sábado, 31 de agosto de 2019

VIDA DE PAZ


Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo. Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo. Temer o Senhor Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas. Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte. Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis. Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra”. (Provérbios 8.11-16).
Este texto nos oferece uma reflexão sobre como andar de forma pacífica. Desde que se tem compreensão, conhecimento e juízo logo a sabedoria já é presente na vida da pessoa.
Quando o ser humano vive sem orgulho e tem a moderação como companheira, assim como não anda por maus caminhos e não diz palavras falsas essa pessoa teme a Deus que é o princípio da sabedoria.
O apóstolo Paulo diz sobre a modéstia e a sobriedade: ‘Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com joias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!’ (I Timóteo 2.9-10).
Paulo ainda disse: ‘Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele’. (I Coríntios 6.19-20). O sábio disse que ‘Temer o Senhor Deus é odiar o mal’. Se assim fizermos e nos afastarmos de tudo que não agrada ao Senhor teremos uma vida de paz.
Léo Lima

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

PROVA DE AMOR


Mas àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos”. (Romanos 4.5,7).
O apóstolo Paulo usa o grande amigo de Deus, Abraão, como exemplo. Ele procura ilustrar que a justiça de Deus é eficiente e se baseia na fé. A figura do patriarca Abraão, como ser humano e principalmente na fé que era para os judeus o modelo que melhor exemplificaria o relacionamento de amizade com Deus. Abraão sempre foi exemplo porque guardou a fé como lei do Altíssimo, muito antes de haver lei.
Já foi dito: Crer é segurar de uma só vez a perfeição de Deus. Isto nos motiva a buscar, a segurar dentro de nós a única perfeição para que cheguemos à unidade da fé em Deus.
Se começarmos a olhar para dentro de nós mesmos e olharmos a nossa vida até este momento, poderíamos concluir que a justiça de Deus é infinita. A razão é simples: Cristo se fez justiça por nós. Somente após o sacrifício completo na cruz do calvário é que podemos desfrutar das bem-aventuranças. Abraão foi justificado pela fé. Nós somos justificados pela fé no sacrifício que Jesus Cristo consumou.
Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente’. Jesus está oferecendo a salvação como uma singular prova de amor. Deus ama você. Aceite este amor!
Léo Lima

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

GENEROSIDADE


Os planos dos bons trazem felicidade; o que os maus planejam produz ódio. Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres. Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado. O comerciante que armazena mantimento, esperando preço mais alto, é amaldiçoado pelo povo; mas o que põe à venda o que tem é estimado por todos. Quem procura o bem é respeitado, mas quem busca o mal será vítima do mal”. (Provérbios 11.23-27).
O texto nos diz sobre aquele que deseja o bem de outras pessoas e de certa forma contribuem para que isto aconteça. Um destaque é sobre a generosidade que é uma virtude que faz bem àquele que a pratica como à pessoa que é beneficiada.
Ser generoso é uma atitude que faz a pessoa feliz. A meta de cada pessoa é progredir e este texto mostra como alguém pode progredir. A pessoa de coração amável e que se preocupa com seus semelhantes sem que o perceba é abençoada também.
Já o guardar tudo com intenções de se beneficiar, diz o texto que, ‘O comerciante que armazena mantimento, esperando preço mais alto, é amaldiçoado pelo povo; mas o que põe à venda o que tem é estimado por todos’. São através das pequenas atitudes que o ser humano se mostra. Que saibamos escolher como nos comportar diante das necessidades do outro.
Léo Lima

