés; mas este homem, nós nem mesmo sabemos de onde ele é. Ele respondeu: – Que coisa esquisita! Vocês não sabem de onde ele é, mas ele me curou. Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade. Desde que o mundo existe, nunca se ouviu dizer que alguém tivesse curado um cego de nascença. Se esse homem não fosse enviado por Deus, não teria podido fazer nada. Eles disseram: – Você nasceu cheio de pecado e é você que quer nos ensinar? E o expulsaram da sinagoga”. (João 9.29-34).

Quanto ódio estes líderes tinham em seus corações contra Jesus. e ainda em seu argumento aquele cego procura mostrar que Jesus só poderia fazer o que Ele fazia se Deus estivesse com Ele. ‘Se esse homem não fosse enviado por Deus, não teria podido fazer nada’. Assim ante a sua convicção de Jesus ter poder vindo de Deus, aqueles líderes se enfureceram e o expulsaram da sinagoga. Em nossa vida com Deus podemos nos recordar de um momento em que nós defendemos nossa fé? Como nós reagiríamos em uma experiência como esta?

 Léo Lima

sexta-feira, 17 de maio de 2024

PERSEGUIÇÃO!

“– O que foi que ele fez a você? Como curou você da cegueira? – tornaram a perguntar. O homem respondeu: – Eu já disse, e vocês não acreditaram. Por que querem ouvir isso outra vez? Por acaso vocês também querem ser seguidores dele? Então eles o xingaram e disseram: – Você é que é seguidor dele! Nós somos seguidores de Moisés”. (João 9.26-28).

Se olharmos com atenção toda esta conversa de questionamento, como será que reagiríamos se algo semelhante nos acontecesse? E eis que aquele homem que recebera de Jesus um acontecimento inigualável, respondeu àqueles judeus: ‘Eu já disse, e vocês não acreditaram. Por que querem ouvir isso outra vez? Por acaso vocês também querem ser seguidores dele?’ A reação deles foi grotesca e reagiu mais uma vez com agressão. Mas para eles ainda não estava bom. A perseguição a Jesus alcança, neste momento, os que mostram gostar de Jesus. Isso acontece ainda hoje?

Léo Lima

quinta-feira, 16 de maio de 2024

SÓ SEI QUE AGORA VEJO!

Os pais disseram isso porque estavam com medo, pois os líderes judeus tinham combinado expulsar da sinagoga quem afirmasse que Jesus era o Messias. Foi por isso que os pais disseram: - Ele é maior de idade; perguntem a ele. Então os líderes judeus chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram: – Jure por Deus que você vai dizer a verdade. Nós sabemos que esse homem é pecador. Ele respondeu: – Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!” (João 9.22-25).

-Não sei de nada, só sei que eu era cego e agora vejo! Depois de uma longa jornada o homem que recebeu o milagre de Jesus já estava cansado de tantos questionamentos e finalmente ele resumiu em poucas palavras o que havia acontecido com ele. O resumo do milagre que ele havia recebido de Jesus é emocionante. Será que podemos afirmar que éramos cegos e que agora vemos, a partir do momento em que aceitamos a salvação oferecida por Jesus? Se nós um dia acreditamos, pela fé em Jesus, podemos afirmar que agora vemos de forma diferente. Nosso olhar espiritual foi aberto. Louvado seja o Senhor!  

Léo Lima

quarta-feira, 15 de maio de 2024

DESCONFIANÇA!

Os líderes judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e que agora podia ver. Por isso chamaram os pais dele e perguntaram: – Esse homem é filho de vocês? Vocês dizem que ele nasceu cego. E como é que agora ele está vendo? Os pais responderam: – Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego. Mas não sabemos como é que ele agora pode ver e não sabemos também quem foi que o curou. Ele é maior de idade; perguntem, e ele mesmo poderá explicar. (João 9.18-21).

Em continuação à verificação do milagre do cego, os líderes chamaram os pais dele para questioná-lo: ‘Esse homem é filho de vocês? Vocês dizem que ele nasceu cego. E como é que agora ele está vendo?’ Eles então disseram que ignoravam o que havia acontecido com o filho, pois ele era cego e agora vê. Disse ainda que era preciso confirmar com o próprio filho. Até onde vai uma perseguição movida pela incredulidade? Eles procuravam algo para condenar Jesus. Até mesmo se fosse um milagre o ocorrido. Se alguém desconfia de qualquer coisa em nós, logo ficamos irritados. Dá para imaginar as emoções de Jesus?

Léo Lima

terça-feira, 14 de maio de 2024

INVESTIGAÇÃO!

Alguns fariseus disseram: – O homem que fez isso não é de Deus porque não respeita a lei do sábado. E outros perguntaram: – Como pode um pecador fazer milagres tão grandes? E por causa disso houve divisão entre eles. Então os fariseus tornaram a perguntar ao homem: – Você diz que ele curou você da cegueira. E o que é que você diz dele? – Ele é um profeta! – respondeu o homem”. (João 9.16-17).

