sábado, 31 de julho de 2021

A PESSOA SÁBIA CONSTRÓI!

Os desejos das pessoas são como o mundo dos mortos: sempre há lugar para mais um. Assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo, o bom nome de uma pessoa também pode ser posto à prova”. (Provérbios 27.20-21).

A Palavra de Deus faz muitos destaques a mulheres que foram fiéis e Provérbios diz: ‘A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos’. (Provérbios 14.1). ‘Eu ainda diria: a pessoa sábia constróiA mulher em evidência é aquela que se preocupa com os seus semelhantes e trabalha na edificação da sua casa e coloca Deus como prioridade.

A mulher tem muitas habilidades, mas uma das evidências é que ela sempre encontra espaço para dar lugar para mais um, ou seja, ela tem coração voltado para as necessidades do próximo.

Jesus valorizou muito as mulheres e vale citar o primeiro encontro depois da ressurreição: ‘Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou: – Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: – Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo. – Maria! – disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico: – “Rabôni!” (Esta palavra quer dizer “Mestre”.)’. (João 20.14-16). Que Deus abençoe a todos.

Léo Lima

sexta-feira, 30 de julho de 2021

A SÁBIA CONSTRÓI!

A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos”. (Provérbios 14.1).

Desde que a mulher foi criada ela tem grandes responsabilidades. Como companheira ela era e é de grande importância. Logo o Senhor disse que ela e seu companheiro seriam ‘uma só carne’. ‘Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne’. (Gênesis 2.24).

Desde então a mulher tem sido responsabilizada para grandes tarefas como educar seu filho e compartilhar da vida do seu companheiro. O texto diz que a mulher sábia ‘constrói o seu lar’ e essa função é resultado de uma série de atitudes que farão com que haja harmonia entre os familiares.

Claro que ela não faz tudo sozinha, mas se agir com sabedoria vai fazer com que suas emoções, seu intelecto, sua vida espiritual e material serão vinculadas ao seu companheiro. Com isso ela consegue ‘construir seu lar’ de forma que a família viva em harmonia. ‘A mulher sábia constrói’.

Léo Lima

quinta-feira, 29 de julho de 2021

BOM ESTÁ!

“Disse-lhe o seu Senhor: Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. (Mateus 25.23).

Deus concedeu-nos talentos para que possamos cultivá-los, aprimorá-los e desempenhá-los da forma mais útil e prática. Assim como nos deu, Ele multiplica as aptidões daquele que se dispõe a realizar a tarefa confiada. Quando trabalhamos nossos talentos e os colocamos em prática, percebemos que não é somente aquele talento que vimos inicialmente, mas que temos outros que jamais imaginávamos possuir um dia. Com a prática e a incansável vontade de termos a aprovação do Pai celeste dos nossos atos e palavras. Se assim fizermos veremos que os nossos talentos se multiplicam rapidamente.

A promessa é: ‘sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor’. Quando a nossa busca no pouco chega ao ápice de muitas vitórias, podemos compreender esta parte do texto, sem nenhum receio da vida futura, sem temor do após a morte, mas convictos de que o céu é uma realidade oferecida por Deus a todo aquele que crer no seu nome. Isso acontece a todo atleta espiritual que luta pela vitória sobre o pecado.

Você acredita que ouvirá do Senhor ‘Bem está bom e fiel servo’? Você é um servo com todos estes méritos? Busque conhecer a vontade de Deus que enviou Seu único Filho para nos resgatar!

Léo Lima

quarta-feira, 28 de julho de 2021

LIDERANÇA EFICAZ!

Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for”. (Josué 1.5-7).

Este texto é a receita para um líder conseguir vitórias. O Senhor falando com Josué que foi designado para continuar a liderança exercida por Moisés. Primeiro a afirmação de que ele não seria derrotado, mas teria a presença e orientação do Senhor da mesma forma que Moisés teve.

Ser forte e corajoso é a receita que todo atleta recebe para ser vitorioso conforme diz o apóstolo Paulo: ‘O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição’. (II Timóteo 2.5). E é justamente o que Deus diz a Josué. Mas a ênfase no cuidado com o viver de cada dia buscando sempre a orientação da Palavra de Deus.

Como deve ser o procedimento do líder para obter vitória? Ele deve estar na presença divina em todas as situações e ao estar diante do Senhor o coração só deseja adorar. O salmista afirmou que é feliz todo aquele que adora a Deus e vive na luz do Senhor. ‘Feliz o povo que te adora com canções e que vive na luz da tua presença!’. (Salmo 89.15).

Léo Lima

terça-feira, 27 de julho de 2021

SÓ O SENHOR É DEUS!

Ó Senhor Deus, salva-me dos maus! Livra-me dos homens violentos. Eles vivem planejando o mal e estão sempre provocando brigas. A língua deles parece a língua das cobras venenosas, e as suas palavras são como o veneno das serpentes. Ó Senhor Deus, protege-me do poder dos maus! Livra-me dos homens violentos, daqueles que procuram fazer com que eu caia na desgraça. Homens orgulhosos armaram uma armadilha e estenderam uma rede no meu caminho; eles puseram armadilhas para me pegar”. (Salmo 140.1-5).