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

DE GRAÇA


Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor”(Salmos 147.1).
Vamos pensar em alguns motivos pelos quais precisamos louvar a Deus constantemente. Em primeiro lugar é porque o louvor é sempre agradável. É agradável a Deus pela restauração do seu povo; pelo conforto que dá aos aflitos; e ainda, ele é agradável a Deus quando O adoramos através da proteção aos fracos e oprimidos que fazemos em o Nome do Senhor!
Devemos louvar a Deus sempre, porque o louvor envolve toda a natureza. Esta natureza maravilhosa que o Senhor dirige e comanda com sabedoria. Especialmente, porque a natureza sobre a qual o Senhor exerce toda a soberania está à nossa disposição. Como é bom louvar a Deus!
O louvor a Deus é necessário porque diz respeito ao próprio povo de Deus. Deus nos chamou à salvação, e nós, com alegria, abraçamos esta graça que é de graça. Recebemos de Deus bênçãos incontáveis. Pela Palavra conhecemos a Deus e precisamos dar louvores a Ele. Sim, nós que fomos alcançados pelo amor irrestrito de Deus, através do seu Filho Jesus Cristo, somos considerados povo eleito.
É bom cantar louvores ao nosso Deus; é agradável e certo louvá-lo’. Você que compartilha o estado da alma que louva a Deus, pode me compreender e sentir a emoção que invade nossos corações por podermos dar graças a Deus e adorá-lo em todo o tempo!
Quero convidá-lo a pensar neste inesgotável amor e refletir na oferta da vida eterna que Deus, graciosamente, faz através de seu Filho, Jesus Cristo, que na cruz nos resgatou. Cante! Louve! Adore ao Senhor!
Léo Lima

terça-feira, 27 de agosto de 2019

REVELAÇÃO


Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”(Salmos 19.1).
Tudo que se vê no universo físico são provas concretas da grandiosidade, soberania e sabedoria de Deus. Em nosso dicionário não existem expressões que possam definir o que sentimos ao contemplar tudo ao nosso redor. Estamos constantemente convivendo com este esplendor, sem, entretanto, percebermos o quanto poderíamos usufruir dele. Mas se nos detivermos para contemplar e ouvir é possível sentir Deus presente.
Ante as turbulentas ocorrências no mundo o ser humano, na sua maioria, está sendo acometido por males como o medo, a ansiedade, o esgotamento físico e mental e tantos outros. É preciso ouvir que o firmamento anuncia as obras de Deus. Aproximar-nos do Senhor e sentir que Sua presença pode nos alegrar e impulsionar a continuarmos nesta jornada que Ele deseja que seja de paz.
Diante da criação podemos ter a sensação do nosso próprio íntimo sendo revelado, e ainda sentir presente a face de Deus a nos contemplar. Os céus revelam a glória de Deus. As Escrituras revelam a Sua palavra e grandeza!
O Filho reflete a Sua graça, Jesus Cristo, que é a plenitude de Deus entre nós. Somente aqueles que têm sua vida modificada pelo amor de Jesus podem sentir a paz abundante e uma vida de glorificação a Deus. Para os que foram tocados pelo amor de Deus refletido na morte de Jesus Cristo o firmamento sempre mostra a obra de Deus e Seu amor revelado.
Léo Lima

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

LOUVE AO SENHOR!


Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu”(Salmos 148.13).
No princípio criou Deus o céu e a terra. Deus disse: ‘Haja luz’. E chamou Deus à luz dia e às trevas, noite. Assim, em seis dias de trabalho, Deus criou todas as coisas e o homem como sua obra prima. E viu Deus que era bom e os abençoou. Deus disse: ‘Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra e todas as árvores frutíferas que contém em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por mantimento’. (Gênesis 1.29,30).
Deus deu ao homem  tudo e ele, ainda assim, desobedeceu ao Senhor. Foi então feito o legado, a separação da comunhão inicial com Deus. Mesmo assim, Deus amou tanto o homem que lhe ofereceu tudo o que de melhor pode haver para no mundo criado. Tudo o que pode haver de melhor é para o uso do homem.
E é ante as maiores e esplendorosas das suas criações que o salmista se prostra e conclama a que, tudo que existe na terra e no céu, louve ao Senhor, glorifique o nome do Senhor. Ele então mostra que somente o Nome do Senhor é excelso e que a majestade de Deus transcende a terra e o céu. ‘Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu’.
Olhe ao seu redor e veja o que Deus fez para o seu deleite. Olhe as coisas maravilhosas que estão disponíveis para o meu e o seu bem-estar. Deus, em seu infinito amor, oferece tudo que é necessário para um viver pleno. LOUVE! Ele ama você. Deus deseja que você desfrute de todas as coisas que estão ao seu dispor. Louvai ao Senhor!
Léo Lima