Quando a gente lê sobre a perseguição que Jesus sofreu, surge em nós uma sensação de tristeza por Ele não ter sido reconhecido pelos líderes dos judeus. Em cada situação que Jesus operava um milagre nascia uma investigação por parte dos líderes fariseus. Uma infinidade de perguntas eram feitas e nunca aceitavam as respostas recebidas. Somente o amor que move o Jesus pode mostrar que a vontade do Pai seria realizada. Vale a pena nós refletirmos sobre a forma que agimos nas mais diversas situações que vivemos.  

Léo Lima

segunda-feira, 13 de maio de 2024

PERSEGUIÇÃO!

“ – Onde está esse homem? – perguntaram. – Não sei! – respondeu ele. Então levaram aos fariseus o homem que havia sido cego. O dia em que Jesus havia feito lama e curado o homem da cegueira era um sábado. Aí os fariseus também perguntaram como ele tinha sido curado. – Ele pôs lama nos meus olhos, eu lavei o rosto e agora estou vendo – respondeu o homem”. (João 9.12-15).

Mais uma vez outra pessoa era encaminhada aos fariseus que já estavam inflamados contra as realizações de Jesus, e novamente foi interrogado. Repetiu com detalhes o que havia ocorrido. A alegria de uma pessoa que recebe um milagre, é difícil descrever. Uma nova vida surge para a pessoa que vivencia algo sublime. Você já viveu, ou mesmo presenciou um ato milagroso? Vale nós refletirmos sobre estas grandes coisas e a perseguição do inimigo para com o Senhor!

Léo Lima

domingo, 12 de maio de 2024

SOU EU MESMO!

Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: – Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola? – É! – diziam alguns. – Não, não é. Mas é parecido com ele! – afirmavam outros. Porém ele dizia: – Sou eu mesmo. – Como é que agora você pode ver? – perguntaram. Ele respondeu: – O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: ‘Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto’. Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo”. (João 9.8-11).

A notícia desta cura deixou as pessoas alvoroçadas, visto que não compreendiam como poderia o cego de nascença voltar a ver na idade adulta. A curiosidade estava solta. Haviam muitos questionamentos, e a pessoa alcançada por Jesus pelo milagre da sua visão, respondia com alegria o acontecido em suas peculiaridades. Como vemos hoje os milagres que o Senhor realiza? Como explicamos este fato àqueles que nos indagam? Que possamos ver as maravilhas que são possíveis ao que crê!

Léo Lima

sábado, 11 de maio de 2024

O TEMPO URGE!

Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo. Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego e disse: – Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer ‘Aquele que Foi Enviado. O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo’”. (João 9.4-7).

Jesus continuou a dizer do propósito da sua vinda a este mundo. Deste feita recordou da sua missão que iria deixar com seus discípulos: ‘Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar’. E logo Ele agiu preparando a cura daquele cego. Mais uma obra milagrosa realizada por Jesus. Você já vivenciou algum milagre na sua vida? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 10 de maio de 2024

VALORES APRENDIDOS!

Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. Os seus discípulos perguntaram: – Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele? Jesus respondeu: – Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele”. (João 9.1-3).

É cego para a manifestação do poder de Deus na vida dele’! Coisa estranha, se não fossem palavras ditas por Jesus. Se nos perguntássemos se alguma doença pode ser resultado de algum pecado que a pessoa cometeu, logo vamos ver nestas palavras que não é nada disso, mas que em muitos casos os motivos são outros. Vemos que ao lado de uma pessoa muito doente a família sofre e ao mesmo tempo, cresce quanto aos valores que tinham da vida. Neste caso foi para que muitos vissem as maravilhas de Deus sendo operadas na vida do cego. Louvado seja Deus por tantas bênçãos que vivenciamos!

Léo Lima

quinta-feira, 9 de maio de 2024

FELICIDADE!

“– Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão? – perguntaram eles. – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, ‘Eu Sou’! – respondeu Jesus. Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo”. (João 8.57-59).

As pessoas que se interessavam em questionar Jesus, todas as vezes que Ele mencionou ser o Messias, as pessoas se voltavam contra Ele. Neste ponto das interrogações após a resposta do Mestre, eles ameaçaram lançar pedras em Jesus. Entretanto, Ele se ausentou daquele lugar. Já pensou em como você reagiria se vivesse um momento como este relatado? Como Jesus disse: ‘Mais felizes são os que não viram e creram’.

Léo Lima

quarta-feira, 8 de maio de 2024

NÓS O CONHECEMOS?

Ele respondeu: – Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda. Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz”. (João 8.54-56).

Nesta porção da palavra de Jesus a ênfase dele para com seus ouvintes era sobre o conhecer a Deus. Destaca que Ele conhece Deus de verdade. Além de falar do seu conhecimento do Pai, Jesus destaca que acima de tudo O obedece. Como conhecemos a Deus? E a Jesus? qual é a forma de nos relacionarmos com eles? Que possamos nos relacionarmos com o Senhor de tal forma que Ele fique feliz por nossas atitudes. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 7 de maio de 2024

COMO SERIA?