Esta porção da Palavra de Deus reafirma, através de uma oração, um pedido de socorro a Deus. Ela é feita pelo poeta e rei Davi. Ele sentia-se acuado diante de tantas conspirações e artimanhas para destruir o rei. Davi era um homem de luta e defendia os direitos do seu povo.

Quantas vezes na nossa vida nos encontramos cercados por pessoas que vivem distantes de Deus e muitas vezes desejam que falhemos. O principal inimigo das nossas vidas vive nos rondando para nos afastar dos caminhos do Senhor.

Portanto, pedir o livramento ao Senhor é uma necessidade para continuarmos seguindo com o Pai a nos guiar e proteger. Somente o Senhor é Deus e é Ele que nos tira das artimanhas do mal. Que possamos dobrar nossa alma diante do trono e entregarmos nossa vida aos cuidados do Pai.

Léo Lima

segunda-feira, 26 de julho de 2021

ESCOLHA SÁBIA!

O filho que ama a sabedoria é o orgulho do seu pai. Quem anda com prostitutas desperdiça tudo o que tem. Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. Quem bajula os seus amigos está armando uma armadilha para si mesmo. Os maus são apanhados na armadilha dos seus próprios pecados, mas os honestos andam livres e felizes”. (Provérbios 29.3-6).

O texto faz menção a diversas situações entre pais e filhos, entre o governo e sua segurança e finalmente sobre pessoas que armam armadilhas para si mesmas. ‘Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim’. (Salmo 140.5). Nesta situação Davi se reporta sobre as armadilhas preparadas contra ele.

Já neste texto Jesus faz referência sobre as armadilhas que uma pessoa constrói para si mesma quando quer todas as coisas ao mesmo tempo. ‘Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas’. (Mateus 6.24). Devemos ser servos somente do Senhor. A riqueza, ou os bens não podem nos escravizar.

Portanto, se temos a certeza de que o Senhor é fiel para conosco podemos esperar somente nele e nas suas promessas. ‘Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei’. (Hebreus 13.5). Com esta promessa é possível vivermos na certeza de que o Senhor nos livra de nós mesmos e das armadilhas que nossos desejos nos preparam.

Léo Lima


domingo, 25 de julho de 2021

AMBIÇÃO

Eu descobri mais outra coisa neste mundo: nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas; nem sempre são os soldados mais valentes que ganham as batalhas. Notei ainda que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião. Pois ninguém sabe quando a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos”. (Eclesiastes 9.11-12).

Cuidado é a palavra que deve ser considerada neste texto. Corre melhor aquele que sabe para onde vai. Conhecer o percurso é uma necessidade que se deve ter sempre que se sai com algum objetivo definido. Em todas as situações da vida é preciso ter muito cuidado. A Palavra de Deus adverte a cada pessoa para que cuide de si mesmo e daqueles que dependem de si.

Destaco o cuidado em ensinar nossos filhos e dependentes sobre o que o Senhor deixou na Sua palavra. ‘Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos’. (Deuteronômio 4.9). Nesta recomendação o Senhor fala do cuidado em transmitir a sã doutrina aos pequenos e aqueles que não O conhecem.

Jesus ensinou a que seus seguidores tivessem cuidado com a ambição desmedida. Nesta recomendação do Mestre ele mostra que o que somos independe do que temos. ‘E continuou, dizendo a todos: – Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas’. (Lucas 12.15).

Portanto, o cuidado deve ser prioridade na nossa jornada, tanto no ensinar a Palavra do Senhor como em não sermos conhecidos pelo que temos e sim pelo que somos.

Léo Lima

sábado, 24 de julho de 2021

AMOR PERMANENTE!

Eu encontrei uma coisa que é mais amarga do que a morte – um certo tipo de mulher. O amor que ela oferece é uma armadilha ou uma rede para pegar você; os seus braços são correntes para prendê-lo. O homem que agrada a Deus consegue fugir dela, mas o pecador, não. Eu descobri isso pouco a pouco, quando procurava respostas para as minhas perguntas. Procurei outras respostas, mas não encontrei nenhuma. Entre mil homens encontrei um que eu poderia respeitar, mas entre as mulheres não achei nem uma. Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo”. (Eclesiastes 7.26-29).

A desesperança é um estado de espírito que aflige as emoções. O sábio, neste texto, mostra seu desânimo de forma clara. Será que existe alguém que não tenha vivido esta situação? Quando ela nos visita é bom nos lembrarmos da promessa do Senhor que diz: ‘O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele’. (Lamentações 3.22-24).

Portanto, quando nos sentimos com o espírito abatido por situações diversas, é bom recordar que o amor de Deus por todos que O temem dura para sempre. Devemos nos alegrar por todo amor que Deus nos oferece. ‘Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos’. (Salmo 103.17).

Léo Lima

sexta-feira, 23 de julho de 2021

MELHOR AMIGO

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. (João 15.13).