domingo, 25 de agosto de 2019

SENTIMENTOS


Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes. Sê o nosso protetor todos os dias, sê o nosso Salvador em tempos de dificuldades”. (Isaías 33.2).
Deus não se alegra com nosso sofrimento. Ele tem muita de compaixão. Deus quer nos socorrer e confortar, trazendo libertação do sofrimento. Este foi o motivo que ele enviou Jesus como prova do seu imensurável amor. ‘Cantem, ó céus, e alegre-se, ó terra! Montes gritem de alegria! Pois o Senhor consolou o seu povo; ele teve pena dos que estavam sofrendo’. (Isaías 49.13).
Em seu ministério Jesus agiu de forma que Ele também possuía estes sentimentos como os do Pai. Suas ações mostram isto. ‘E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos’. (Mateus 14.14).
O apóstolo Paulo deixou um conselho que nos ajuda a agirmos com misericórdia. ‘Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo’. (Efésios 4.32).
Léo Lima

sábado, 24 de agosto de 2019

CAMINHO


Diz-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. (João 14.6).
Esta é uma verdade incontestável aos que creem em Cristo. Ele é o caminho. Os discípulos de Jesus tiveram muitos privilégios, especialmente, o de conviver com Cristo, ouvir da sua boca as maravilhosas mensagens que temos hoje através da Palavra de Deus. Eles receberam lições de como agir. Deu-lhes poder, ensinou as coisas referentes ao Pai e à vida espiritual.
Em uma das conversas, Jesus disse da sua saída deste mundo e afirmou que eles sabiam para onde iria e qual seria o caminho. Entretanto, Tomé afirma que eles não sabiam para onde deveriam ir, logo, como conhecer o caminho?
Muitas vezes, ainda hoje agimos da mesma maneira que Tomé, quando deixamos de percorrer o único caminho que leva ao céu. Pegamos um atalho que nada mais é que as dúvidas que existem em nós, e sentimos que tudo está errado. Jesus afirmou, com muita clareza, que Ele é o único caminho e que ninguém chegará ao Pai a não ser através dEle.
Eu sou o caminho. Esta verdade nos impulsiona e nos motiva a uma vida de plena comunhão com Deus, pois ao percorrer o caminho que é Jesus Cristo, iremos suavemente até o céu. Se crermos logo teremos um lindo caminho a percorrer. Caminho da Verdade!

Léo Lima

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

SÓ NA LUZ


Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado”(I João 1.7).
O ato de levantarmos para andar que quase não percebemos, sabemos que precisamos seguir alguns movimentos e tomar algumas decisões. Isto acontece, na maioria das vezes, de forma automática. Precisamos sentir nossos pés no chão, saber o que vamos fazer e ver que direção tomar para realizar o que pretendemos; e se isso ocorrer no escuro, aí sim, os cuidados precisam ser maiores.
Às vezes nós estamos em um lugar bonito e se a decisão a tomar implica em que façamos algo que não está de acordo com nossos princípios, logo sentiremos como se uma densa noite estivesse se aproximando de nós. Mas se estivermos convictos de que o que vamos fazer é o correto diante de Deus, então, o dia parece lindo!
O apóstolo João, afirma em sua carta que, viver na luz, como Deus na luz está, estaremos unidos uns aos outros. É preciso permitir que a luz de Jesus entre na nossa vida para que possamos viver em paz uns com os outros. A luz vem de Deus conforme Tiago: ‘Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão’. (Tiago 1.17).
Jesus oferece esta luz. É somente aceitar e para que isso ocorra, basta crer que Ele é o Senhor, que Jesus é a luz! Então deixe que esta luz penetre em seu ser para sempre.
Léo Lima