Então eles disseram: – Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: ‘Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca’. Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é?” (João 8.52-53).

A conversa se torna muito agressiva e somente Jesus para retrucar com tanta sabedoria. Humanamente pensando, é muito difícil ouvir tudo que estes líderes disseram a Jesus. como nos comportaríamos se uma pessoa nos falasse com tal agressividade? Quais seriam as palavras que usaríamos para responder a eles? Que possamos buscar no Senhor a sabedoria que nos é necessária tantas vezes.

Léo Lima

segunda-feira, 6 de maio de 2024

CEGOS E SURDOS!

Eles disseram a Jesus: – Por acaso não temos razão quando dizemos que você é samaritano e está dominado por um demônio? Jesus respondeu: – Eu não estou dominado por nenhum demônio. Respeito o meu Pai, mas vocês me desrespeitam. Não procuro conseguir elogios para mim mesmo; mas existe alguém que procura consegui-los para mim, e ele é o Juiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca”. (João 8.48-51).

Na continuação deste episódio em que os líderes judeus continuavam a ofender Jesus, desrespeitando de forma grotesca o Senhor. Vale repetir as palavras de Jesus: ‘Não procuro conseguir elogios para mim mesmo; mas existe alguém que procura consegui-los para mim, e ele é o Juiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca’. Eles estavam cegos e surdos às palavras de Jesus. De nada adiantava o que Jesus lhes falava. Estamos atentos a tudo o que Jesus disse?  

Léo Lima

domingo, 5 de maio de 2024

CORAÇÃO SINCERO!

 Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim. Qual de vocês pode provar que eu tenho algum pecado? Se digo a verdade, por que não creem em mim? A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele”. (João 8.45-47).

Eis aqui mais uma vez Jesus dizendo palavras duras àqueles líderes religiosos que teimavam em dizer coisas que nada tinham a ver com o Senhor Jesus. Jesus desafia-os com indagações que eles não podiam responder. Então fala sobre uma realidade que transparece em muitas pessoas até hoje: ‘A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele’. Eis a conclusão do Mestre. Como estamos nos comportando como pessoas salvas? Que o Senhor abençoe a todos aqueles que O buscam de corações sinceros!

Léo Lima

sábado, 4 de maio de 2024

DECLARAÇÃO DE AMOR!

Jesus disse a eles: – Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou. Por que é que vocês não entendem o que eu digo? É porque não querem ouvir a minha mensagem. Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras”. (João 8.42-44).

Eis que Jesus responde aos seus interlocutores: ‘Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui’. A afirmação seguinte de Jesus foi uma forma de despertá-los da cegueira em que estavam: ‘Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade’. Então, Jesus está lembrando a eles o perigo que estão correndo, visto que, estão vivendo de forma que não agradam a Deus. E, nós, como estamos agindo, bem lá no fundo, no nosso interior, declaramos nosso amor a Deus? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 3 de maio de 2024

COMO ANUNCIAR?

“– O nosso pai é Abraão! – responderam eles. Então Jesus disse: – Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez. Eles responderam: – Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus”! (João 8.39-41).

Nesta conversa longa repetiram que o pau deles era Abraão. Jesus disse: ‘Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez’. A paciência de Jesus foi o bastante para lembrar a eles que Abraão jamais teria tido vontade de matá-lo. A reação de Jesus era de sempre dizer a verdade, mas eles não a aceitavam. Eles sempre retrucavam as palavras de Jesus. desta maneira não havia uma forma de levá-los a crer no Filho Único de Deus, Jesus Cristo. Como estamos levando a verdade que há em Cristo Jesus a pessoas incrédulas?

Léo Lima

quinta-feira, 2 de maio de 2024

LIBERDADE REAL!

Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês”. (João 8.36-38).

A liberdade é o assunto que Jesus inicia nesta porção da Palavra. Está dando o exemplo de que somente Ele pode libertar o pecador. Todavia, eles não aceitam que Jesus seja quem Ele diz ser, e somente desejam a sua morte. A diferença entre eles e Jesus está em que quem ensinou as coisas para eles, da parte de Jesus foi Deus, o Pai, da parte deles seus pais humanos. A liberdade é a melhor situação que alguém possa desejar, em especial, a que Jesus oferece. Como estamos desfrutando da nossa liberdade?

Léo Lima

quarta-feira, 1 de maio de 2024

PARTE DA FAMÍLIA!

Então Jesus disse para os que creram nele: – Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: – Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres? Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família”. (João 8.31-35).

Neste trecho Jesus está dizendo que se de fato você conhecer a verdade é ela que vai libertar a sua vida. Então, eles responderam: ‘Mas nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém’. Então vocês precisam dedicar suas vidas ao Senhor. Que é que vocês têm feito para que fiquem livres? Vocês são escravos do pecado, o escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Que Deus possa abençoar sua vida a cada momento e que você possa testemunhar do amor redentor de Jesus.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...