Um bom amigo é como um aliado harmônico, caro, complacente, dileto, dedicado, afeiçoado, colega, companheiro, simpatizante, defensor, protetor, verdadeiro, enfim, é aquela pessoa unida a outra por um estreito laço de amor fraternal.

Todas as qualidades acima mencionadas poderiam se encaixar perfeita e totalmente neste texto em que Jesus faz sua pública declaração de amor: ‘Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos’.

Você algum dia parou e pensou em ter estado com Jesus, e, sentado aos seus pés, contemplando a sua face e ouvindo os mais sábios conselhos e a maior prova de amor e amizade demonstrados por este Mestre aos seus seguidores? Eu já. Como deve ter sido maravilhoso conviver com Jesus como companheiros de jornada e acima de tudo como amigos!

Jesus foi e é aquela pessoa que seus amigos podem afirmar que é um amigo mais chegado que um irmão. Ele foi este precioso amigo que todos almejamos e continua sendo o mesmo para com todos os que O buscam em oração. Portanto, Jesus ainda é o melhor amigo. Ele disse que era preciso pedir tudo a Deus em Seu nome.

Léo Lima

quinta-feira, 22 de julho de 2021

AGUARDANDO

Quando você for jantar com alguém importante, não esqueça quem ele é. Se você é guloso, controle-se. Não tenha pressa de comer a boa comida que ele serve, pois ele pode estar querendo enganar você”. (Provérbios 23.1-3).

A pressa é inimiga da perfeição’. Este ditado popular mostra que as coisas feitas com pressa podem ter um resultado ruim. Isso pode ser visto nas mais diversas coisas que praticamos.

Os provérbios foram escritos e são ditos como forma de ensinar as melhores formas de como se deve agir nas mais diversas situações. Neste caso é possível ver que o bom comportamento é essencial em um relacionamento. Para se ter êxito, neste caso, é necessário o uso da paciência.

São muitas as coisas que a Bíblia diz sobre ela, eis uma delas: ‘Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera’. (Tiago 5.7). O esperar pacientemente é uma atitude que demonstra maturidade. O esperar a volta do Senhor é demonstração de fé.

Léo Lima

quarta-feira, 21 de julho de 2021

SEM INVEJA

Não tenha inveja dos maus, nem procure ter amizade com eles. Eles só pensam em violências e, quando falam, é para ferir alguém. Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma. Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor”. (Provérbios 24.1-4).

Sabedoria e prudência se irmanam. Duas palavras que se colocadas em prática levam o ser humano a viver a vida de forma mais humana e digna. Para a palavra prudência o dicionário faz a seguinte referência: ‘calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil’.

Tiago diz: “E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia”. (Tiago 5.11).

Quem se lembra da história de Jó sabe que ele foi um homem que colocou em prática esta virtude. É claro que ele se defendia, mas sua paciência e temor a Deus o levaram a esperar que a justiça divina seria uma questão de tempo. ‘O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira’. (Jó 42.12).

Léo Lima

terça-feira, 20 de julho de 2021

PERSEVERAR

Quem promete e não dá é como a nuvem e o vento que não trazem chuva. A paciência convence até as autoridades; a perseverança pode vencer qualquer dificuldade”. (Provérbios 25.14-15).

Paciência e perseverança são atitudes que interagem entre si na busca da vitória. A paciência é uma virtude do ser humano aprimorada no seu controle emocional, isto é, quando uma pessoa suporta condições desagradáveis e o incômodo de terceiros sem perder a calma e o foco. Já perseverar é não desistir.  

O apóstolo Paulo diz que: ‘E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança’. (Romanos 5.3-4).

Tiago mostra que o exercício da perseverança produz alegria mesmo quando ela é sofrida. ‘Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes’. (Tiago 1.2-4). Se assim procedermos seremos vitoriosos no Senhor.

Léo Lima

segunda-feira, 19 de julho de 2021

CUIDADO!

A esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não para de cair. O que é que você pode fazer para que ela fique calada? Você já procurou fazer o vento parar ou tentou pegar óleo com a mão”? (Provérbios 27.15-16).

Dificuldades nos relacionamentos todos nós temos ou já tivemos. Conviver com uma pessoa intrigante não é a melhor coisa. Temos muitos desafios na nossa vida e este é um deles: aprendermos a lidar com pessoas assim. O autor do texto mostra como é triste viver com uma pessoa difícil. ‘A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz’. (Provérbios 15.18).

Na Bíblia existem vários textos que alertam para esta situação. ‘O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore’. (Provérbios 17.14). Ele ensina que não se deve deixar que uma briga se alongue. É bom cortar de início.

 ‘Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas’. (II Timóteo 2.23). O conselho de Paulo ao jovem Timóteo é que ele se afaste das discussões que não tem fundamento. Este conselho deve ser usado entre nós. Cada um de nós já viveu situações em que precisamos agir de acordo com estas palavras. O agir com cuidado e respeito é uma atitude sábia.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...