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

NINGUÉM SABE


Aprendei, pois a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão”. (Marcos 13.28).
Estamos nos aproximando da primavera. A estação em que as flores se mostram com toda beleza e colorido! Entretanto, ainda é inverno. As folhas estão espalhadas pelo chão e vemos que as árvores vão dando lugar a que novos e tenros os brotos se mostrem. Na primavera o por do sol mostra um colorido todo especial.
Jesus Cristo faz uma linda comparação quanto à sua volta a este mundo. E dentro da sua exortação Ele diz para os crentes estarem atentos aos acontecimentos que precederiam o grande dia do Senhor. Assim como, cada mudança das estações do ano.
É preciso que estejamos atentos e que nos recordemos que o Senhor virá novamente, sem, entretanto ficarmos temerosos de que o dia será este ou aquele, Jesus mesmo disse: ‘Daquele dia e hora, somente o Pai o sabe’. Jesus pode voltar hoje para qualquer um de nós. Por isso não devemos nos preocupar, mas é preciso que nossa vida esteja pronta para nos encontrarmos com o Senhor, e que dia maravilhoso será!
Assim como o verão se mostra jubiloso, festivo, o dia do Senhor será grandioso, e é necessário estarmos vigilantes, orando e acima de tudo dando testemunho da transformação que Cristo pode operar em cada um. ‘Jesus disse ainda: – Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar’. (28,29).
Você já pensou que desde que o homem pecou Deus prometeu o libertador que se cumpriu em Jesus Cristo? Agora Ele mostra o tempo em que se dará a volta do Filho de Deus. Prepare-se. Volte-se para o Pai agora mesmo através de Jesus Cristo. Creia no amor eterno de Deus por você e una-se a Ele agora.
Léo Lima

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

DEPENDÊNCIA


Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”. (Salmo 55.22).
O salmista conclama a que deixemos as nossas dificuldades e problemas nas mãos do Senhor. E o apóstolo Paulo mostra com suas palavras que as preocupações devem ser colocadas diante de Deus em oração. ‘Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus’. (Filipenses 4.6-7).
Já o sábio mostra que além da confiança é preciso que nos lembremos do Senhor em cada passo, decisão ou atitude que tivermos que fazer. ‘Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo’. (Provérbios 3.5-6). Devemos, pois ser dependentes de Deus a cada momento da nossa vida.
Léo Lima

terça-feira, 20 de agosto de 2019

GUIA SEGURO


Ele será o nosso guia até a morte.” (Salmo 48.18).
Nós necessitamos de um guia. Muitas vezes desejamos que nos digam o que devemos fazer. O Senhor nosso Deus está pronto para nos guiar. Ele conhece o caminho e nos levará adiante até que terminemos nossa jornada neste mundo.
Muitas vezes temos certeza de que não é preciso outro para nos aconselhar. É necessário então que nos coloquemos debaixo da direção e orientação divina. Se seguirmos lei do Senhor andaremos no caminho da vida que Jesus nos ensinou.
Conforme o texto o nosso Deus é o nosso guia eterno e estaremos com Ele após terminarmos nossa jornada neste mundo. A promessa da direção divina dá segurança até recebermos a bênção perpétua.
Busquemos as bênçãos divinas agora que possamos desfrutar delas. Enquanto é tempo busquemos a salvação que o Senhor nos oferece e teremos um guia permanente. Que seja Deus o nosso guia.
 Léo Lima

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

DIANTE DO DEGRAU


E vós também, pondo nisto mesmo toda diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e à virtude a ciência”(II Pedro 1.5).
É comum chegarmos totalmente cansados ao topo de uma escada. Subir degraus é de fato cansativo. Exige-se muito daquele que não está com um bom preparo físico. Se buscarmos o melhor em nós faremos tudo que nos é possível para realizá-los. ‘É preciso atingir a meta’! O pensamento está sempre impregnado destas palavras: ideais, metas e alvos.
Porém, quando os nossos alvos são aqueles que chamamos: ‘escala de virtude’, e nos parecem muito difíceis, olhamos e às vezes, paramos. Indagamos se vamos conseguir vencer cada etapa. Ela é muito íngreme, as dificuldades se avolumam como o maior desafio a ser vencido.
Desde que colocamos os nossos pés na primeira etapa, vemos que é preciso que nos apliquemos com toda a diligência e presteza naquilo que fazemos para que seja obtido o êxito final! Isto em todas as etapas da vida. Em cada tarefa a ser executada, é necessário atividade e fé. Ainda se mescla a virtude e esta à ciência, que é aquela maneira de aprimorarmo-nos em tudo que fazemos.
Vamos com confiança vencer todos os obstáculos, que se estiverem presentes. Só Jesus nos dá o lenitivo mesmo que as barreiras nos pareçam intransponíveis. Assim, de degrau em degrau, conheceremos o sabor da vitória. Necessitamos da ajuda de Deus para sermos cuidadosos com nosso viver e com nossos alvos.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...